Esteja você projetando um site, escrevendo um post no blog ou organizando suas fotos, às vezes você se depara com um punhado de fotos que precisam ser processadas em massa – e fazê-las uma a uma pode acabar sendo um grande desperdício de tempo.
Existem muitas ferramentas de redimensionamento de lote por aí, mas muitas delas exigem instalação – e a maioria está limitada a um sistema operacional específico. Em muitos casos, é mais rápido e conveniente usar ferramentas online gratuitas.
Compilamos uma lista das melhores ferramentas online para processamento de imagens em lote e as categorizamos de três maneiras: redimensionamento, otimização e conversão. Marque os que achar úteis e comece a usá-los agora!
Os redimensionadores de imagem podem ser complicados, não apenas por questões de tamanho de arquivo, mas também porque o redimensionamento pode afetar a qualidade e a clareza de imagens ou vídeos. Alguns redimensionadores são melhores que outros, e você encontrará algumas das melhores ferramentas abaixo.
1. Redimensionar fotos em massa
Bulk Resize Photos tem uma das interfaces mais fáceis. Basta arrastar suas imagens para o site – quantas você quiser – e você pode dimensionar de seis maneiras: porcentagem, tamanho do arquivo, lado maior, dimensões, largura, altura ou lado maior.
Tudo é do lado do cliente, por isso é muito rápido e não é necessário fazer upload. Você também pode usar as configurações avançadas para converter imagens em JPG, PNG ou WEBP, além de ajustar a qualidade da imagem, definir a cor de fundo e até adicionar preenchimento para evitar o alongamento.
2. BIRME
BIRME, que significa Batch Image Resizing Made Easy, é outra ferramenta robusta de redimensionamento de imagem. É simples, mas flexível. Basta arrastar suas imagens para a página e definir a nova largura e altura. Dependendo de qual opção de redimensionamento você selecionar, ela será dimensionada ou cortada para se ajustar às suas dimensões.
Ele também pode adicionar algum preenchimento de borda e alterar as configurações de qualidade (para JPEGs). As imagens redimensionadas são baixadas como arquivos únicos ou como um arquivo ZIP.
3. Redimensionamento de imagem on-line
Este é outro redimensionador de imagens online fácil de usar que permite redimensionar seus arquivos BMP, GIF, JPG/JPEG ou PNG. No entanto, você só pode usá-lo para redimensionar a largura de uma imagem.
Ele permite que você faça upload de arquivos com até 20 MB de tamanho. O Online Image Resize é totalmente gratuito e qualquer imagem que você enviar será excluída de seus servidores após 30 minutos.
4. Red Ketchup
RedKetchup é um editor de imagens online simples, mas poderoso, que também permite redimensionar suas fotos de maneira rápida e fácil. Também permite compactar e converter várias fotos de uma só vez, entre muitas outras funções.
Usando seu Configurar lote configurações, você pode redimensionar por porcentagem, dimensões exatas, tamanho do arquivo, largura, altura e lado maior. Você também pode adicionar um plano de fundo, amostra e filtro, além de aprimorar e adicionar profundidade de cor às suas fotos.
5. Redimensionar imagem
PicResize permite redimensionar em lote até 100 imagens de uma só vez. Você também pode usá-lo para converter, cortar, girar ou compactar imagens. É uma ferramenta de redimensionamento em lote que ainda é útil e também faz o trabalho.
Você pode usá-lo sozinho ou em combinação com outras ferramentas de redimensionamento de imagem abordadas aqui. Se você mudar para a versão sem lote do PicResize, também poderá cortar e adicionar efeitos especiais às suas imagens.
Os otimizadores de imagem têm um foco principal: reduzir o tamanho do arquivo de uma imagem o máximo possível, impactando a qualidade dessa imagem o mínimo possível, tudo sem redimensionar ou cortar a imagem.
6. Minúsculo PNG
TinyPNG é sem dúvida uma das melhores ferramentas de otimização de imagem na web. Apesar do nome, ele pode compactar WEBP, PNGs e JPGs. Não há absolutamente nada que você precise fazer além de enviar as imagens (que usa uma linda interface de arrastar e soltar).
Uma vez carregado, o TinyPNG é compactado automaticamente usando um método com perdas que mantém o equilíbrio perfeito entre qualidade e redução do tamanho do arquivo. Os arquivos podem ser baixados individualmente, como um único arquivo ZIP, ou movidos para sua conta do Dropbox.
7. Otimização
O Optimizilla é muito semelhante ao TinyPNG, pois você apenas arrasta e solta GIFs, PNGs e JPGs, e faz a maior parte do trabalho para você. Porém, com isso, você pode controlar a qualidade final das imagens (entre 1% e 100%) por imagem.
A desvantagem é que você só pode processar 20 imagens por vez. Os arquivos podem ser baixados individualmente ou como um único arquivo ZIP.
8. Kraken.io
Kraken é outra ferramenta de arrastar e soltar que é um pouco mais restritiva do que as ferramentas acima, mas tem uma grande vantagem: você pode escolher se deseja compactar usando um método com ou sem perdas. Você pode baixar as imagens resultantes individualmente ou como um único arquivo ZIP.
As restrições: Até 1 MB por imagem e um total de 50 MB por mês. Você pode obter uma assinatura premium para aumentar o limite de tamanho do arquivo para 32 MB, o limite de upload mensal para gigabytes e desbloquear recursos extras, como redimensionamento e sincronização do Dropbox.
Diferentes formatos de imagem têm diferentes prós e contras – confira nossa comparação de JPG, PNG e GIF – e, muitas vezes, faz mais sentido priorizar um formato em detrimento de outros. Essas ferramentas são úteis quando você deseja alternar muitas imagens para um formato específico.
9. Raw.Pics.io
Raw.Pics.io não é apenas uma ferramenta útil, mas também é lindamente projetada. Isso faz você querer para usá-lo, e isso é raro entre as ferramentas online (que tendem a ser jogadas juntas às pressas).
Como uma ferramenta centrada na fotografia, Raw.Pics.io suporta principalmente arquivos de origem RAW nos seguintes formatos: DNG, CR2, NEF, ARW, ORF, PEF, RAF, PDF ou JPG. As imagens podem ser exportadas como JPG, PNG ou WEBP. Apenas imagens de origem JPG podem ser redimensionadas.
10. CloudConvert
CloudConvert é uma ferramenta incrível para algum tipo de conversão de arquivo. Você pode fazer upload de imagens de sua conta na nuvem (Dropbox, Google Drive, OneDrive ou Box), seu computador ou via URL. Ele também suporta uma dúzia de formatos de entrada e saída de imagem.
De graça, você recebe 25 minutos de conversão por dia. Você também obtém cinco conversões simultâneas, tamanho máximo de arquivo de 1 GB e baixa prioridade se houver muitos outros usando o CloudConvert ao mesmo tempo. Para mais liberdade, você pode atualizar para uma assinatura premium a partir de US$ 8 por mês.
Redimensione, otimize e converta facilmente suas fotos em massa
Existem vários outros editores de imagens online que você pode usar para redimensionar, otimizar e converter suas fotos em massa, além das abordadas acima. Ao escolher, confirme se suas fotos são carregadas do lado do cliente.
No caso raro de suas fotos serem carregadas em um servidor centralizado, confirme que elas serão excluídas após alguns minutos. Alguns desses sites permitem que você exclua seus arquivos enviados a qualquer momento.
Observe que, se você estiver usando uma dessas ferramentas como fotógrafo e tiver aspirações de ser profissional ou semiprofissional, recomendamos aprender a usar algo como o Photoshop ou o Lightroom.