Gratuito e fácil de usar, o Canva torna o design fácil e recreativo para amadores e profissionais. Você provavelmente o usa com frequência para suas apresentações, relatórios e fotos de mídia social e ficou surpreso com o quão rico ele é.
No entanto, se você acha que já sabe tudo o que há para saber sobre o Canva, pense novamente. Cá estão 11 de suas ferramentas ocultas que você provavelmente ignorou!
1. Roda de Cores
Provavelmente, uma das partes mais estressantes de gerar um design no Canva é encontrar as cores que combinam com a que você já tem em mente. Simples, você sempre pode testar, mas você realmente quer passar por um milhão de cores para encontrar a combinação perfeita?
Felizmente para você, o Canva vem com uma roda de cores para ajudá-lo a gerar a combinação de cores que você precisa. Basta acessar a roda de cores do Canva e inserir a cor que você gostou inicialmente. Você pode portanto escolher qual combinação de cores gerar: complementar, monocromática, análoga, triádica ou tetrádica.
Depois de ter a combinação de sua escolha, você pode debutar a gerar um gráfico ou unicamente exportar a paleta.
2. Gerador de paleta de cores
Já se deparou com uma foto instagramável online e queria usar seu esquema de cores em um design? O gerador de paleta de cores do Canva permite que você faça exatamente isso. Depois de carregar sua foto no site, ele criará involuntariamente uma paleta para você com base nos tons da imagem.
Há também muitas imagens de mostra disponíveis no Canva, caso você não tenha uma foto inspiradora para enviar. Basta clicar em “Experimente a imagem de mostra” e mostrará uma foto de réplica com sua paleta de cores correspondente.
Se você ainda não encontrou a paleta dos seus sonhos, o Canva vem com quase 4.000 combinações de cores pré-fabricadas.
3. Significados das cores
O recurso de significados de cores do Canva é facilmente uma de suas ferramentas mais subestimadas. Você pode nem sempre ter um uso para isso, mas na verdade é um óptimo recurso quando você deseja aditar qualquer simbolismo ao seu design.
Além de informar o significado por trás de uma cor, ele também possui outras informações úteis, porquê os valores RGB da cor, a conversão CMYK e com quais outros tons ela combina perfeitamente.
4. Guia de tamanhos de design
Com as inúmeras coisas nas quais você pode usar um design do Canva, pode ser difícil escoltar os tamanhos que você precisa que cada um tenha. Há um tamanho específico para uma miniatura de vídeo do YouTube, uma foto de cabeçalho do Twitter, um alfinete de retrato do Pinterest, um banner de loja Etsy e muito mais.
Se você não quiser pesquisá-lo na internet toda vez que precisar saber o tamanho, basta acessar o guia de tamanhos de design do Canva. Ele tem todas as informações de dimensão que você precisa em um só lugar, de tamanhos de mídia social a documentos e tamanhos de papel.
5. Estilos
Se você é alguém que tem dor de cabeça toda vez que precisa encontrar o par de fontes perfeito ou a paleta ideal para o seu design, certamente achará os estilos do Canva um salva-vidas. Nascente recurso está oculto no “Mais” no quadro esquerdo do seu quadro de design.
Você pode encontrar pelo menos 30 conjuntos de fontes e paletas de cores diferentes cá, além de algumas combinações predefinidas de paletas de cores e estilos de natividade para a escolha. Se você quer alguma coisa único para o seu design, veja porquê fazer upload de uma natividade no Canva.
6. Gerador de código QR
Outra instrumento escondida detrás do quadro de design “Mais” é o gerador de código QR. É bastante simples de usar. Basta grudar um URL no campo de texto e ele criará um código QR para você inserir em seu design.
Isso é particularmente útil se você quiser oferecer ao seu público uma maneira fácil de acessar seu site ou obter mais informações sobre o resultado ou serviço que está promovendo em seu design.
7. Integração Pixabay e Pexels
Uma vez que alguém que passa horas criando um design, você provavelmente já está cansado de ir ao Pexels e ao Pixabay para procurar uma foto, baixá-la e enviá-la para o Canva. Nesse caso, você ficará feliz em saber que pode velejar nos dois sites sem precisar trespassar do quadro de design do Canva.
Isso graças às integrações Pexels e Pixabay também escondidas detrás do “Mais“. Agora você está a unicamente alguns cliques rápidos de todas as fotos de que precisa.
8. Relação
Se os códigos QR forem muito intrusivos, há outra maneira de levar seu público do seu design para um URL de sua escolha: por meio de links. Funciona exatamente porquê o hiperlink no Microsoft Word ou no Google Docs.
Basta selecionar o elemento em seu design do Canva (pode ser um texto ou uma imagem) e clicar no ícone do link na tira superior para inserir seu URL. Isso é particularmente útil ao gerar um cartão de visitante no Canva. Em vez de usar o URL completo do seu site, você pode simplesmente gerar um link para ele.
9. Salve no Google Drive e no Dropbox
Você sabia que existem mais maneiras de exportar seus designs além de baixá-los? Na verdade, você pode salvá-los diretamente no seu Google Drive ou Dropbox. Para isso, clique Compartilhar > Maise, em seguida, role para plebeu até o Salvar grupo onde você pode ver várias opções de armazenamento em nuvem.
Você também pode enviar o design para o seu telefone ou compartilhá-lo em suas plataformas de mídia social.
10. Editando PDF
Poucas pessoas sabem que o Canva não é unicamente uma instrumento de design, mas também um editor de PDF. Sim, você pode enviar qualquer PDF para o Canva e editá-lo porquê desvendar melhor. Quão útil! Você pode usar isso depois de gerar um e-book no Canva se quiser modificar o estilo do e-book ou emendar alguns erros de ortografia.
11. Botão de informações
As centenas de modelos do Canva facilitam a geração de um design em vez de debutar do zero. Mas e se você quiser unicamente um elemento específico nesse template e não souber porquê ele se labareda e porquê encontrá-lo no Canva?
É aí que o botão Info frequentemente ignorado entra em ação. Vá para qualquer protótipo, clique no elemento desejado e selecione o Informações ícone na tira superior.
Ele informará o nome do elemento, as palavras-chave associadas a ele e se está disponível na versão gratuita ou pro. Você também pode clicar no botão “Estrela” para salvar o elemento no quadro esquerdo do seu quadro de design para facilitar o chegada.
Ligeiro seus designs para o próximo nível com o Canva
Com muitas ferramentas, o Canva pode ajudá-lo a gerar designs incríveis sem muito esforço. Esses recursos ocultos são mormente valiosos para levá-los ao próximo nível. E o melhor é que todos são gratuitos!