Se você é fotógrafo, não vai querer perder nenhuma chance de tomar composições de tirar o fôlego. E isso inclui tirar fotos da janela de um avião ao viajar. A verdade é que você nunca sabe o que esperar ao tirar fotos enquanto voa.
Você pode encontrar um nascer do sol esplendente, uma tempestade inesperada seguida de arco-íris ou o avião pode rodopiar em torno de uma nuvem espetacular. E os assuntos ficam ainda mais numerosos se você indicar sua câmera para o soalho.
Se você quer aprender a se preparar para sua próxima sessão de fotos durante o voo, confira as dicas listadas inferior.
1. Escolha o Melhor Lugar
Vamos estrear com o imprescindível: pegue um assento na janela. Se você estiver viajando com a família e amigos, você sempre pode trocar de lugar para tirar algumas fotos. Mas se você estiver ao lado de um estranho, pode não ter tanta sorte.
No entanto, nem qualquer assento na janela lhe dará as melhores chances de tirar belas fotos. Idealmente, seu assento deve estar quatro ou cinco fileiras na frente das asas. Dessa forma, você não acaba com nenhum tropeço indesejado em suas composições.
Se não houver mais assentos disponíveis na frente das asas, não escolha um assento logo detrás deles. A maioria dos aviões tem motores montados inferior das asas, logo você terá que evitar tomar as ondas de calor do motor.
Se você se sentar nas fileiras de trás, o estabilizador traseiro do avião pode entrar na sua foto. Portanto, o compromisso é selecionar um assento que fique quatro ou cinco fileiras detrás das asas do avião.
2. Ajuste as configurações da sua câmera
Agora que você tem o melhor assento disponível, vamos dar uma olhada nas configurações de sua câmera, para que você possa obter os melhores resultados ao fotografar pela janela do avião.
- Foco manual. Sua câmera pode ter problemas para fotografar através do vidro no foco automático. É por isso que você deve selecionar o foco manual e bloqueá-lo no ponto focal principal.
- Velocidade do obturador. Por pretexto da velocidade do avião, você terá que seguir um obturador rápido. Você pode reduzir a velocidade do obturador se houver pouca luz ou desfoque de movimento. Esta é uma das configurações que você terá que testar para evitar os erros mais comuns de velocidade do obturador que estragam suas fotos.
- Exórdio. Você pode estrear com uma lhaneza rápida, para obter velocidades de obturador mais rápidas para suas fotos. Mas dependendo de quão suja ou arranhada a janela estiver, você terá que ajustá-la. Uma lhaneza baixa minimizará as manchas e impressões digitais da janela devido à sua profundidade de campo rasa.
- ISO. Ao tirar fotos da janela de um avião, você deve usar as configurações mais baixas do ISO. No entanto, você pode aumentar o ISO para proteger a velocidade do obturador. Logo, você não acaba com imagens borradas por pretexto do movimento e das vibrações do avião.
Não importa quais configurações de câmera você escolher, evite que sua câmera fique encostada na janela. As vibrações do motor e a provável turbulência tornarão o disparo metódico um duelo, mormente se você planeja tirar fotos de longa exposição.
3. Selecione a lente certa
Você terá que fazer um compromisso entre lentes de foco longo e grande angular. Se você optar por uma intervalo focal maior, poderá ter dificuldades para tomar paisagens. Outrossim, uma intervalo focal maior capturará mais da asa do avião e da moldura da janela.
O compromisso entre esses dois pode ser uma lente de 50 mm. Há mais razões pelas quais todo fotógrafo deve possuir uma lente de 50 mm, portanto, é uma soma versátil à sua caixa de ferramentas.
4. Não use Flash
O flash é inútil ao disparar de uma janela de avião, pois não tem efeito além de 15 a 25 pés. Outrossim, produzirá reflexos contra a janela e possivelmente incomodará os outros passageiros.
5. Estude a Rota
Antes de embarcar no avião, dê uma olhada na rota. Você pode usar o Google Maps para ter uma teoria sobre sua rota ou um site ou aplicativo de rastreamento de voos.
Se você conhece a rota, pode resolver qual lado do avião oferecerá suas vistas mais bonitas. Mas se você fizer uma viagem de ida e volta na mesma rota, poderá permanecer do mesmo lado – para obter a visão completa.
6. Voe durante o dia
Porquê você deve saber, a luz desempenha um papel crucial na retrato, logo não há muito o que fazer se estiver viajando durante a noite. Mesmo se você planeja tirar imagens de longa exposição em configurações ISO altas, o avião não é firme o suficiente para obter imagens nítidas.
Outrossim, as luzes internas, uma vez que luzes do teto, TVs ou sinais de cinto de segurança, afetarão sua elaboração, pois a janela as refletirá de volta para sua câmera.
Ao voar durante o dia, você deve evitar o sol no rosto, pois terá dificuldade em evitar o fulgor da janela. Outrossim, se sua janela estiver enxurro de arranhões, isso amplificará o fulgor, para que você possa colocar a câmera de volta na mochila.
Se você voar de manhã cedo ou tarde durante o dia, será a melhor ocasião para tirar fotos do nascer ou do pôr do sol. Outrossim, não se esqueça da luz quente da hora dourada.
7. Esteja prestes
Ao viajar de avião, a paisagem ou as condições climáticas podem mudar rapidamente, logo é melhor você estar prestes para tirar uma foto. Outrossim, depois de decolar e antes de pousar, o avião irá inclinar-se para seguir sua rota. Por exemplo, se você estiver no lado recta do avião e o avião inclinar para a direita, você terá melhores ângulos para tirar suas fotos.
Se você não quer perder nenhuma chance, limpe a janela antes da decolagem. Qualquer mancha, sentimento do dedo ou na testa pode arruinar suas fotos. Não se esqueça que condensação e gelo podem se formar entre os vidros das janelas em altitudes elevadas, logo você deve tirar fotos no início do voo.
Tire belas fotos enquanto voa
Existem exclusivamente algumas dicas que devem ajudá-lo a se preparar para sua próxima viagem, se você planeja tirar fotos pela janela do avião. A verdade é que você terá que testar muito com as configurações de sua câmera até obter o melhor resultado. Antes do seu próximo voo, aprenda sobre as configurações básicas da câmera para não perder uma oportunidade quando o avião decolar.