A internet está cheia de coisas interessantes para ler, assistir ou ouvir, mas você tem pouco tempo. Todo mundo precisa de um bom gerenciador de favoritos para salvar links para mais tarde. Embora todos os navegadores venham com sua própria solução, esses aplicativos de favoritos estão trazendo algo diferente para a mesa.
Atualmente, os três melhores gerenciadores de favoritos são PinBoard, Pocket e Diigo. Mas mesmo com isso, você encontrará uma lista crescente de “confira mais tarde” que você nunca consegue acessar. O objetivo é encontrar um gerenciador de favoritos que realmente faça você percorrer sua lista ou permita que você encontre links importantes sendo organizado e rápido.
1. Marcador (Chrome): Procure marcadores no painel de visualização
Às vezes, quando você está navegando na Internet e precisa procurar um favorito, ainda deseja permanecer na mesma guia. Isso não é possível nos cenários atuais, mas o Bookmarker é uma extensão bacana do Chrome que oferece um painel de visualização elegante para marcadores.
Clique no ícone na barra de ferramentas de extensões para percorrer seus favoritos salvos usando o mouse ou atalhos de teclado. Quando você clica em qualquer marcador, ele é aberto em um painel de visualização, que você também pode mover e redimensionar. É bastante conveniente e uma ótima maneira de pesquisar rapidamente algumas informações salvas sem sair da guia atual.
O Bookmarker também pode importar e exportar favoritos em massa, caso você tenha salvo todos os seus favoritos em um aplicativo diferente. A extensão também permite selecionar vários links e excluí-los juntos.
Download: Marcador para Chrome (gratuito)
2. WebCrate (Web, Chrome, Firefox): Mantenha os favoritos privados e organizados
Se você está preocupado com vazamentos de dados ou seus favoritos sendo usados por empresas para criar seu perfil e veicular anúncios, o WebCrate é o que você precisa. O aplicativo é executado no Deta Space, uma nuvem pessoal privada que protege todos os aplicativos que você instala em seu espaço online e mantém os dados sob seu controle.
O WebCrate se concentra em organizar sua coleção de favoritos criando pastas diferentes, chamadas caixas. É um procedimento simples de arrastar e soltar, com seus caixotes em uma barra lateral à esquerda, e você coloca qualquer link neles. O aplicativo também possui um bom mecanismo de pesquisa que pode pesquisar palavras por meio do título, URL, ícone ou descrição de um marcador.
Recomenda-se instalar a extensão de navegador WebCrate, pois ela permite importar todos os favoritos atuais em seu navegador, além de fornecer atalhos para salvar qualquer link. Há também um bookmarklet útil, que você também pode usar no navegador do seu telefone para salvar links.
Embora o WebCrate esteja focado em privacidade e segurança de dados, ele fornece uma maneira de compartilhar pastas de favoritos. Você pode compartilhar um link para qualquer uma de suas pastas com um colega usuário do WebCrate, que pode então “assinar” esta pasta. Quaisquer atualizações que você fizer em sua pasta serão refletidas na seção “Caixas externas” dessa pessoa.
Download: WebCrate para Chrome | Firefox (Grátis)
3. WebCull (Web, Chrome, Firefox, Opera): Marcadores multiplataforma com pastas empilhadas
WebCull pretende ser uma versão melhor do gerenciador de favoritos que vem com o navegador, sem quebrar aquele formato ao qual todos nos acostumamos. E você sabe, ele entrega.
A extensão é uma versão mais bonita dos favoritos e também é compatível com dispositivos móveis. Se você iniciar sua página WebCull em um telefone ou tablet, encontrará uma interface fácil de tocar para acessar o link que deseja visitar. Isso se deve principalmente à estrutura de pastas e subpastas do WebCull, que ajuda a organizar os favoritos em pilhas organizadas.
Felizmente, no link final, você verá opções para abri-lo em uma nova guia, guia atual ou tela cheia. Você também pode adicionar tags ao link salvo, bem como escrever notas. Eles são úteis na busca de links em vez de depender de suas pastas empilhadas.
Você pode importar seus favoritos existentes (e manter sua estrutura de pastas) ou começar de novo. O WebCull também permite criar URLs compartilháveis para pastas e você também pode proteger com senha essas pastas compartilhadas.
Download: WebCull para Chrome | Firefox | Ópera (Gratuito)
4. Grepmark (Windows, macOS, Linux): Slack para favoritos, com bate-papo
De todos os novos aplicativos de favoritos, o Grepmark faz algo completamente diferente e único. É como se alguém olhasse para um aplicativo de bate-papo como Slack ou Telegram e se perguntasse como usar isso para criar um lugar onde você compartilha favoritos com amigos.
No Grepmark, você tem “canais” para atuar como diferentes salas de bate-papo, cada uma com sua própria agenda. Na sala, você não pode digitar uma mensagem de bate-papo, apenas copiar e colar um link. Dessa forma, o canal não fica confuso com mensagens, mas serve apenas como um quadro de links.
No entanto, clique na mensagem de um link e você abrirá um painel onde os participantes podem comentar sobre esse link. É aqui que os amigos podem anotar seus pensamentos sobre o link ou você pode adicionar o motivo pelo qual compartilhou o link em primeiro lugar. Os usuários também podem mover links compartilhados em um canal para outro canal se estiverem no lugar errado.
Essa é a principal maneira de usar o Grepmark, mas existem alguns outros recursos interessantes. Na barra lateral esquerda, você pode ver todos os comentários recentes ou todos os favoritos compartilhados nos canais. Você também pode pesquisar em todas as mensagens para encontrar um link.
Download: Grepmark para Windows | macOS | Linux DEB | Linux RPM (Grátis)
5. ForLater.Email (Web): Salve qualquer marcador como um artigo legível em sua caixa de entrada
Se você apenas marcar links para ler artigos mais tarde, provavelmente conhece os melhores aplicativos de leitura posterior, como Pocket ou Instapaper, que até limpam o layout do artigo para melhor legibilidade. Mas isso pode ser desnecessário se você não salvar tantos links que precise usá-los regularmente. Além disso, novamente, esses são aplicativos de terceiros com acesso aos seus dados e hábitos de leitura.
O Forlater.Email é um serviço útil, sem inscrição, que permite salvar links como e-mails legíveis e organizados. É realmente simples de usar. Copie um link, componha um novo e-mail e cole-o lá, e envie a mensagem para “save@forlater.email”. Em um minuto, você receberá um novo e-mail com o link em HTML e em texto simples, para ler quando quiser.
O processo de salvar links realmente funciona muito bem mesmo em telefones, que é onde muitos aplicativos de favoritos lutam. O Forlater.Email também possui extensões para Chrome e Firefox, para tornar todo o processo mais rápido quando você estiver navegando em desktops. O criador recomenda fazer filtros de e-mail para classificar automaticamente todos os seus artigos salvos em um rótulo ForLater.
Hack para selecionar sua lista “Leia mais tarde”
Não existe uma resposta certa para qual destes é o melhor gerenciador de favoritos. Todo mundo tem necessidades diferentes. Alguns valorizam a privacidade e a segurança dos dados, outros querem uma maneira de compartilhar favoritos com amigos e alguns querem apenas uma versão melhor do que você obtém com seu navegador. É tudo uma questão de encontrar o gerenciador de favoritos certo para você.
No entanto, seja qual for o aplicativo escolhido, você ainda pode tentar acessar sua lista “ler mais tarde” adicionando uma regra simples. Crie pastas para “Ler mais tarde” ou “Assistir mais tarde” e salve os links normalmente. Mas se você não tiver feito check-out um mês depois de salvá-lo, exclua o link. Provavelmente foi um marcador impulsivo que você nunca quis ler mais tarde, mas sentiu que poderia perder se não o fizesse.