Ser exonerado é a última coisa que alguém quer passar em sua vida profissional. E, no entanto, praticamente todo mundo está cônscio de uma vez que é. Isso te machuca financeiramente e emocionalmente, ainda mais se você não estava esperando.
Embora todos nós queiramos nos sentir seguros no trabalho, é recomendável manter esse pensamento em mente para evitar permanecer complacente. Cá estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais você pode perder o serviço e o que você pode fazer para evitá-los.
1. Desempenho ruim
A falta de desempenho é talvez a razão mais óbvia pela qual você pode ser exonerado. Para combatê-lo, primeiro você precisa saber o que o justificação. Pode ter muitas razões para o mau desempenho; cá estão alguns comuns para ajudá-lo a pensar:
- Estresse no lugar de trabalho
- Má gestão
- Ressarcimento injusta
- Falta de reconhecimento
- Cultura de trabalho tóxica
- Desequilíbrio trabalho-vida
- Falta de treino
Para resolver esses problemas, primeiro você precisa separar as coisas que você pode e não pode controlar. Uma abordagem estóica para o trabalho, se você preferir. Cá estão algumas ferramentas e dicas que você pode usar para aumentar sua produtividade:
2. Começando Conflitos no Trabalho
Conflitos no lugar de trabalho são muito comuns, principalmente em equipes onde todos têm preferências, opiniões e ideias diferentes. Embora seu desempenho importe, não seria muito importante se você estivesse afetando negativamente a produtividade dos outros, porque a empresa uma vez que um todo ainda está perdendo tempo e numerário.
Se você luta para se remeter no trabalho e muitas vezes se vê envolvido em conflitos, é uma boa teoria aprender sobre gerenciamento de conflitos e uma vez que resolvê-los de forma eficiente. Você pode encontrar cursos relevantes no LinkedIn Learning, Coursera, Udemy e outras fontes semelhantes. Lembre-se, é do interesse de todos que seu lugar de trabalho permaneça pacífico.
3. Roubo no lugar de trabalho
Não é incomum que as pessoas roubem material de escritório e usem equipamentos de trabalho para uso pessoal, apesar de conhecerem os riscos óbvios. Embora ninguém vá incomodá-lo por olvidar de entregar uma caneta, alguns roubos no lugar de trabalho são mais sérios do que outros e podem fazer com que você seja exonerado instantaneamente e até fomentar problemas legais.
Alguns roubos graves no lugar de trabalho incluem:
- Roubar numerário de caixas registradoras, gavetas ou cofres.
- Roubar inventário para vender ou usar para si mesmo.
- Roubar cupons e vouchers corporativos.
- Roubar dados confidenciais de clientes ou funcionários.
- Usando o software da empresa por motivos pessoais.
- Manipulação de registros financeiros para mercê próprio.
4. Absenteísmo e Fuga
Absenteísmo é a tendência de permanecer frequentemente ausente no trabalho sem motivo específico. É um grande problema para os empregadores porque desperdiça tempo, numerário e oportunidades da empresa. Cá estão alguns motivos comuns para o absenteísmo dos funcionários:
- Doença ou lesão
- Problemas relacionados à família
- Problemas pessoais
- Estresse e Burnout
- Cultura de trabalho ruim
- Puericultura
A evasão é a prática de deixar permanentemente o seu serviço sem aviso prévio. É muito pior do que o absenteísmo porque pode fomentar problemas legais. Os funcionários que fogem geralmente bloqueiam toda a informação com seu empregador para evitar confrontos, mas isso só piora as coisas. Cá estão alguns motivos comuns pelos quais os funcionários fogem:
- Envolvimento em trabalho antiético
- Processo de deposição demorado
- Quebra de contrato
- Assédio no lugar de trabalho
- Gerente controlador ou repreensível
- Política insuportável no lugar de trabalho
Na maioria dos casos, simplesmente conversar com seu gerente de RH e abordar suas preocupações é a decisão mais sábia que você pode tomar. Se há um pouco em seu lugar de trabalho que está fazendo você querer permanecer ausente ou fugir, sugira melhorias ao seu gerente antes de tomar uma decisão por impulso.
5. Mentir em seu currículo
As pessoas mentem em seus currículos o tempo todo, principalmente porque acham que, se não mentirem, não serão chamadas para uma entrevista, muito menos receber uma oferta de serviço. Em outras palavras, eles se sentem desqualificados para se evidenciar uma vez que candidato a serviço devido ao mercado de trabalho hipercompetitivo.
Essas mentiras podem ser divididas em duas categorias: mentiras de percentagem e mentiras de preterição. Mentiras de percentagem é sobre incluir propositadamente informações falsas para exibir um pouco. Mentiras de preterição é sobre excluir propositadamente informações verdadeiras para esconder um pouco. O último é mais generalidade que o primeiro, mas o primeiro é mais perigoso que o segundo.
Mesmo que você acabe conseguindo um serviço mentindo em seu currículo, seu empregador ainda poderá deslindar mais tarde por meio de verificações de antecedentes e observando seu desempenho inevitavelmente ruim. Além de ser exonerado, mentir também pode prejudicar sua reputação, fomentar ações legais e limitar suas chances de encontrar um serviço no horizonte.
É normal permanecer entediado no trabalho, praticamente todo mundo fica entediado em qualquer momento do dia. Portanto, naturalmente, recorremos às mídias sociais ou à web para passar qualquer tempo e nos divertir. Mas, dependendo da frequência com que você faz isso e da tolerância do seu lugar de trabalho, isso pode levar você a perder o serviço.
Embora você provavelmente não tenha muitos problemas para olhares ocasionais, a navegação prolongada na web ou o uso de mídia social que não está relacionado ao seu trabalho pode não ser suportável. É provável que você receba alguns avisos antes que a empresa decida agir, portanto, leve-os a sério.
Se você estiver com dificuldades para desligar o telefone, poderá configurar cronômetros de aplicativos para aplicativos de mídia social com maior verosimilhança de distraí-lo no trabalho, uma vez que Instagram ou TikTok. Mas você ainda precisará edificar disciplina, no entanto. As ferramentas podem ajudar, mas não substituem uma potente moral de trabalho.
Seja esperto sobre suas ações no trabalho
Nenhum de nós gosta da teoria de ser despedido; é de partir o coração e pode fomentar muita impaciência. No entanto, ironicamente, lembrar-se ocasionalmente de sua possibilidade pode impedi-lo de fazer as coisas que podem fomentar isso.
Sempre consulte seu gerente de RH se tiver dúvidas se uma determinada ação é considerada inadequada em seu lugar de trabalho. Ou melhor ainda, releia o manual do funcionário, se sua empresa tiver um.
Leia a seguir
Sobre o responsável