Desde ajustes simples, porquê somar pilhas ocultas para itens recentes, até exibir somente aplicativos abertos no momento, você tem várias maneiras de mudar a maneira porquê o Dock do Mac se comporta. Portanto, se você está cansado do mesmo velho Dock, mostraremos porquê enfeitá-lo inferior.
Todos os ajustes a seguir vêm integrados ao macOS por padrão, mas você só pode ativá-los usando o Terminal.
Usando o Terminal para personalizar seu dock
Se você gosta muito do Dock do seu Mac, substituí-lo completamente é desnecessário – mormente quando há tantos pequenos ajustes excelentes a somente um comando do Terminal.
Para executar essas alterações, você precisará usar o Terminal, que pode ser encontrado no Serviços de utilidade pública pasta com o seu Formulários. Você também pode iniciá-lo usando o Spotlight pressionando Cmd + Espaço e digitando “Terminal” seguido de pressionar Entrar.
Todos esses comandos foram testados porquê funcionando no macOS Monterey. Eles também devem funcionar em versões mais antigas do macOS, porquê Big Sur, Catalina e Mojave.
1. Mostrar somente aplicativos ativos
Se você preferir que seu Dock seja mais parecido com a barra de tarefas do Windows (e não há problema em usar o Spotlight para iniciar aplicativos), você pode instruí-lo a mostrar somente os aplicativos ativos no momento.
Quando você sai de um aplicativo, o ícone desaparece do seu Dock. Portanto, se você procura um visual minimalista, esse pode ser o ajuste para você. Digite o seguinte no Terminal para habilitar o recurso:
defaults write com.apple.dock static-only -bool TRUE; killall Dock
Para restaurar seu macróbio dock, basta mudar “TRUE” para “FALSE”. Observe que o segmento “killall Dock” do comando é usado para reiniciar o Dock e ativar suas alterações. Se você for usar isso, provavelmente desejará desabilitar Mostrar indicadores para aplicativos abertos debaixo Preferências do Sistema > Barra de Doca e Menu.
2. Ative o modo “Aplicativo único”
Se você não gosta de usar mais de uma única dimensão de trabalho no seu Mac, o modo de aplicativo único pode ser a resposta. Para habilitá-lo, digite o seguinte no Terminal:
defaults write com.apple.dock single-app -bool TRUE; killall Dock
Depois de ativá-lo, clicar em um aplicativo em seu Dock ocultará maquinalmente outros aplicativos abertos. No entanto, o único problema com esse ajuste é que ele dificulta compelir arquivos de uma janela do Finder para outro aplicativo. Para desativá-lo, execute o comando novamente, mas altere o “TRUE” para “FALSE”.
3. Adicione Espaçadores de Emprego
Se tudo parecer um pouco esmagado, é provável somar alguns espaçadores ao seu Dock para espaçar os itens. Isso é bom para manter os aplicativos do sistema, porquê o Finder e o Calendário, separados do outro software.
Para somar um espaçador, basta grudar o seguinte no Terminal:
defaults write com.apple.dock persistent-apps -array-add '{"tile-type"="spacer-tile";}'; killall Dock
Cada vez que você grudar esse comando, um novo espaçador em branco será adicionado, que você pode compelir para a posição desejada. Para remover um espaçador, basta clicar e arrastá-lo para fora do juntura ou clicar com a tecla Control pressionada e escolher Remover do Dock.
4. Indique ícones de aplicativos ocultos
Cá está um ajuste que você provavelmente não desligará depois de habilitá-lo. Por padrão, não há porquê saber se um aplicativo está oculto no macOS, o que às vezes pode ser confuso. Por qualquer motivo, a Apple adicionou a opção de fazer isso, mas esqueceu de somar uma alternância para isso em Preferências do Sistema.
Confira a conquista de tela supra para ver porquê são os ícones do Chrome, Mail e Notes quando esses aplicativos estão ocultos. Para habilitar nascente efeito, cole o seguinte no Terminal:
defaults write com.apple.dock showhidden -bool TRUE; killall Dock
Para desativá-lo, use o mesmo comando, mas altere o “TRUE” para “FALSE”.
5. Altere ou desative o tardança de ocultação automática
Se você gosta de uma dimensão de trabalho limpa com a quantidade máxima de espaço útil devotado aos seus aplicativos, há uma boa chance de você ter ativado a opção de ocultar maquinalmente o dock em Preferências do Sistema > Doca. Uma coisa sobre a qual essa interface não oferece controle é o tardança de ocultação automática.
Felizmente, você pode mudar isso com um comando simples. O comando inferior reverterá a velocidade de ocultação ao normal, pois “1” é o valor padrão. “0” removeria completamente o tardança, enquanto “2” o duplicaria. Experimente para ver o que é melhor colando o seguinte no Terminal e alterando o valor para atender às suas preferências:
defaults write com.apple.dock autohide-time-modifier -float 1; killall Dock
Também é provável usar o touchpad ou a roda de rolagem do mouse para interagir com os itens do Dock. Quando ativado, nascente comando permite que você use um gesto de rolagem para cima para penetrar pilhas ou use o mesmo gesto em aplicativos que já estão em realização para mostrar todas as janelas associadas a esse aplicativo (também espargido porquê Exposé, conforme figura).
Habilite-o colando o seguinte no Terminal; para desabilitar, basta mudar “TRUE” para “FALSE”:
defaults write com.apple.dock scroll-to-open -bool TRUE; killall Dock
7. Ative a animação oculta de “sugar”
Seu Mac vem com um gesto oculto de minimizar e maximizar chamado Chupar que você pode gostar ou não. Basta ativá-lo e ver por si mesmo.
Para habilitar a animação, execute o seguinte comando no Terminal:
defaults write com.apple.dock mineffect suck; killall Dock
Você pode mudar “Suck” para “Genie” ou “Scale” para virar para um dos efeitos padrão.
8. Amplie os ícones do Dock
Se você vai para Preferências do Sistema > Barra de Doca e Menu, você pode usar o Ampliação controle deslizante para aumentar o nível de ampliação dos ícones do Dock. No entanto, a formato atinge o sumo de 128 pixels.
Use nascente comando do Terminal para aumentar o nível de ampliação até 512 pixels. Basta substituir 512 (que gera ícones absurdamente massivos) com o valor numérico que você deseja antes de executá-lo:
defaults write com.apple.dock largesize -int 512; killall Dock
Alguns (mas não todos) desses ajustes podem ser rapidamente ativados usando um aplicativo útil chamado TinkerTool, que coloca muitas das configurações ocultas da Apple ao seu alcance. Use-o para personalizar o dock, a dimensão de trabalho e muitos outros aspectos no macOS.
Tudo o que nascente aplicativo faz é executar os comandos que você está digitando manualmente, somente com um pouco menos de controle e o comando “killall Dock” atribuído ao Reiniciar Doca botão.
10. Redefina seu Dock para o padrão
Fez muitas alterações e não consegue lembrar quais foram? Felizmente, você pode redefinir seu Dock para os padrões com nascente comando simples:
defaults delete com.apple.dock; killall Dock
Torne o Dock do Mac seu
Espero que os ajustes supra tenham ajudado você a somar uma pitada de personalidade ao Mac’s Dock. Não tenha susto de usá-los – você não quebrará zero e é super fácil virar as alterações para as configurações padrão, se desejar.
Dito isso, que tal personalizar o próprio Terminal para torná-lo mais útil a seguir?
Leia a seguir
Sobre o responsável