O clima pode ser imprevisível às vezes e isso nem sempre é ideal para fotógrafos. Uma das piores condições climáticas para trabalhar é o vento. De uma câmera tremida e fotos borradas a sérios danos ao seu equipamento, ventos fortes podem atrapalhar uma sessão de fotos, muito porquê sua câmera faceta.
Existem medidas que você pode tomar para neutralizar os efeitos do vento e prometer que ele não arruíne completamente sua filmagem.
1. Use uma velocidade de obturador mais rápida
Usar uma velocidade lenta do obturador em condições de vento é um erro generalidade; isso resultará em fotos com um ligeiro desfoque. Para conquistar a cena corretamente, é melhor usar uma velocidade de obturador mais rápida. Ao fazer isso, você pode conquistar o que estiver fotografando sem o desfoque.
Dependendo do que você está fotografando, talvez você não queira usar uma velocidade do obturador significativamente mais rápida, porque isso provavelmente exigirá um ISO mais cimalha. No entanto, é melhor ter uma foto precisa do que uma desfocada.
2. Fotografe no modo Burst
Se o ponto da sua sessão de fotos estiver balançando ao vento, fotografar no modo de disparo contínuo pode ser uma boa teoria. Quando você está fotografando com vento poderoso, as rajadas são aleatórias e podem ir e vir, portanto não há porquê saber quantas de suas fotos não serão claras. Sua melhor chance é tirar várias fotos e espero que pelo menos uma saia muito.
3. Use um tripé
Ventos extremamente fortes podem dificultar a postura ereta e manter o corpo firme, por isso é fundamental usar um tripé nessas condições. Os benefícios de usar um tripé incluem fotos que não saem porquê uma bagunça borrada. Para prometer que seu tripé também não voe, tome desvelo para colocá-lo em um terreno projecto e nivelado.
4. Ative a estabilização de imagem
A estabilização de imagem é ótima para minimizar as ramificações das vibrações e trepidações da câmera. Você precisará ativar essa formato se o vento estiver particularmente poderoso. Depois de ativar a estabilização de imagem, sua câmera poderá recompensar quaisquer pequenos movimentos enquanto você fotografa.
Essa formato não resolverá magicamente todos os seus problemas, portanto, apoiar-se em alguma coisa firme e segurar sua câmera o mais próximo provável ajudará.
5. Utilize sua bolsa de câmera
Alguns fotógrafos afirmam que isso não ajuda e somente deixa suas fotos mais desfocadas, mas vale a pena tentar. Tudo o que você precisa fazer é configurar seu tripé e pendurar a bolsa da câmera no meio dele. O peso da bolsa da câmera deve manter o tripé aterrado e seguro. Muitos fabricantes de tripés incluem até um gancho para facilitar a suspensão da bolsa.
6. Use o vento a seu obséquio
Em vez de trabalhar contra o vento, por que não usá-lo a seu obséquio? O vento poderoso possibilita a tomada de fotografias que normalmente não são atingíveis em condições calmas. Reconsidere a pose de seus assuntos e faça-os enfrentar o vento. Isso criará uma bela sensação de movimento e gerará o mesmo efeito de um ventilador soprando dentro de um estúdio.
7. Vá para um lugar dissemelhante
Esta é mais uma dica de último recurso, se nenhuma das opções supra funcionar. Encontre um lugar que seja melhor protegido do vento e possa fornecer qualquer tipo de barreira, porquê uma grande pedra ou uma árvore. Qualquer coisa resistente que você possa permanecer detrás pode ajudá-lo a se esconder do vento poderoso e tirar fotos que não estejam completamente desfocadas.
Ou por outra, certifique-se de permanecer longe de locais arenosos ou empoeirados; pode obstruir sua elaboração, sem falar que a areia vai chegar em todos os lugares.
8. Proteja sua câmera do vento
O vento poderoso pode promover danos graves à sua câmera. Você pode ter a sentimento de que a chuva é o pior inimigo do equipamento fotográfico, no entanto, a areia pode ser ainda pior. Saber porquê proteger sua câmera em condições de vento é crucial.
Se puder, tente usar seu corpo para proteger sua câmera do vento enquanto estiver fotografando. Dessa forma, seu corpo ficará entre as rajadas de vento e sua câmera, e esperamos protegê-lo de qualquer poeira, sujeira ou areia.
9. Mantenha sua câmera na bolsa
Embora você possa usar seu corpo para proteger do vento poderoso, é melhor manter sua câmera armazenada em uma bolsa de câmera inextinguível até precisar usá-la. Quando terminar de fotografar, coloque-o rapidamente de volta na bolsa até precisar dele novamente.
10. Evite trocar as lentes enquanto estiver fora
Nunca troque as lentes quando estiver em condições de vento, mormente se houver muita areia. Antes de sua sessão de fotos, escolha a lente que você vai usar e coloque na sua câmera antes de trespassar. A troca de lentes em condições de vento pode permitir que areia, sujeira ou detritos danifiquem seriamente sua câmera.
11. Use um filtro de lente
Uma vez que você protege a lente da sua câmera em condições de vento? Você precisa usar um filtro UV. Um filtro UV será capaz de proteger a lente da sua câmera de ser danificada por areia e sujeira. Esta é uma maneira barata de evitar substituí-la ou consertar qualquer dano ao elemento frontal da sua câmera.
12. Obtenha uma capote de chuva ou um estojo subaquático
Uma das melhores maneiras de proteger sua câmera em ventos fortes é usar um estojo subaquático ou uma capote de chuva. Enquanto o primeiro pode permanecer bastante custoso, a capote de chuva média da câmera é bastante barata. Eles impermeabilizam sua câmera e, quando você impermeabiliza sua câmera, ela fica completamente selada, o que significa que também será protegida contra poeira, areia e sujeira.
Não deixe que os dias ventosos impeçam você de tirar ótimas fotos
Se você já esteve do lado de fora tentando tirar fotos com vento poderoso, sabe que é incrivelmente difícil conquistar uma foto decente. Condições de vento podem fazer parecer que você está em um envolvente impraticável, mas existem maneiras de combater isso; as dicas que listamos cá podem ajudá-lo a realizar uma sessão de fotos bem-sucedida com vento poderoso e manter seu equipamento seguro.
Leia a seguir
Sobre o responsável