Os slots de cartão SD em telefones Android estão se tornando cada vez mais raros a cada novidade geração. Eles geralmente estão limitados a dispositivos de médio alcance ou orçamento. No entanto, eles continuam sendo um grande ponto de venda para muitos, já que um cartão microSD é uma maneira fácil de aumentar o armazenamento de um dispositivo – e geralmente é muito mais barato do que remunerar por um telefone com maior capacidade integrada.
No entanto, para toda a sua conveniência, os cartões de memória podem promover problemas inesperados quando você os utiliza em seu telefone. Cá estão algumas das desvantagens que surgem ao usar um cartão SD com o Android.
1. A velocidade sofre
Há um extenso espectro de cartões SD disponíveis, todos com níveis de desempenho totalmente diferentes. Se você usar um cartão de baixa qualidade, ficará rapidamente malogrado com todos os atrasos.
Isso é principalmente verdadeiro se você movimentar muitos aplicativos para o cartão SD. Tempos de carregamento, taxas de atualização e velocidades de sincronização podem diminuir drasticamente. Infelizmente, a maioria das pessoas provavelmente sofre com isso. Eles usam qualquer cartão SD idoso que possuem sem considerar se é a melhor utensílio para o trabalho.
Se você só precisa do seu cartão para uso ocasional, armazenando fotos e arquivos nele, um cartão Classe 10 ou superior deve servir. No entanto, se você estiver gravando muitos vídeos ou planeja instalar aplicativos inteiros em seu cartão, escolha o cartão mais rápido que seu telefone pode suportar. Idealmente, seria um cartão UHS-II para uso universal ou pelo menos um cartão V30 para vídeo.
Mas mesmo assim não será perfeito.
2. Desempenho de jogo reduzido
Alguns dos porcos de armazenamento mais significativos em telefones Android são jogos. Isso não significa títulos simples uma vez que jogos de palavras cruzadas, mas sim aqueles com gráficos de ponta e jogabilidade extensa. Os arquivos do aplicativo e seus jogos salvos podem juntar até vários gigabytes de dados.
Pode ser tentador movimentar esses jogos para o cartão SD, mas é uma má teoria. Mesmo os melhores cartões não funcionam rápido o suficiente para jogos Android modernos e são muito mais lentos do que o armazenamento interno. Um cartão UHS-II tem velocidade máxima de leitura e gravação de 312 MB/s; o armazenamento UFS 4.0 usado na série Galaxy S23 oferece velocidades de leitura de 4200 MB/s e velocidades de gravação de 2800 MB/s.
O resultado de jogar com um cartão microSD provavelmente serão falhas de jogabilidade, gráficos ausentes, quadros ignorados e travamentos frequentes. Para aumentar o desempenho dos seus jogos no Android, certifique-se de que seus jogos estejam no armazenamento interno.
3. Encontrar arquivos é um pesadelo
Embora você possa formatar seu cartão SD para que ele se torne um armazenamento interno adotado, isso não significa que seu telefone verá os dois discos uma vez que uma única entidade. Portanto, dependendo de seus padrões de uso, pode ser complicado encontrar os arquivos necessários em um determinado momento.
Por exemplo, você pode findar em uma situação em que diferentes tipos de dados são armazenados nos discos. Você pode ter fotos e músicas locais em seu cartão SD, mas seu Google Docs off-line e download de arquivos do Chrome na memória interna. Quanto mais aplicativos você usar, mais problemática essa fragmentação se tornará.
Você tem certeza de que consegue lembrar quais aplicativos salvam seus arquivos em qual unidade de armazenamento, meses posteriormente a feitio inicial? Tudo isso pode atrapalhar sua produtividade. Isso pode deixá-lo com duplicatas ocupando espaço desnecessário e resultar na lapso de seus sistemas de gerenciamento de arquivos.
4. Irregularidade no cartão SD
Os cartões SD têm um número restringido de ciclos de leitura/gravação. Cada vez que você acessa dados nele, o tempo de vida restante diminui. Naturalmente, a vida útil também varia dependendo da qualidade do cartão SD. Um resultado SanDisk viverá mais do que um cartão barato sem nome do eBay.
Para complicar ainda mais o problema, você pode não saber quantos anos tem um cartão sobressalente. Se você usa um SD idoso que ficou acumulando poeira por anos, provavelmente não tem teoria de quanto uso ele teve no pretérito. Portanto, você não saberá quanto tempo ele pode continuar se arrastando.
E lembre-se, ao contrário dos discos rígidos tradicionais, pode não ter nenhum sinal de alerta antes de um cartão SD falhar. Se você não tiver backups, poderá perder muito trabalho vital em segundos. Para reduzir as chances de problemas no horizonte, confira nossa lista de erros a evitar ao comprar um cartão microSD.
5. Transmigrar para um novo telefone é frustrante
Talvez ao contrário do entendimento de muitas pessoas, um cartão SD no Android não é necessariamente análogo a um cartão SD (ou unidade flash USB) em um PC. Em um computador desktop ou laptop, você pode movimentar seu cartão ou unidade flash entre diferentes dispositivos e acessar seus arquivos sem problemas – eles são portáteis.
Se você tentar movimentar o cartão SD do seu telefone Android para outro telefone ou tentar acessar seu teor em um computador, provavelmente não terá sorte. Por que? Porque quando você configura um cartão SD uma vez que armazenamento lugar do Android, o cartão é criptografado em seu dispositivo host.
Portanto, se você comprar um telefone novo, não poderá simplesmente movimentar o cartão e continuar. Você tem que formatar os dados do cartão (perdendo tudo) e encetar do zero.
Outrossim, sejamos honestos, as chances de seu próximo telefone ter um slot para cartão de memória são muito pequenas. Isso é outra coisa a se pensar.
6. Atalhos desaparecendo e outros problemas
Por termo, usar um cartão microSD no Android pode trazer algumas peculiaridades aleatórias. Durante meu próprio uso recente, me deparei com um problema curioso. Toda vez que a bateria do telefone acabava (o que, devido à idade do dispositivo, era frequente), todos os atalhos para aplicativos que eu havia movido para o cartão SD desapareciam da tela inicial do meu telefone.
E pior ainda, alguns dos aplicativos afetados – incluindo Twitter, MyFitnessPal e Reddit – também perderam todas as suas senhas salvas, configurações e outros dados do usuário.
Não está evidente exatamente o que aconteceu e pode não intercorrer com você. É, no entanto, indicativo dos tipos de problemas inesperados que podem surgir quando você usa um cartão SD com o Android.
Você ainda está planejando usar um cartão SD?
Se você leu e entendeu os pontos que abordamos, mas ainda deseja seguir em frente e usar um cartão SD em seu dispositivo Android, vá em frente. Pode ser que tudo dê patente. Mas você precisa estar cônscio de que problemas podem ocorrer e, quando ocorrerem, provavelmente farão você arrancar os cabelos de frustração.
Para evitar problemas, talvez seja melhor concordar que você terá problemas de desempenho e armazenamento em troca de poupar um pouco de quantia e exclusivamente rezar para que o motorista de entrega da Amazon apareça o mais rápido verosímil!