Antes da Apple se tornar a força dominante no mercado de telefonia traste, havia outra empresa com nome de fruta que governava esse setor: Blackberry. Todo mundo queria um, e muitos concordarão que ele estabeleceu as bases para o que os smartphones se tornariam.
Veja muito, um Blackberry oferecia aos usuários a máxima liberdade: eles podiam acessar seus e-mails em qualquer lugar. Mas, uma dez depois, as ações da empresa estavam diminuindo e a Apple e o Android estavam dominando o mercado.
Hoje, as amoras são uma relíquia do pretérito. Mas, muitos usuários ainda têm boas lembranças de seus dispositivos. Tendo usado alguns, cá estão sete coisas que exclusivamente os usuários do Blackberry se lembrarão.
1. Aquele Teclado Sublime
Em um mundo referto de dispositivos de tela sensível ao toque, muitos ainda sentem falta da resposta tátil das teclas físicas ao digitar. Eu, por exemplo, definitivamente faço. O Blackberry acertou em referto no teclado QWERTY físico em dispositivos móveis.
Evidente, na estação, a Nokia e a maioria das outras empresas estavam usando os layouts de teclado T9 padrão em seus dispositivos, mas o Blackberry realmente mudou o jogo. De grafar e-mails longos a artigos praticamente inteiros, o teclado físico do Blackberry estava realmente avante de seu tempo.
Houve alguns telefones que foram lançados com teclados físicos, mas nenhum que pudesse igualar a primazia do teclado QWERTY do Blackberry. Esse teclado icônico é o que permitiu que as pessoas respondessem a e-mails uma vez que se estivessem respondendo a mensagens de texto.
2. A superioridade indiscutível do BBM
Antes do iMessage ou do Facebook Messenger, ou mesmo do WhatsApp, havia o BBM, ou Blackberry Messenger. Todas as crianças legais da escola usavam o BBM, evitando mensagens de texto em obséquio de uma opção mais poderosa e interativa.
Naquela estação, não sabíamos muito sobre criptografia, embora seja isso que a tornou uma escolha popular para o mercado empresarial. Tudo o que você precisava era do seu PIN do BBM, um número de oito dígitos que permitia conversar com outras pessoas facilmente.
O BBM encerrou o suporte ao consumidor em 2019, mas é difícil não lembrar das boas lembranças de conversar com amigos por horas a fio usando leste serviço.
3. Segurança inigualável
Amoras eram alguns dos dispositivos mais seguros do mercado. Na verdade, o presidente dos EUA continuaria usando o Blackberry até 2015, muito depois que a marca vacilou.
E não, não é porque em um ponto os usuários não-Blackberry simplesmente não sabiam uma vez que desbloquear dispositivos Blackberry. Esta foi uma estação em que a indústria de segurança cibernética ainda estava criando raízes, e o Blackberry estava muito avante de seus pares.
Todos os e-mails enviados de e para Blackberries foram encaminhados através do Blackberry Enterprise Service, que oferecia criptografia de ponta a ponta. Isso não é tudo. A RIM, a empresa por trás do Blackberry, usou uma possante integração entre mecanismos de criptografia de hardware e software, oferecendo proteção de dados de superior nível.
4. Enviando e respondendo e-mails uma vez que um profissional
Os telefones Blackberry desempenharam um papel crucial na promoção da subida do e-mail posteriormente a viradela do milênio. A caixa de ingressão unificada trouxe toda a sua notícia em um só lugar, permitindo que você responda e-mails, mensagens de texto ou mensagens do BBM, a partir de um hub concentrado.
O teclado físico tornou a digitação de e-mails divertida no Blackberry. E, com a fantástica infra-estrutura do Blackberry, enviar e receber e-mails era incrivelmente fácil. Há um caso a ser feito cá que o Blackberry também permitiu que os empregadores enviassem e-mails para os funcionários mesmo depois do trabalho, um tanto que acabou se tornando um problema.
É fácil expressar que Blackberries mudou a percepção que a maioria das pessoas tinha sobre telefones celulares. Esses não eram mais dispositivos que simplesmente ofereciam serviços de chamadas ou mensagens, mas um que você poderia usar para grafar e-mails elaborados.
5. O ping irritante
Se você possuía um Blackberry em seu auge, sabe do que estou falando. O predecessor de coisas uma vez que o “Poke” do Facebook foi o Ping do Blackberry. Mal você enviasse um, o telefone do destinatário vibraria.
O concepção era simples: se seu colega não estava respondendo a você, basta enviar um Ping. Isso faria seu telefone vibrar, atraindo sua atenção e, esperançosamente, provocando uma resposta. No entanto, a maioria de nós nunca o usou da maneira que foi planejado. Em vez de enviar um e esperar por uma resposta, enviávamos spam e vários de uma só vez, muitas vezes provocando respostas iradas.
Embora eu definitivamente me lembre do Ping, também estou feliz em ver o verso dele. Embora fosse jocoso enviar spam para outras pessoas, costumava permanecer bastante irritante quando seu telefone começava a vibrar incessantemente.
6. Aqueles Puxões de Bateria
Uma das coisas que sinto falta nos dispositivos Blackberry mais antigos era a duração da bateria. As amoras podem porfiar facilmente dois dias sem suscitar problemas, um tanto com o qual nem os telefones mais poderosos de hoje podem competir.
Mas isso não é tudo. A maioria dos dispositivos Blackberry na estação tinha uma segmento traseira de plástico, permitindo que você removesse a bateria e simplesmente a colocasse de volta. A menos que você fosse um usuário muito pesado, carregar uma bateria sobressalente não era uma preocupação.
Os dispositivos Blackberry eram propensos a travar de tempos em tempos. Quando isso acontecia, bastava transfixar a tampa traseira, retirar a bateria e recolocá-la. Infelizmente, esse recurso não está mais disponível, pois a maioria dos fabricantes agora segue o caminho da obsolescência planejada.
7. Não havia urgência de lembrar seu próprio número de telefone
A maioria das pessoas não se lembra de seus próprios números de telefone, e isso se deve em segmento a um movimento iniciado pela Blackberry.
No início dos anos 2000, a empresa revelou um recurso em que, em vez de ter que grafar seu número, basta digitar meu numero, e o substituiria instantaneamente pelo seu número real. Não parece um grande recurso agora, mas foi definitivamente uma daquelas melhorias sutis de qualidade de vida pelas quais o Blackberry era divulgado em um ponto.
A tecnologia percorreu um longo caminho
A Blackberry simplesmente não conseguiu escoltar o ritmo de inovação de seus concorrentes, o que acabou levando ao seu termo. Empresas uma vez que Samsung e Apple continuaram a introduzir novos recursos, atendendo à demanda do mercado, enquanto a Blackberry fez suas apostas, concentrando-se em uma base de consumidores em rápida subtracção.
Essas empresas agora lançam novos telefones a cada ano, enquanto a Blackberry agora se concentra mais na segurança corporativa.
Leia a seguir
Sobre o responsável