Todo mundo tem um smartphone hoje em dia, e eles praticamente controlam nossas vidas, o que significa que mantê-lo seguro e livre de vírus é muito importante. Portanto, porquê você sabe se o seu dispositivo Android foi hackeado?
Se o seu telefone estiver agindo de forma engraçada, você deve usar essas dicas para verificar se há malware, aplicativos fraudulentos e outros problemas com seu dispositivo. Outrossim, explicaremos porquê mantê-lo seguro no horizonte. Veja porquê saber se o seu telefone Android foi hackeado.
1. Baixa duração da bateria ou uso extremo da bateria
Mesmo que você não veja sinais claros de atividade suspeita, um pouco malicioso ainda pode estar acontecendo nos bastidores. Uma das melhores maneiras de ver se o seu telefone foi hackeado é verificar o uso da bateria.
Se o seu telefone estiver quente sem motivo, mesmo quando não estiver carregando, um pouco pode estar sendo executado em segundo projecto enquanto a tela está desligada. Alguns dos malwares mais sofisticados ainda podem deixar rastros em seu telefone ou tablet, logo comece verificando o menu de uso da bateria. Se sua bateria está continuamente baixa e você se pergunta: “meu telefone foi hackeado?” em seguida, execute as verificações inferior.
Transfixar Configurações > Bateria > Uso da bateria e procure um aplicativo incógnito ou um pouco incomum.
Isso não acontece com muita frequência, pois o Google possui um sistema abrangente do Google Play Protect integrado ao Android, mas ainda recomendamos verificar. No exemplo supra, vemos o uso e a drenagem típicos da bateria, mas se você ver um aplicativo variado drenando uma segmento significativa do seu suco. Isso não é bom!
Nesse cenário, você provavelmente tem um keylogger ou vírus ocultando seu nome para evitar ser encontrado. Porquê regra universal, somente procure por um pouco sobremodo exaustivo.
Todos nós usamos nossos telefones de maneira dissemelhante, mas se você notar um consumo de bateria extremamente grave, isso é uma preocupação. Você pode reiniciar seu telefone, forçar o fechamento do software suspeito ou, se provável, desinstalar completamente o aplicativo. Se a sua bateria está acabando muito rápido e você se pergunta “meu telefone foi hackeado?”, logo definitivamente faça esta verificação!
2. Verifique se há instalações de aplicativos indesejados aleatórios
Outro sinal revelador de malware ou invasão de telefone é se você vir aplicativos aleatórios instalados em seu telefone. Estes são aplicativos que você não instalou. Aplicativos ou sites desagradáveis podem instalar um programa em seu telefone e enviar informações confidenciais de volta a terceiros.
Não passe isso: provavelmente significa que seu dispositivo foi hackeado. Às vezes, ele não usa muita bateria, mas ainda pode fomentar danos e drenar seus dados. Se você encontrar um, veja porquê se livrar dele.
Velejar para Configurações > Aplicativos > Gerenciador de aplicativos e percorra a lista de aplicativos em seu telefone. Às vezes você pode ter que tocar no Todos os aplicativos seta suspensa. Encontre o que você não deseja, toque nele e selecione Desinstalar.
Obviamente, você só deve desinstalar coisas que pareçam suspeitas, mas você sabe que não são importantes. Se você estrear a desinstalar coisas aleatórias, poderá fomentar mais mal do que muito e quebrar os componentes vitais do seu telefone.
Existem muitos aplicativos que vêm pré-instalados por fabricantes ou operadoras de telefones e são inofensivos. Certifique-se de ter zelo com relação ao que você remove.
3. Uso de dados excepcionalmente cocuruto
A maioria das pessoas tem planos de dados ilimitados, logo eles não veem o menu “Uso de dados” nas configurações. Mas se o seu Android estiver com problemas e você quiser verificar se o seu telefone foi invadido, é outra maneira fácil de verificar se há problemas.
Se você tiver um vírus, pode estar enviando seus dados privados de volta a terceiros por meio de um aplicativo que está continuamente em realização e se comunicando com agentes mal-intencionados.
Para verificar, acesse Configurações > Conexões e Wi-Fi > Uso de dados e fuçar um pouco. Em alguns dispositivos, pode ser necessário dirigir-se ao seu Configurações de redeselecione seu sime logo encontre Uso de dados do aplicativo.
YouTube, Spotify e outros serviços de streaming usam regularmente muitos dados. Mas se outro aplicativo estiver usando demais, um pouco não está perceptível. Nenhum aplicativo aleatório deve usar 5 GB em um determinado mês, logo procure por um pouco fora do lugar cá.
Quando você encontrar um pouco que pareça suspeito, desinstale-o (depois de se confirmar de que não é precípuo para o seu dispositivo).
4. Fique sengo a pop-ups e anúncios estranhos
Os pop-ups vêm em várias formas e tamanhos, em horários aleatórios e de todos os tipos de sites. Aprendemos a mourejar com eles e, na maioria das vezes, zero mais é do que um proclamação que cobre teor.
Às vezes, porém, eles podem ser nefastos e fomentar problemas. Fique de olho em pop-ups estranhos ou anúncios que pareçam engraçados. Nunca clique neles.
O Google fez várias mudanças nos últimos anos para evitar ocorrências porquê essa, principalmente no Google Chrome no Android, mas ainda acontece de vez em quando. Normalmente, isso fará com que seu telefone vibre conforme os pop-ups aparecem repetidamente. Às vezes, sua tela vai até piscar.
Mas é completamente falso: não toque no botão “remover”. Feche todo o seu navegador da web e reinicie seu smartphone.
Nunca envie informações pessoais em um campo de ingressão com o qual você não esteja familiarizado. Nunca insira detalhes de cartão de crédito ou senha.
5. Aplicativos e telefones continuam travando (comportamento inexplicável)
Outro sinal de que seu telefone Android pode ser hackeado é se ele continuar travando. Muitas vezes, os telefones Android começam a agir de forma irregular: os aplicativos abrem sem motivo ou o telefone fica lento ou trava continuamente. Às vezes, esses problemas vêm de um vírus.
Primeiro, experimente o scanner “Play Protect” do Google, integrado diretamente na Google Play App Store. Abra o Google Play e toque na sua imagem de perfil na segmento superior da página. Portanto, vá t Jogue Proteger no meio da tela e aperte Varredura para estrear a escanear seu telefone e aplicativos.
Tenha em mente que o Play Protect é uma instrumento bastante básica, logo você pode considerar uma opção mais robusta porquê Malwarebytes, um dos melhores aplicativos para ver se um telefone foi hackeado.
Existem dezenas de aplicativos “Scanners antivírus” e “segurança traste” na Google Play Store, mas recomendamos manter marcas e nomes confiáveis. Não basta instalar a primeira opção que aparece. Procure marcas conhecidas que você usou em seus computadores, porquê Avast, AVG ou BitDefender.
Essas ferramentas são ótimas para verificar de forma rápida e fácil o seu dispositivo em procura de problemas. Normalmente, se o Malwarebytes encontrar um pouco, ele o removerá para você.
Download: Malwarebytes Security (Gratuito, assinatura disponível)
Faça uma redefinição de dados de fábrica se for necessário
Se você remover aplicativos, executar software antivírus e ainda tiver problemas, o último esforço é fazer uma redefinição de dados de fábrica.
Lembre-se: esse processo exclui absolutamente tudo do seu telefone, portanto, tenha certeza absoluta antes de prosseguir.
Faça backup de fotos, mensagens de texto, vídeos e qualquer outra coisa que você queira manter e, em seguida, apague seu Android. Vamos para Configurações > Fazer backup e redefinir (ou Segurança ou Sistema) > Redefinir > Redefinir dados de fábrica.
Recorra a isso somente quando todos os outros caminhos estiverem esgotados e o software AV falhar. Vai concluir com tudo. Seu telefone será inicializado porquê no primeiro dia em que você o recebeu. Portanto você terá que configurar tudo novamente, mas é melhor prevenir do que remediar.
Porquê verificar se seu telefone está invadido ou não: mantendo seu dispositivo Android seguro
Os hackers são criativos quando o público-alvo é tão grande.
Ser vigilante e solícito pode impedir que você lide com possíveis violações de segurança em primeiro lugar. Cá estão algumas coisas que você pode fazer (ou procurar) para se manter seguro:
- Mantenha-se atualizado e sempre instale as atualizações de software mais recentes.
- Obtenha somente aplicativos de fontes confiáveis.
- Desabilite ou desmarque o Instalar de fontes desconhecidas opção em Configurações.
- Use uma sensação do dedo, leitura ocular, senha ou PIN para segurança da tela de bloqueio.
Fique sengo para manter seu telefone seguro
Instale somente aplicativos de fontes confiáveis, porquê Google Play Store, Amazon App Store ou aplicativos Galaxy da Samsung. Sites que oferecem APKs Android (arquivos de instalação) não são seus amigos. Não instale esses arquivos em nenhuma estado.
A principal maneira de manter seu smartphone seguro é simplesmente ter cautela e usar o bom tino.
Leia a seguir
Sobre o responsável