A especulação e o hype geralmente andam de mãos dadas, e esses dois companheiros estão atualmente dançando em torno da próxima GPU Arc Alchemist da Intel. Abastecendo o queimação está o vazamento de imagens de engenharia do Arc Alchemist, juntamente com um vídeo vazado mostrando alguém removendo uma versão da placa gráfica procurada e atualmente indisponível de sua caixa.
É tentador, com certeza. A GPU Arc Alchemist da Intel está pronta para se tornar o primeiro concorrente real da Nvidia e da AMD em muito tempo e as pessoas estão desesperadas por mais informações sobre o hardware real. Portanto, com isso em mente, o que os últimos vazamentos do Arc Alchemist nos dizem sobre a próxima GPU da Intel?
1. As GPUs Intel Arc Alchemist têm até 8 módulos de memória
Graças à incrível equipe da VideoCardz, sabemos que as GPUs Arc Alchemist serão lançadas com até oito módulos de memória individuais, o que significa que a placa provavelmente será lançada com configurações de 16 GB e 12 GB. Espera-se que o tipo de VRAM usado seja GDDR6, pois a Nvidia usa para suas GPUs de nível fundamental, intermediário e algumas GPUs RTX da série 30 de ponta, e a AMD usa para todas as suas GPUs da série RX 60.
Para confrontação:
- Nvidia RTX 3050: 8GB GDDR6
- Nvidia RTX 3060: 12 GB GDDR6
- Nvidia RTX 3060 Ti 8GB GDDR6
- Nvidia RTX 3070: 8GB GDDR6
- AMD RX 6500XT: 4GB GDDR6
- AMD RX 6600: 8GB GDDR6
- AMD RX 6600XT: 8GB GDDR6
- AMD RX 6700XT: 12GB GDDR6
Com as placas da Nvidia, as GPUs de nível premium, porquê RTX 3080, RTX 3080 Ti, RTX 3090 e RTX 3090 Ti, usam mais rapidamente a VRAM GDDR6X, que exclusivamente a Nvidia usa atualmente.
Não há porquê saber exatamente o quão muito as GPUs Arc Alchemist da Intel se comportarão até que revisores e testadores coloquem as mãos nelas. Um ou dois vazamentos relacionados ao desempenho do jogo Arc Alchemist apareceram, mas sem uma corroboração mais ampla, são exclusivamente isso – especificações especulativas.
Ainda assim, o hardware deve colocar as GPUs Arc Alchemist da Intel entre elas, o que só pode ser uma coisa boa para os consumidores. Somente nas especificações (e sem saber qual será o barramento de memória do Arc Alchemist), as GPUs Arc Alchemist podem rematar superando as GPUs RTX 3070 da Nvidia e RX 6600 XT da AMD!
2. As GPUs Arc Alchemist da Intel vêm com conectores de alimento de 6 pinos e 8 pinos
A segunda coisa que sabemos das imagens e do vídeo a seguir é que as novas GPUs da Intel exigirão pelo menos um conector de alimento de 6 pinos, com a opção de usar um conector duplo de 8 pinos para vigor extra.
Os requisitos de vigor colocariam a GPU Arc Alchemist no mesmo nível das GPUs high-end da Nvidia e da AMD, muitas das quais exigem centenas de watts de vigor para funcionar. Por exemplo, a Nvidia RTX 3070 requer 220W e a RTX 3080 requer 320W, enquanto a AMD RX 6800 XT requer 250W e a RX 6900 XT requer 300W.
Em suma, se o Arc Alchemist pretende competir com a AMD e a Nvidia, o que é, é seguro proferir que se alinhará de perto com esses requisitos de vigor. Se você ainda não o fez, talvez seja hora de considerar atualizar sua PSU.
3. Intel Arc Alchemist está pronto para ser lançado
Os dados oficiais de lançamento do Arc Alchemist são uma incógnita. No entanto, a GPU Arc Alchemist no vídeo vinculado mostra uma GPU muito pronta para produção, sem sua placa traseira, mas com todas as suas peças no lugar. Agora, não temos teoria de quando a Intel puxará o gatilho, mas afirmou há muito tempo que o primeiro trimestre de 2022 era o momento de lançamento preposto.
Muito, cá estamos a Intel. Basta proferir a vocábulo, estamos esperando pacientemente por você para quebrar o duopólio da AMD e da Nvidia.
A Intel pode enfrentar a Nvidia e a AMD no mercado de GPUs?
A Intel é um dos maiores fabricantes de hardware do mundo e seu progressão no espaço de GPU é muito recebido por todos (muito, talvez exceto AMD e Nvidia). Tornar o mercado de GPUs um espaço mais competitivo, esperançosamente, trará seus dividendos para jogadores de PC e entusiastas de hardware.
Leia a seguir
Sobre o responsável