A mídia social oferece oportunidades de carreira além das fronteiras geográficas. Histórias de pessoas que conseguem ótimos empregos por meio de conexões online são comuns hoje em dia.
Como profissional, você pode aproveitar mais o valor de sua carreira construindo uma ótima imagem de marca profissional nas mídias sociais. Quer saber como? Vamos descobrir.
1. Crie um nome de usuário formal
Depois de decidir sobre a plataforma de mídia social que melhor combina com você, você precisa criar um nome de usuário formal que reflita sua marca. Seu nome de usuário faz parte de sua identidade online. É pelo que você será conhecido, portanto, criar o nome de usuário certo é muito importante, pois define o tom do que seus seguidores e o público devem esperar.
Como profissional, seu nome de usuário deve ser simples, autoexplicativo, conciso e formal. Deve refletir sua carreira. Um bom nome de usuário formal consiste em seu nome e sobrenome. Evite usar apelidos e gírias.
2. Preencha sua biografia completamente
Sua biografia é um resumo que apresenta quem você é para as pessoas em sua conta de mídia social. A maioria dos usuários on-line não preenche sua biografia, muito menos a preenche completamente. Eles deixam as pessoas adivinhando quem são e sobre o que são.
Preencher sua biografia de forma honesta e completa é uma oportunidade para você se apresentar como deseja que as pessoas o tratem e percebam. Também mostra ao seu público o que você faz. Esta é a sua chance de indicar claramente seu trabalho ou carreira.
Ao preencher sua biografia como profissional de carreira, pense nisso como um discurso de elevador de 20 segundos. Vá direto ao ponto. Uma biografia abrangente pode trazer ofertas e oportunidades de emprego.
3. Use uma foto profissional como sua foto de perfil
As primeiras impressões são críticas, e sua foto de perfil causa essa primeira impressão. Imagens falam mais que mil palavras. Deixe sua foto de perfil falar bem por você, mostrando-o sob uma luz muito boa.
A foto profissional escolhida para sua foto de perfil nas mídias sociais deve ser aquela que captura você em seu elemento profissional. O que isso diz sobre seu trabalho ou carreira? O objetivo do seu headshot é reforçar ainda mais sua personalidade, profissionalismo e branding.
4. Escreva e fale em um tom formal
Escrever e falar em tom profissional nas redes sociais mostra que você sabe do que está falando. Pergunte a si mesmo: como eu me comunicaria se estivesse em uma reunião de negócios? Imagine que você está nessa reunião, conversando com pessoas de mentalidade empresarial.
O uso da linguagem formal mostra que você é sério e atrairá outras pessoas sérias para você. Escrever e falar em um tom formal é direto, conciso e respeitoso. Não use taquigrafia informal, abreviações ou contrações ao digitar ou falar. Você apresenta informações factuais com correção gramatical e política.
5. Restrinja suas postagens ao seu trabalho e campo
Uma das vantagens de restringir suas postagens nas mídias sociais ao seu campo é que isso ajuda a dar direção e estrutura ao seu conteúdo. Ele mantém suas postagens profissionais e evita que você poste intencionalmente ou não algo que arruinaria sua carreira.
Concentrar-se em sua linha de trabalho ou carreira também o beneficia com oportunidades de emprego. Os empregadores estarão mais inclinados a contratá-lo quando perceberem que você se concentra em um nicho específico. Muitos empregadores hoje em dia são experientes em mídia social e examinam os perfis e postagens de possíveis funcionários.
6. Tire fotos e vídeos que mostrem você
As fotos e vídeos que você publica nas redes sociais como profissional devem refletir a realidade do seu trabalho, negócio ou carreira. Se você quer ser visto como um especialista corporativo, permita que as pessoas vejam essa imagem em suas postagens. Você precisa postar imagens e vídeos de si mesmo em reuniões, na sala de reuniões, fazendo apresentações, etc.
Por exemplo, se você quiser entrar no Instagram Live, faça isso em sua empresa ou escritório. Embora seja bom criar uma percepção favorável sobre si mesmo, não exagere com o engano. Caso contrário, as pessoas perceberão o engano quando se aproximarem de você e o considerarão uma farsa.
7. Fale sobre seu trabalho em suas postagens
Falar sobre seu trabalho e como ele é feito em suas postagens mostra o quanto você investe em sua carreira, emprego ou negócio. Também cria confiança em clientes em potencial que procuram engajá-lo para seus serviços. Postar sobre seu trabalho nas mídias sociais permite que você mostre suas habilidades. Se você está trabalhando em um projeto empolgante, não hesite em falar sobre isso.
Ao fazer isso, você pode construir relacionamentos significativos, que é um dos impactos positivos das mídias sociais na sociedade. Embora postar sobre seu trabalho melhore a imagem de sua marca como profissional, você não deve compartilhar informações confidenciais de trabalho. Caso contrário, você se exporia ao perigo.
8. Publique dicas úteis em sua linha de trabalho
Postar dicas úteis de acordo com seu trabalho é uma ótima maneira de mostrar sua experiência e criar confiança entre seus seguidores. Seus seguidores se envolverão mais com suas postagens quando você compartilhar informações valiosas. A longo prazo, você construirá uma comunidade de pessoas que o respeitam e confiam em seu julgamento profissional.
Por exemplo, você pode expandir sua carreira publicando informações úteis no LinkedIn e em outras redes sociais. Compartilhar dicas úteis em sua profissão servirá de motivação para pessoas que desejam entrar em seu campo. Eles o verão como um modelo e uma fonte de inspiração.
9. Pule nas tendências em seu campo
As tendências alimentam o engajamento nas mídias sociais. Eles são uma boa maneira de ganhar visibilidade. No entanto, como profissional, você não deve participar de qualquer tendência. Atenha-se aos que se relacionam com o seu campo. Ao participar de tendências, você conquista novos públicos.
Você também parecerá uma pessoa divertida e relacionável, e não apenas mais um profissional rígido. Saltar ativamente nas tendências em seu campo mostra que você é atual e experiente em mídia social. Ele também abre oportunidades de networking com outros profissionais em seu campo.
10. Evite tópicos controversos
As controvérsias podem lhe dar boa visibilidade, mas também podem prejudicar a imagem da sua marca como profissional. Portanto, é de seu interesse evitar tópicos controversos. O público online é diversificado com diferentes visões, especialmente sobre assuntos sensíveis como religião, política, sexualidade, raça, etc.
Você pode dizer algo que indignará as pessoas e afetará a imagem da sua marca. Evitar tópicos controversos não significa que você não deva ter uma opinião sobre os assuntos. Mas antes de entrar nesse assunto controverso, pergunte-se se vale a pena. O que você está a perder?
A mídia social é sobre percepção. Você pode fazer as pessoas acreditarem no que você quiser que elas acreditem. Nesse caso, você está vendendo uma imagem de marca profissional. Você tem que vir pronto em todos os aspectos.
Aproveite a oportunidade de se conectar com seus seguidores e outros profissionais nas mídias sociais. Mas tenha em mente que eles se relacionariam com você com base na imagem de marca que você cria para si mesmo. Então, seja intencional sobre sua aparência, bem como o que você diz e faz.