A cada novidade revolução na tecnologia, as pessoas ajustam seus estilos de vida para acomodar as mudanças nas normas sociais. Em pouco mais de uma dez, colocamos smartphones nas mãos de mais de seis bilhões de pessoas em todo o mundo.
Com essa enorme mudança na cultura global, desenvolvemos algumas normas sociais interessantes para nos envolvermos melhor com outras pessoas. Neste cláusula, veremos seis dessas normas comuns que nos ajudam a regular nosso uso da tecnologia.
1. Não espie a tela de alguém sem ser convidado
Os smartphones se tornaram nossa principal utensílio para documentar nossa vida. Eles armazenam muitos de nossos dados pessoais, incluindo fotos, vídeos, contatos, senhas, informações bancárias, bate-papos e muito mais. Não é à toa que as pessoas gostam de manter as coisas privadas.
Deixar de seguir essa norma de não olhar para a tela de outra pessoa sem ser convidado pode fazer você parecer tremendo, desrespeitoso e até perigoso. Evidente, isso se aplica principalmente a estranhos e colegas, já que você pode se dar muito com amigos e familiares próximos.
2. Não deslize se alguém lhe mostrar um tanto em seu telefone
Mesmo se você for convidado para ver um tanto no telefone de alguém, não deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais do que eles pediram para você ver. Se você quiser, certifique-se de pedir permissão antes de fazê-lo.
Caso contrário, você corre o risco de fazê-los sentir que não podem incumbir em você com o telefone.
Quando um camarada diz para você conferir um vídeo legítimo do TikTok que eles fizeram, por exemplo, eles não estão convidando você para vasculhar toda a galeria. Ao contrário das paredes de mídia social que são públicas, a mídia privada é privada por um motivo.
3. Tire os fones de ouvido ao falar com alguém
Os fones de ouvido modernos vêm com todos os tipos de recursos úteis, porquê ANC (cancelamento ativo de sonido) e modo de transparência. Leste último permite que você ouça o envolvente enquanto mantém os fones de ouvido. Ainda assim, oriente é um recurso relativamente novo e longe do mainstream.
Isso define a presunção óbvia de que alguém usando fones de ouvido não pode ouvi-lo corretamente e, portanto, exige que você levante desnecessariamente a voz ao falar com eles.
Devido a isso, se alguém iniciar uma conversa com você, é de bom paladar tirar os fones de ouvido.
4. Não desconecte um dispositivo de carregamento para carregar o seu sem permissão
Seu dispositivo pode estar com pouca fardo, mas desconectar o dispositivo de carregamento de alguém exclusivamente para carregar o seu sem perguntar a eles não é uma boa teoria. Uma exceção a isso pode ser sua família direta, mas fazê-lo entre amigos ou colegas pode convocar a algumas brigas.
Ou por outra, nem todos os carregadores são compatíveis com todos os telefones. Os exemplos óbvios são iPhones com seus conectores Lightning e telefones Android com seus conectores USB-C ou Micro-USB. Portanto, mesmo que um camarada ou colega tenha um carregador sobressalente, eles podem não ajudar.
5. Não toque sua música em voz subida em espaços públicos
Leste é rés direto. Você pode ter o melhor paladar músico, mas nem todo mundo quer ouvir sua playlist, não importa o quão cuidadosamente você a tenha selecionado. Em estações de trem ou ônibus, as pessoas podem não conseguir ouvir os anúncios se você tocar sua música em voz subida.
Em parques, supermercados e praças públicas, desculpa distúrbios desnecessários às pessoas ao seu volta que estão simplesmente tentando relaxar, fazer compras ou se transferir. Se você sentir vontade de tocar suas faixas favoritas em espaços públicos, use fones de ouvido.
6. Não use sua lente de zoom para perseguir pessoas
Ao longo dos anos, as câmeras com zoom em smartphones se tornaram muito boas. Por exemplo, o Galaxy S22 Ultra pode oferecer uma foto surpreendentemente limpa, mesmo com zoom de 30x.
Embora isso seja ótimo para pessoas que gostam de tirar fotos de pássaros, prédios e da lua, infelizmente também é uma ótima utensílio para perseguidores.
Imagine que você está cuidando da sua vida enquanto alguém no prédio ao lado exclusivamente pega o telefone para ver o que você está fazendo, não é grande coisa. Claramente, isso é uma grande invasão de privacidade.
Certifique-se de usar a tecnologia com responsabilidade
A tecnologia tem uma grande influência na forma porquê interagimos uns com os outros, mormente hoje, quando ela se tornou segmento integrante de nossas vidas.
Embora todos nos beneficiemos de sua versatilidade, também perdemos por desculpa disso. Para mitigar essas consequências desagradáveis, é importante seguirmos as normas sociais para melhorar nosso relacionamento com a tecnologia.
Leia a seguir
Sobre o responsável