Quando seu PC está ficando lento e é hora de atualizar, você pode se perguntar: Devo atualizar minha placa-mãe? É um componente principal do seu sistema, mas nem sempre é fácil saber quando você deve atualizar sua placa-mãe. Substituir a placa-mãe pode ser custoso, mas também pode trazer benefícios em termos de velocidade, suporte de hardware e melhor suporte gráfico.
Explicaremos algumas razões pelas quais você deve atualizar sua placa-mãe e algumas considerações a serem lembradas ao fazê-lo.
1. Para CPUs mais rápidas
Uma das principais razões para atualizar sua placa-mãe é uma CPU novidade e mais rápida. Se a sua CPU for bastante novidade, os ganhos de desempenho resultantes da atualização para uma mais novidade serão bastante mínimos. Se você tem um processador com três ou mais anos de idade, no entanto, você notará grandes ganhos saltando para um processador mais novo. Por exemplo, o salto de uma CPU Intel de 3ª geração mais antiga para uma CPU moderna e super-rápida de 12ª geração será muito mais perceptível do que vindo de uma iteração mais recente.
Mas para atualizar sua CPU, você terá que atualizar sua placa-mãe também. CPUs de gerações diferentes usam soquetes diferentes e podem exigir um chipset dissemelhante da sua placa-mãe existente.
Atualizar sua placa-mãe para melhores jogos também é uma boa teoria. Pelo menos, com os problemas que continuam a enfrentar o mercado global de hardware de PC no momento em que escrevo, comprar uma placa-mãe melhor e instalar uma CPU mais rápida provavelmente é mais barato do que comprar uma placa gráfica. No entanto, em tempos mais regulares, comprar uma novidade GPU geralmente é a maneira mais fácil de melhorar o desempenho dos jogos.
2. Para RAM mais rápida
Fazer a atualização para iterações mais recentes de RAM requer uma placa-mãe que suporte esses novos módulos de RAM. Se você estiver usando DDR3, por exemplo, não poderá pular para DDR4 ou DDR5 mais recente sem trocar a placa-mãe e a CPU primeiro.
Quando uma novidade RAM chega ao mercado, é a oportunidade perfeita para considerar se você precisa atualizar sua placa-mãe. O aumento de desempenho entre as gerações de RAM varia, no entanto. A atualização da RAM DDR3 para a RAM DDR5 parecerá um impulso significativo. Mas, você precisará de uma novidade placa-mãe para suportar a última geração de RAM, pois a formato da RAM DDR5 difere das gerações anteriores (assim porquê cada novidade iteração de RAM). Simplificando, se você comprar um módulo de RAM DDR5 e tentar encaixá-lo em sua placa-mãe antiga, ele simplesmente não caberá.
3. Para melhores placas gráficas
Todas as razões supra são boas, mas na minha opinião, esta é a maior razão para atualizar sua placa-mãe.
Se você é um gamer ou editor de vídeo, uma novidade combinação de CPU/placa-mãe e uma GPU de cimeira desempenho farão com que seu PC pareça uma máquina totalmente dissemelhante. Porquê resultado, os jogos serão executados mais rapidamente e com menos detido, permitindo que você aumente as configurações do jogo para rodar em níveis gráficos mais intensos do que o cartão anterior. (Dependendo de quando você atualizou pela última vez, ou seja.)
Se você não é um jogador e é mais um usuário casual da Internet, o melhor retorno para seu investimento será uma atualização de RAM ou SSD, e você pode pular as atualizações de GPU completamente. Novamente, porquê supra, colocar as mãos em uma placa de vídeo próxima ao MSRP é um milagre, mas esperamos que essa situação mude no horizonte. De qualquer forma, sempre vale a pena considerar atualizar sua placa-mãe para um hardware mais rápido.
4. Para transferências de dados mais rápidas
Outra razão para atualizar sua placa-mãe é para transferências de dados mais rápidas. Fazer a atualização para SATA III ou USB 3.0 aumenta a velocidade de transferência de dados de um hardware para outro. Por exemplo, o SATA III tem uma velocidade nominal máxima de 6 Gbps e o USB 3.0 chega a 5 Gbps. As iterações mais recentes do USB são ainda mais rápidas, com o USB 3.1 fornecendo até 10 Gbps e o USB 3.2 Gen 2×2 aumentando para 20 Gbps.
SATA e USB também não são as únicas atualizações de transferência de dados disponíveis. Uma novidade placa-mãe suportará os padrões PCIe mais recentes, permitindo que você use drives PCIe 4.0 NVMe M.2 extremamente rápidos que agora podem oferecer velocidades de leitura/gravação de até 7000 MB/s!
Empuxar sua placa-mãe e dispositivos de armazenamento para usar sua capacidade máxima é complicado. Não importa o que você faça, é improvável que seus dispositivos utilizem sua capacidade totalidade. No entanto, atualizar uma placa-mãe para suportar hardware mais novo e mais rápido tornará a transferência de dados mais rápida.
5. Você tem peças danificadas
Placas-mãe danificadas são um problema vasqueiro, mas enorme. Pinos quebrados, plugues desconectados, descarga de eletricidade estática e outros problemas o levarão de volta à oficina para comprar novos plugues ou, esperançosamente, uma instalação profissional.
A mesma coisa vale para danos causados por queima, fumaça, chuva e até mesmo traumatismo físico por impacto.
Lembre-se, a atualização da CPU/placa-mãe é uma das atualizações mais caras que você pode fazer no seu PC existente.
Se você não está esperançado em sua capacidade de combinar peças ou juntar tudo corretamente quando estiver no meio de sua construção, sempre será melhor optar por uma instalação profissional em vez do dispêndio de substituir o hardware danificado . Em
6. Você quer novos recursos
Em
Finalmente, você pode não pensar nas placas-mãe porquê coisas que vêm com recursos interessantes. Mas há desenvolvimentos tecnológicos no mundo das placas-mãe. E você pode querer atualizar para tirar proveito disso.
Os benefícios de atualizar sua placa-mãe variam. Por exemplo, você pode querer usar um SSD M.2, um SSD de formato pequeno que é parafusado diretamente na placa-mãe. Mas você precisará de uma placa-mãe que suporte drives M.2 para que isso funcione. Ou talvez você queira um computador que suporte transferências rápidas via Thunderbolt 3; nesse caso, você precisará de uma placa-mãe com conectividade Thunderbolt 3.
Finalmente, se você deseja obter um pouco mais de desempenho do seu sistema, ou está exclusivamente procurando aprender, você pode tentar fazer um overclock de sua CPU. Para fazer isso, você precisará não exclusivamente de uma CPU com capacidade de overclock, mas também de uma placa-mãe que suporte overclocking.
Zelo com problemas de compatibilidade
Para facilitar a atualização da placa-mãe, você precisará combinar seu novo hardware com o hardware existente – ou você pode comprar um conjunto de todos os novos equipamentos.
A segmento mais crucial é que a placa-mãe e a CPU devem corresponder. Mais especificamente, o soquete da CPU da placa-mãe precisa corresponder ao soquete da CPU. Logo, por exemplo, se a placa-mãe suporta LGA 1150, sua CPU também deve suportar isso.
Há outras considerações, porquê compatibilidade do BIOS, suporte a TDP e o número de portas SATA. Você pode usar sites online porquê o PC Part Picker, um recurso inestimável para construtores de PC iniciantes, para verificar se suas peças são compatíveis.
Escolhendo a RAM certa
Em
Lembre-se de que a opção de DDR3, DDR4 e o surgimento da RAM DDR5 significa que você terá que tomar desvelo extra para prometer que sua combinação de placa-mãe/CPU seja capaz de mourejar com a memória especificada selecionada. Se não for, você precisará atualizar. Infelizmente, não há uma solução opção para leste, mas você pode escrevê-lo porquê uma experiência de estágio.
As frequências e voltagem da RAM também devem corresponder à filete desejada da placa-mãe. Ou seja, se você tiver 2400 MHz de RAM e usá-lo com uma CPU de 2133 MHz a 1,65 v, poderá ter problemas de compatibilidade que podem prejudicar o desempenho ou levar à lapso da máquina. Novamente, o PC Part Picker é seu companheiro ao atualizar uma placa-mãe e comprar novidade RAM, pois sinalizará qualquer hardware incompatível e explicará por que é um problema.
Zelo com os gargalos ao atualizar sua placa-mãe
Lembre-se, a placa-mãe se conecta à CPU, RAM, HDD, SSD, GPU e outros hardwares, portanto, não é exclusivamente importante prometer a compatibilidade, mas também que você não esteja enfrentando um gargalo no sistema em qualquer lugar.
Não importa quão rápida seja sua combinação CPU/placa-mãe, ela ainda depende de placas adaptadoras existentes que controlam vídeo, armazenamento e velocidade de processamento (no que se refere à RAM). Se qualquer desses itens estiver no limite, incompatível ou com desempenho retardado, toda a sua máquina pode permanecer lenta com ou sem o novo combo CPU/placa-mãe.
Leia a seguir
Sobre o responsável