O prompt de comando no Windows é um utilitário útil. Ele permite que você execute muitas tarefas rapidamente; no entanto, o processador de comandos pode mostrar o erro “não reconhecido porquê um comando interno ou extrínseco” ao tentar executar um comando.
É um erro universal e geralmente ocorre devido à realização incorreta do comando. Nascente item explica as causas e algumas etapas de solução de problemas para ajudá-lo a emendar esse erro.
Por que o erro de comando não reconhecido porquê interno ou extrínseco ocorre?
O sistema operacional Windows mantém uma lista de caminhos conhecidos porquê variáveis de envolvente do Windows para iniciar e executar programas rapidamente. Qualquer problema com ele pode originar o erro.
Os possíveis problemas que causam esse erro incluem:
- Comandos incorretos.
- Entradas de registro interrompendo o funcionamento de comandos e muito mais.
- Programas executáveis ou scripts não instalados.
- Um caminho ou nome de registo especificado incorretamente.
- Um diretório de registo ausente nas Variáveis de Envolvente do Windows.
Porquê emendar o erro “Não reconhecido porquê um comando interno ou extrínseco”
Esse erro geralmente é acionado quando você executa um programa ou comando CMD e um pouco dá inverídico. Listamos correções para ambas as versões do erro, portanto, siga a relevante para o seu caso.
1. Verifique se o programa está instalado
O prompt de comando não pode executar um programa que não existe. Se você estiver tentando executar um programa recém-instalado, verifique se ele está instalado corretamente.
Para verificar a instalação:
- Prelo Vitória + R para perfurar Executar. Em seguida, digite ao controle e clique OK.
- Em seguida, no Pintura de Controle, vá para Programas > Programas e Recursos.
- Percorra a lista de aplicativos instalados e localize o aplicativo que você deseja executar.
Porquê selecção, você também pode visualizar os aplicativos instalados acessando Aplicativos e recursos dentro Definições. Para fazer isso, pressione Tecla Windows + I, Clique em Aplicativos e localize o aplicativo instalado.
Por padrão, quando você tenta iniciar um programa ou script do CMD, o processador de comandos procura os arquivos e caminhos relacionados na pasta System32 ou nas variáveis de envolvente. Se o registo estiver ausente, ele retornará o erro não reconhecido porquê um comando interno ou extrínseco, programa operável ou registo em lote.
Isso ocorre provavelmente porque o Windows não instala a maioria dos aplicativos na pasta System32, mas C:Arquivos de Programas em vez de.
Você pode resolver esse problema de três maneiras:
- Primeiro, use o caminho completo do registo provável para iniciar o programa.
- Segundo, adicione o caminho do programa às variáveis de envolvente do Windows.
- Por termo, mova os arquivos para a pasta System32.
2. Use o caminho completo do registo para executar o comando
Primeiro, vamos tentar o método de caminho completo. Cá, usaremos o caminho completo do registo em vez do nome do aplicativo para iniciar programas do prompt de comando. Cá está porquê fazê-lo:
- Primeiro, abra o prompt de comando porquê gestor.
- Em seguida, digite o caminho completo do aplicativo que deseja iniciar. Por exemplo, se você deseja perfurar o Porta ESBCalc localizado no C: diretório, logo o comando para perfurar o aplicativo com o caminho completo será um pouco assim:
C:ESBCalcPort.exe
- Dito isso, isso só funcionará se o caminho do registo não tiver espaços em branco. Se o caminho do registo tiver um espaço, digite o caminho do registo entre aspas duplas.
3. Use o caminho completo do registo entre aspas duplas
O prompt de comando lê os espaços em branco porquê o final de um comando e trata qualquer coisa posteriormente o espaço porquê um comando separado.
Digamos que você queira iniciar o aplicativo Internet Explorer localizado em C:Arquivos de ProgramasInternet Exploreriexplore.exe através do CMD. No entanto, executar oriente caminho de registo retornará um erro devido ao espaço entre Arquivos de Programas e Internet Explorer.
Para evitar isso, você pode inserir o caminho do registo entre aspas duplas. Cá, o comando para iniciar o Internet Explorer ficará assim:
"C:Program FilesInternet Exploreriexplore.exe"
4. Adicione o caminho do registo às variáveis de envolvente do Windows
Você pode editar as variáveis de envolvente e aditar o caminho do registo de seu aplicativo ao seu diretório. Dessa forma, o Prompt de Comando identificará o caminho para o comando inserido e o executará sem o erro.
Juntar um caminho de registo completo à variável de envolvente do Windows pode ajudá-lo a resolver o erro de comando não reconhecido porquê interno ou extrínseco para Flex, nmake, make, ofídio, Is, terraform, gcc, code, Android Studio, Python, Fastboot e Comandos ADB.
Para editar a variável de envolvente do Windows:
- Prelo Vitória + R para perfurar Executar.
- A seguir, digite ao controle e clique em OK para perfurar o Pintura de Controle.
- No Windows 10, vá para Sistema e Segurança > Sistema. No tela esquerdo, clique em Configurações avançadas do sistema.
- Nas versões mais recentes do Windows 10 e Windows 11Vá para Configurações > Sistema > Sobre. Em seguida, clique em Configurações avançadas do sistema debaixo a Configurações relacionadas seção.
- No Avançado guia, clique no variáveis ambientais botão.
- Na novidade janela, em Variáveis do sistemaselecione os Caminho variável.
- Clique no Editar botão.
- Na janela Editar, clique em Novo.
- Cá, você deve grudar o caminho do registo do programa que deseja executar no CMD. Por exemplo, se você deseja executar o navegador Chrome localizado em C:Arquivos de ProgramasGoogleChromeApplication, logo o caminho completo do registo ficará assim:
C:Program FilesGoogleChromeApplication
- Clique OK para adicioná-lo às Variáveis de Envolvente.
- Portanto clique OK novamente.
- Próximo clique OK e Empregar para salvar as alterações.
Depois de aditar a novidade variável de envolvente, reinicie o PC para utilizar as alterações. Depois que o PC reiniciar, abra o Prompt de Comando, digite o nome do programa e o CMD o abrirá sem nenhum erro.
Se você tiver problemas com os comandos porquê ipconfig, netsh, zero, etc., em seguida, adicione o caminho do registo da pasta raiz do sistema Windows na caixa de diálogo Variável de envolvente. Cá está porquê fazê-lo.
- Abra o Variáveis Ambientais diálogo.
- A seguir, selecione o Caminho variável sob o Variáveis do sistema seção e clique em Editar.
- Clique Novo e cole o seguinte:
%SystemRoot%
ystem32 - Clique OK para salvar as alterações.
- Clique OKe, em seguida, clique em OK e Empregar para salvar as alterações.
5. Mova os arquivos para a pasta System32
System32 é uma pasta de sistema protegida e está protegida por um bom motivo. Quando você tenta iniciar um programa porquê gestor, o prompt de comando procura o registo provável na pasta System32. No entanto, porquê todos os programas não estão instalados na pasta System32, você pode rematar com um erro.
Se você ainda quiser executar o programa a partir do CMD e não quiser digitar um caminho de registo completo, poderá movimentar os arquivos do programa para a pasta System32.
Para movimentar arquivos de programa para a pasta System32:
- Navegue até o diretório de instalação do seu programa e copie todos os arquivos na pasta. Cá, vamos movimentar os arquivos do Google Chrome localizados em C:Arquivos de ProgramasGoogleChromeApplication para a pasta System32.
- A seguir, navegue até o C:WindowsSystem32 pasta e cole os arquivos copiados. Clique Sim se um prompt do UAC for exibido.
- Em seguida, abra o prompt de comando porquê gestor, digite cromada, e aperte enter. O CMD abrirá instantaneamente o navegador Google Chrome.
Corrigindo o CMD não reconhecido porquê um erro de comando interno ou extrínseco
Os comandos do prompt de comando não diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas não perdoam o uso de espaços extras. Para resolver esse erro, verifique se os comandos estão corretos e use caminhos de registo com espaços entre aspas duplas. Para os programas não instalados na pasta System32, adicione uma variável de envolvente com o caminho completo do registo do seu aplicativo para iniciar aplicativos por meio do CMD.