Você está no meio de um projeto Raspberry Pi quando de repente percebe que há algo errado: consertá-lo significa editar o config.txt arquivo, que se encontra no /bota diretório.
Mas qual é a maneira mais fácil de acessar esse arquivo enquanto o Raspberry Pi ainda está em execução? E se você precisar desligar para recuperar o cartão microSD, como deve editá-lo? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como editar o arquivo config.txt do Raspberry Pi.
Por que você precisa do config.txt no Raspberry Pi
Anteriormente conhecido como Raspbian, o sistema operacional padrão do Raspberry Pi OS (e a maioria das alternativas) depende de alguns parâmetros de configuração que são lidos quando o computador inicializa a partir do cartão microSD. Estes são armazenados no config.txt documento.
Qual é a localização do arquivo config.txt do Raspberry Pi? Você vai encontrá-lo no /bota pasta.
Essas instruções podem ajustar a forma como a tela é detectada e a área de trabalho exibida; config.txt pode até ser usado para fazer overclock no seu Raspberry Pi (ou retorná-lo às configurações de relógio padrão).
Ambas as configurações são registradas no config.txt, pois nenhuma delas pode ser alterada em um Raspberry Pi em execução. Se a tela não for detectada, você não poderá alterar nenhuma configuração da área de trabalho. A solução é editar o arquivo config.txt do Raspberry Pi.
Da mesma forma, se o Pi tiver sofrido overclock e não inicializar ou reiniciar repetidamente, você não poderá acessar o utilitário raspi-config para redefini-lo. Em vez disso, o config.txt é fornecido para dar a você a opção de redefinir a velocidade do relógio do seu Raspberry Pi.
Também é possível alterar o modo de inicialização USB de dentro do config.txt, assim como ajustar as configurações de áudio. Você pode encontrar uma gama completa de opções na documentação oficial do Raspberry Pi.
1. Acesse config.txt de dentro do Raspberry Pi OS
Se você precisar editar o arquivo config.txt enquanto o Raspberry Pi OS estiver em execução, poderá navegar até ele. Você encontrará a pasta /boot no diretório raiz do cartão microSD. Depois de encontrar o arquivo config.txt, basta clicar duas vezes para abri-lo e editá-lo em seu editor de texto padrão.
No entanto, se você planeja editar o arquivo, é uma boa ideia manter o original. Observe que você não pode fazer uma cópia do arquivo usando o Gerenciador de Arquivos da área de trabalho, pois isso requer privilégios de usuário root. Em vez disso, você precisa abrir um Terminal e criar uma cópia usando:
sudo cp /boot/config.txt /boot/backupconfig.txt
Dê à sua cópia um nome significativo. Observe que ao editar o arquivo config.txt, nenhuma alteração será aplicada até que você reinicie seu Raspberry Pi.
2. Edite o config.txt no Raspberry Pi remotamente
Raramente conecta um teclado e monitor ao seu Raspberry Pi? Se o computador estiver na rede, veja como editar o config.txt no Raspberry Pi remotamente. Faça isso conectando-se via SSH (ou VNC ou RDP) e digitando
sudo nano /boot/config.txt
Como alternativa, primeiro navegue até o diretório /boot.
Uma vez que as alterações foram feitas, pressione Ctrl + X e depois S para salvar e sair. Lembre-se de reiniciar seu Raspberry Pi depois de fazer alterações.
sudo reboot
3. Como editar config.txt no seu PC
Os computadores Linux, Windows e macOS devem poder acessar o arquivo config.txt por meio do cartão microSD. Isso significa desligar seu Raspberry Pi (com segurança, para evitar corrupção de dados) e ejetar o cartão SD. Insira-o no leitor de cartão do seu computador para verificar o conteúdo.
Editar config.txt no PC Linux
Se você precisar editar o arquivo config.txt em um PC Linux, localize o disco listado em seu gerenciador de arquivos padrão quando inserido. Ele deve ser listado como dois dispositivos: o volume principal (normalmente “Volume de 1,8 GB” de acordo com o tamanho da partição padrão do Raspberry Pi OS) e bota.
Como você deve ter adivinhado, este é o volume que você precisa acessar. É essencialmente o diretório /boot montado como uma unidade. Abra isso para encontrar config.txt. Salve todas as alterações feitas em seu editor de texto padrão e use o Ejetar botão no gerenciador de arquivos para ejetar o cartão SD com segurança.
Editar config.txt no Windows 10
A inserção do cartão SD do Raspberry Pi em um computador Windows deve resultar na montagem instantânea e acessível através do Windows Explorer. No entanto, enquanto duas partições serão exibidas no dispositivo, apenas uma, botaestará acessível no Windows.
Selecione isso e localize config.txt. Use o editor de texto padrão do Bloco de Notas para fazer edições (ou uma alternativa, como o Notepad++), salve e saia quando terminar.
Para ejetar o cartão SD com segurança, clique com o botão direito do mouse na unidade em Meu computador e selecione Ejetar.
Editar config.txt no macOS
Se você estiver usando um Mac, também poderá editar o arquivo de configuração de inicialização do seu Raspberry Pi.
Após inserir o cartão SD, use o Finder para navegar pelo conteúdo, procurando por config.txt (ou config, sem a extensão de arquivo .txt). Leia e edite o arquivo no aplicativo TextEdit, garantindo que todas as alterações feitas sejam salvas ao sair. Para ejetar o cartão, arraste o ícone da área de trabalho para a Lixeira ou clique com o botão direito do mouse e selecione Ejetar.
Qualquer que seja o método usado para editar o config.txt do cartão microSD lido no seu PC, lembre-se de ejetar o dispositivo com segurança antes de devolvê-lo ao seu Raspberry Pi.
Ajustando ainda mais seu Raspberry Pi
Editar o arquivo config.txt do Raspberry Pi é apenas uma das várias maneiras de editar a configuração geral do computador. É uma das melhores maneiras de hackear seu Raspberry Pi através da partição de inicialização. Você provavelmente já conhece o utilitário raspi-config, acessado pelo Terminal. Existe até uma ferramenta de configuração Raspberry Pi baseada em desktop, encontrada no menu Preferências no Raspberry Pi OS.
Ajustar a configuração do Pi pode economizar muito tempo se você acertar. Mas você não precisa editar o arquivo config.txt no Raspberry Pi depois de configurá-lo. Por que não economizar tempo e acessar o menu de opções avançadas no Raspberry Pi Imager. Aqui, você pode ajustar opções como definir o nome do host, habilitar o SSH e configurar o Wi-Fi, antes mesmo de instalar o sistema operacional!