Seu smartphone está onde você acha que está? Talvez esteja na sua bolsa, ou no seu bolso, na sua mesa, ou no parapeito ali perto da TV.
Ou é?
O roubo de celular continua sendo um problema, mas você pode vencer os ladrões. As dicas a seguir explicam como tornar seu telefone à prova de roubo.
1. Defina um PIN e acesso biométrico
Uma das primeiras coisas que você faz com um novo telefone é definir um PIN para desbloquear o dispositivo. Esta é sua primeira oportunidade de proteger o dispositivo e deve ser aproveitada. Um telefone roubado não pode ser desbloqueado sem o PIN correto, que pelo menos protege os dados e contas que você vinculou ao seu telefone.
Mas você deve ir um melhor. Impressões digitais são mais seguras do que PINs (e reconhecimento facial) e devem ser configuradas em seu telefone, se compatível.
No Android, abra Configurações > Segurança > Impressão digital para definir uma nova impressão digital. Você também pode definir um PIN para o cartão SIM, tornando o telefone ainda mais seguro, usando Configurações > Segurança > Bloqueio do SIM.
Para iPhones, abra Definições e selecione Identificação facial e senha se você tiver o Face ID, ou Touch ID e senha se o seu dispositivo tiver um botão home. A seguir, toque em Ativar senha ou Alterar senha para fazer as mudanças necessárias.
Não tem certeza se deve usar um PIN ou uma impressão digital? Nosso guia para bloquear seu telefone com uma impressão digital ou PIN ajudará você a decidir.
2. Combater o roubo, habilitar serviços de rastreamento móvel
Outra opção que você tem ao configurar seu telefone pela primeira vez é habilitar os serviços de rastreamento de telefone vinculados à conta. No Android, é conhecido como Find My Device; no iPhone, o recurso é chamado de Find My.
Se você pulou esta etapa quando recebeu seu telefone, não se preocupe, pois você poderá ativá-lo mais tarde.
No Android, acesse Configurações > Segurança > Encontrar meu dispositivo e definir para Sobre. Você pode usar o aplicativo Find My Device ou o portal da Web para visualizar a localização do telefone.
No iPhone, use Configurações> toque no seu nome> Encontrar> Encontrar meu iPhone> Compartilhar minha localização. Use o aplicativo Find My ou o Apple iCloud para verificar a localização do telefone.
3. Instale um aplicativo antifurto no seu telefone
Além dos rastreadores de telefone perdidos, vários aplicativos antifurto também estão disponíveis para Android e iPhone. Essas ferramentas de rastreamento dobram em recursos adicionais, como fotografar qualquer pessoa que insira o PIN errado, juntamente com medidas extremas, como limpezas remotas e alarmes sonoros.
Um aplicativo antifurto para smartphone deve ser escolhido e instalado antes de qualquer outra coisa.
Confira nossa lista de aplicativos antifurto para Android. Algumas dessas ferramentas e outras opções semelhantes estão disponíveis no iPhone.
4. Faça um seguro que cubra roubo de telefone
Você também deve evitar sair de casa sem seguro para o seu telefone. Esse seguro deve proteger seu smartphone contra roubo.
Não importa se você acabou de sair da Apple Store ou de uma popular rede de telefones celulares carregando uma bolsa de marca com um novo telefone encaixotado, ou se você está apenas saindo para obter sua primeira atualização em cinco anos.
Seu telefone deve estar seguro contra roubo.
Enquanto você está nisso, também cobre seus fones de ouvido e fones de ouvido. Esses dispositivos são uma oferta certa de que você está carregando um telefone oculto e são possíveis alvos alternativos. Os fones de ouvido de empresas de hardware de áudio de última geração são bandeiras vermelhas específicas para os ladrões de telefone.
5. Use uma capa de telefone antifurto
As capas de telefone com uma alça que passa ao redor do pescoço são uma ótima maneira de manter o dispositivo.
Usar seu telefone em um desses garante que o dispositivo esteja firmemente amarrado ao pescoço, como um cordão. Tentar roubar um telefone protegido dessa forma significaria um ataque, algo que a maioria dos ladrões prefere evitar.
6. Correndo? Experimente uma braçadeira de telefone
Ideal para quem gosta de se exercitar, uma braçadeira de telefone é ideal para manter seu aparelho protegido contra roubos.
Ele simplesmente desliza em seu braço com o telefone dobrado dentro, normalmente preso com um zíper oculto. Essas braçadeiras são projetadas para o conforto, feitas de tecidos leves, elásticos e respiráveis, e podem ser usadas para guardar outros itens. Assim, você pode levar seus cartões bancários, chaves e outros itens pequenos.
Se você está preocupado com o roubo do telefone enquanto corre, não há como roubar o telefone do seu braço.
7. Mantenha os telefones fora de vista em um carro estacionado
Crime de carro e roubo de telefone geralmente andam de mãos dadas.
Se um ladrão encontrar um smartphone em seu carro, a única coisa que o impede de pegá-lo é uma janela que se quebra facilmente.
E não são apenas os telefones que atraem os ladrões oportunistas. Carregadores de telefone, fones de ouvido e fones de ouvido, até docas e suportes de pára-brisa podem valer a pena comprar para vender mais tarde.
Reserve um tempo para colocar esses itens no porta-luvas, no armazenamento dos pés ou em outra área fora da vista quando estiver longe do carro.
Evite os avanços de um ladrão de telefone
Felizmente, qualquer ladrão de telefone em sua área evitará um ataque violento em favor de um ato mais direto e oportunista.
Muitos criminosos de rua se aproximarão com uma lógica pré-planejada para se aproximar de você. Isso significa que manter seu telefone fora de vista é o primeiro passo para evitar roubos.
Infelizmente, não é tão simples assim. Uma vez que um ladrão tenha “marcado” você como alguém que possui um smartphone que eles gostariam de roubar, eles tentarão distraí-lo. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
- Eles pedem-lhe o tempo. A resposta natural será procurar o relógio mais próximo, que pode ser o seu telefone. Manuseá-lo na frente deles apresenta uma oportunidade para roubo de telefone.
- Se alguém perguntar a hora, não verifique; diga a eles que você não sabe, ou invente.
- Você é abordado em um ônibus ou trem. Trens de metrô lotados são um campo de caça comum para ladrões, onde eles podem facilmente pegar um telefone e fugir antes que você tenha a chance de reagir.
- Fique atento ao ambiente e às situações e mantenha o telefone fora de vista.
Muitos métodos podem ser usados para distraí-lo na rua. Como regra geral, se um estranho se aproximar de você de qualquer direção, continue andando, independentemente de estar usando fones de ouvido ou não.
Ao fazer isso, certifique-se de:
- Você continua olhando para frente – não abaixe a cabeça ou se encurve – use os reflexos da janela para avaliar se você está sendo perseguido.
- Que seu telefone está fora de alcance.
- Você aproveita a oportunidade para entrar na loja mais próxima se estiver sendo seguido.
A sua segurança é da maior importância. Se você for ameaçado fisicamente, não arrisque sua vida por telefone.
Agora você sabe como tornar seu telefone à prova de roubo
Existe um mercado negro considerável de telefones roubados. Embora as ferramentas de rastreamento e as precauções antifurto sejam úteis, elas não acabaram com o roubo de telefones. Consequentemente, você precisa ser proativo para evitar o roubo de telefone. Para recapitular, você deve:
- Defina um PIN ou senha e use a autenticação biométrica
- Ativar serviços de rastreamento móvel
- Instale um aplicativo antifurto
- Obter seguro de roubo de telefone
- Use uma capa de telefone antifurto
- Ao correr, use uma alça de telefone antifurto
- Evite possíveis ladrões de telefone
Cabe a você tomar precauções de proteção e garantir que seu telefone seja mantido seguro e fora da vista de ladrões.