Por padrão, alguns elementos e componentes da interface do usuário no Windows 11 têm alguma transparência aplicada a eles. Esse efeito, junto com um borrão acrílico, torna o sistema operacional mais atraente visualmente. Os efeitos de transparência fazem com que os objetos de tela sobrepostos se misturem perfeitamente uns com os outros e com o plano de fundo, em vez de se destacarem como um polegar dolorido, como é o caso quando são opacos.
Mas se você não gostar dos efeitos de transparência por algum motivo, poderá desativá-los. E se você mudar de ideia, é tão fácil ligá-lo novamente. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.
1. Como habilitar ou desabilitar os efeitos de transparência do Windows 11 nas configurações de personalização
Para ativar ou desativar os efeitos de transparência por meio das configurações de Personalização, pressione Vitória + eu para abrir o aplicativo Configurações. Em seguida, navegue até Personalização > Cores e clique a alternância para Efeitos de transparência para habilitá-los ou desabilitá-los.
Fazer isso tornará algumas janelas e superfícies no Windows 11 translúcidas.
2. Como ativar ou desativar os efeitos de transparência nas configurações de acessibilidade
Você também pode usar as configurações de Acessibilidade para ativar ou desativar os efeitos de transparência. Você pode acessá-los pressionando Vitória + eu para abrir o aplicativo Configurações e, em seguida, clicando em Acessibilidade > Efeitos Visuais. Em seguida, clique no botão de alternância para Efeitos de transparência para ativá-los ou desativá-los.
Fazer isso tornará alguns fundos no Windows, principalmente os da Barra de Tarefas, Menu Iniciar e Central de Ações, um pouco transparentes.
3. Como ativar ou desativar efeitos de transparência com o Editor do Registro
Quando você usa o Editor do Registro para ativar ou desativar os efeitos de transparência, é como usar as configurações de Personalização (o primeiro método que discutimos). Você provavelmente gostaria de fazer dessa forma se ainda não ativou sua cópia do Windows, porque as cópias desativadas não permitem que você acesse o menu Configurações.
Para abrir o Editor do Registro, pressione Vitória + R para abrir o Windows Executar. A seguir, digite regedit na caixa de texto e clique em OK. Então clique Sim no prompt do UAC.
No Editor do Registro, navegue até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > Versão Atual > Temas. No menu do lado esquerdo, selecione o Personalizar tecla e, em seguida, clique duas vezes em Ativar transparência a direita.
Quando a caixa de diálogo for aberta, altere Dados de valor para 1 para ativar os efeitos de transparência ou para 0 para desativá-los.
Assim que você clicar OKo Editor do Registro aplicará a translucidez em todo o sistema.
4. Como habilitar ou desabilitar a transparência para um componente específico do Windows 11
Até agora, falamos sobre a aplicação de transparência em todo o sistema operacional. No entanto, você também pode selecionar elementos individuais no Windows 11 e desativar sua transparência. Veja como fazer isso.
Se você quiser tornar o Menu Iniciar transparente por conta própria, terá que fazê-lo através do Editor do Registro. Então pressione Vitória + R para abrir o Windows Run, digite regedit na caixa de texto e pressione Digitar para abrir o Editor do Registro. Então clique Sim no prompt do UAC.
A seguir, navegue até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > Versão Atual > Explorar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no Avançado chave, selecione Novo > Valor DWORD (32 bits) e nomeie-o UseOLEDTBarra de tarefasTransparência.
Clique duas vezes nesta nova entrada e altere Dados de valor para 1 para ativar a translucidez para o Menu Iniciar. Se você deseja desativar a translucidez, defina Dados de valor para 0.
Clique OK e reinicie o seu PC para que a alteração tenha efeito.
2. Tela de bloqueio
Você notará que a tela de bloqueio já possui alguma transparência e desfoque aplicados a ela, que você pode desativar se desejar.
Para isso, pressione Vitória + eu para abrir o Windows Executar. Modelo regedit na caixa de texto e pressione Digitar para abrir o Editor do Registro. Quando o prompt do UAC aparecer, clique em Sim.
No Editor do Registro, vá para HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Políticas > Microsoft > janelas. Procure o Sistema tecla no painel esquerdo sob o janelas chave. Se não estiver lá, clique com o botão direito do mouse no janelas chave, selecione Novo > Chavee dê o nome Sistema.
Selecione os Sistema tecla no painel esquerdo. No painel direito, clique com o botão direito em um espaço vazio, selecione Novo > Valor DWORD (32 bits)e dê-lhe o nome DisableAcrylicBackgroundOnLogon.
Uma vez criado, o valor padrão de Dados de valor para a nova entrada será 0, que você pode confirmar clicando duas vezes nele. Isso significa que a transparência da tela de bloqueio está ativada no momento. Para desativá-lo, defina Dados de valor para 1.
Clique OK para aplicar as alterações.
Agora pressione Vitória + L para ir para a tela de bloqueio e tentar entrar. Imediatamente, você notará que o plano de fundo está totalmente opaco.
3. Prompt de Comando
Para habilitar ou desabilitar a transparência do Prompt de Comando, você precisa abri-lo primeiro pressionando Vitória + R para abrir o Windows Run. Modelo cmd na caixa de texto e pressione Digitar.
Em seguida, clique com o botão direito do mouse na barra de título do prompt de comando e selecione Propriedades.
Selecione os Cores guia e, em seguida, arraste o Opacidade controle deslizante entre um valor de 30% para 100%.
Quanto mais você o arrasta para 30%mais ela se torna transparente.
4. Terminal Windows
O plano de fundo no Windows Terminal é opaco por padrão, mas você pode torná-lo transparente nas configurações do aplicativo.
Para fazer isso, clique com o botão direito Começar e selecione Terminal do Windows (Administrador). A seguir, clique Sim quando o prompt do UAC aparece. Quando o Windows Terminal for aberto, clique na seta suspensa na barra de título e selecione Definições.
No menu do lado esquerdo das configurações do Windows Terminal, clique em Padrõeslocalizado logo após o Perfis cabeçalho. Role para baixo até chegar ao Configurações adicionais seção do lado direito e clique em Aparência.
Role para baixo até o Transparência seção e arraste o controle deslizante para Opacidade do plano de fundo para a esquerda para torná-lo mais transparente ou para a direita para torná-lo mais opaco. Enquanto você está nisso, clique na alternância de Ativar material acrílico para ligá-lo e dar à transparência um bom aspecto translúcido.
Clique no Salvar botão no canto inferior direito e você verá que o plano de fundo do Windows Terminal agora é translúcido.
Agora você pode ativar efeitos de transparência de várias maneiras no Windows 11
Ser capaz de ajustar os efeitos de transparência é uma das maneiras pelas quais o Windows permite que você adicione seu próprio toque visual à experiência. Sem mencionar que eles ajudam a misturar objetos de tela perfeitamente, tornando os efeitos práticos também. Como você pode ver, você pode ativá-los ou desativá-los para efeito em todo o sistema ou componentes específicos do Windows.