A mídia social está tendo uma boa ou má influência na sociedade? Com a grande maioria de nós agora usando a mídia social de uma forma ou de outra, é uma pergunta importante a ser respondida.
Embora, como todo o resto, haja algumas coisas ruins nas mídias sociais, também há muitos aspectos positivos. E é sobre esses aspectos positivos das mídias sociais que estamos aqui para falar.
Um dos maiores pontos positivos das mídias sociais é que nunca foi tão fácil fazer amigos. Apenas uma década atrás, era muito difícil se conectar com as pessoas, a menos que você fosse o tipo excessivamente extrovertido capaz de conversar com qualquer um e todos em uma festa.
A ascensão dos smartphones ajudou a mudar isso, conectando as pessoas de uma nova maneira. Mas então as redes sociais surgiram e toda a ideia de amizade mudou novamente. E não há como voltar atrás.
É perfeitamente possível ter centenas ou até milhares de amigos no Facebook. Eles podem não ser amigos com quem você passa o tempo no mundo real, mas são amigos mesmo assim. Existem várias pessoas que considero amigas que nunca conheci na vida real, mas isso não diminui a conexão que temos graças às nossas interações nas redes sociais.
As mídias sociais podem ajudá-lo a fazer e manter amigos.
Todos nós provavelmente passamos muito tempo falando sobre nós mesmos em sites de mídia social. O que é perfeitamente natural. Estamos compartilhando nossas vidas — os altos e baixos, as voltas e reviravoltas — com pessoas que achamos que vão se importar.
Eles geralmente se importam e lhe dirão isso. Eles ouvirão o que você tem a dizer e o ajudarão a lidar com qualquer problema que possa estar enfrentando. Se este não for o caso, então você pode querer encontrar novos amigos.
O ponto é que por todos nós compartilhando nossas experiências nas redes sociais, somos capazes de ter empatia uns com os outros. Um amigo pode ter passado por uma provação semelhante à que você está passando atualmente e poderá ajudá-lo a superar isso.
Você também poderá ver por si mesmo que eles conseguiram sair do outro lado, que esse problema não os descarrilou e que talvez sejam melhores para a experiência. Qual é outra razão pela qual a mídia social é boa para você.
As redes sociais podem funcionar como uma espécie de sessão de terapia em grupo.
Nosso tempo está sendo esticado cada vez mais pelo trabalho e pelos compromissos familiares. Mas os sites de redes sociais oferecem uma chance de se comunicar de maneira rápida e eficiente, especialmente quando todos os envolvidos estão familiarizados com gírias de mídia social.
Escrever um Tweet leva 20 segundos e, com a postagem cruzada em outras redes sociais ativadas, essa atualização pode chegar a todos que você deseja (e provavelmente mais) em um instante.
Uma das razões pelas quais muitas pessoas não gostam de fazer chamadas telefônicas é a conversa desnecessária que elas necessitam. Você não pode simplesmente dizer o que quer e depois desligar. Porque fazer isso é visto como rude. Em vez disso, você precisa trocar gentilezas antes de dizer o que quer dizer e, em seguida, trocar mais gentilezas antes que a conversa chegue a uma conclusão natural.
A mídia social permite que você viva uma vida livre de conversa fiada.
Não é apenas o seu círculo íntimo de amigos próximos e familiares ainda mais próximos que os sites de redes sociais permitem que você se comunique de forma fácil e eficaz. Uma das coisas boas das mídias sociais é seu poder de abrir o mundo para você, tornando-o um lugar menor do que nunca.
Tanto que na verdade não tenho a menor ideia de onde residem muitos dos meus contatos. Quando se trata de mídia social, todos são iguais, independentemente da localização.
Os membros da família que moram no exterior podem ser mantidos a par dos últimos acontecimentos em seu mundo tão rapidamente quanto aqueles que moram ao lado. Amigos que você não vê desde a escola e que se mudaram desde então podem manter contato. Sites de redes sociais significam que a localização física de alguém se tornou muito menos importante.
As mídias sociais tornaram o mundo um lugar muito menor.
Não há dúvida de que ter redes sociais em nossas vidas pode levar ao rompimento de relacionamentos. Mas há um outro lado da história, que é que as pessoas estão mudando para outros relacionamentos, talvez melhores.
As redes sociais podem colocar você (de volta) em contato com pessoas com quem você tem muito em comum, e esse terreno comum geralmente é o ponto de partida para relacionamentos duradouros.
Por mais dolorosos que os rompimentos possam ser (mesmo com a ajuda de aplicativos de separação), às vezes eles podem ser a coisa certa para todos os envolvidos. O que dizer que a nova relação, fundada nos passos do Facebook, não é a que vai durar? Mesmo que não se transforme em um acasalamento espetacular, pode ser a amizade necessária no momento. O que deve ser um ponto positivo.
As mídias sociais podem ajudar a promover amizades e muito mais.
Novas linhas de comunicação abriram o mundo em grande forma. Não mais do que quando se trata de notícias, que podem dar a volta ao mundo e voltar em segundos.
A mídia social levou essa disseminação de notícias para o próximo nível, com testemunhas oculares capazes de relatar as notícias à medida que elas acontecem. O que significa que não precisamos mais esperar que equipes de notícias e jornalistas sejam enviados ao centro da ação.
Claro, alguns de vocês estarão se perguntando se isso é realmente uma coisa boa com base na prevalência de notícias falsas online. Mas os sites de mídia social estão enfrentando esse problema, rotulando cada vez mais a desinformação e direcionando os usuários para fontes melhores.
Então, isso não é culpa das mídias sociais, mas dos usuários dispostos a acreditar em tudo e qualquer coisa que leem online.
A mídia social ajuda as notícias a viajar mais longe, mais rápido, mantendo-nos todos mais informados.
Como mencionado anteriormente, os sites de redes sociais podem ajudá-lo a encontrar pessoas com quem você compartilha interesses. O Facebook, por exemplo, pede para você listar quem e o que você está interessado desde o início. Isso torna muito mais fácil encontrar um terreno comum com outros usuários.
No Twitter, você deve seguir aqueles que têm algo a dizer sobre o qual você está interessado, fazendo conexões com pessoas que pensam da mesma forma muito mais fácil do que você faria offline.
Isso requer o compartilhamento de informações e abrir mão de uma certa quantidade de privacidade. O que é suficiente para algumas pessoas rejeitarem completamente as redes sociais. Manter as informações pessoais privadas é necessário, mas compartilhar seus gostos e desgostos pode realmente contribuir para uma sociedade aberta.
Sites de redes sociais facilitam a adaptação, desde que você se abra um pouco.
Tal como acontece com a maioria das coisas na vida, existem coisas positivas e negativas sobre as redes sociais e os sites que as facilitam. Mas o social não é inerentemente bom ou ruim para a sociedade. É capaz de ter um impacto positivo na sociedade das formas descritas acima. Tudo se resume aos usuários e à maneira como eles usam as mídias sociais.