Com mais de 810 milhões de usuários, o LinkedIn é uma das redes sociais mais populares e continua crescendo a cada dia. O LinkedIn é usado principalmente para recrutar, contratar e conectar-se a profissionais, mas também é um bom lugar para freelancers encontrarem clientes que pagam muito.
Portanto, se você ainda não configurou seu perfil no LinkedIn, o que está esperando? Se você já está no LinkedIn, mas não está atraindo novos clientes freelance, pode não estar usando a plataforma corretamente.
Seja você um novo usuário do LinkedIn ou um usuário com dificuldades, cá estão algumas dicas para aumentar suas chances de obter mais clientes no LinkedIn.
1. Otimize seu perfil
É imperativo lucrar a crédito de potenciais clientes a partir do momento em que chegam à sua página de perfil. Um perfil profissional do LinkedIn terá uma chance maior de ser rolado pelos clientes, levando você a ser contratado. Assim, o primeiro passo é realçar seu perfil.
Comece personalizando o URL do seu perfil para torná-lo mais pesquisável, mantendo-o simples o suficiente para incluir em seu currículo. Carregue sua foto de perfil profissional do seu rosto para a frente e escolha a imagem de cabeçalho certa para simbolizar seus serviços.
Ou por outra, seu título deve ser sedutor e seu resumo deve provar sua experiência e explicar o valor que você pode reunir aos negócios de outras pessoas. Lembre-se de que o seu perfil do LinkedIn é o que faz ou quebra você aos olhos do seu cliente, portanto, otimize seu perfil corretamente para motivar uma primeira sensação duradoura.
Ao usar hashtags do LinkedIn nas postagens, você pode aumentar suas chances de ser visto por clientes em potencial. A única maneira de isso sobrevir é se você usar uma hashtag que eles realmente seguem.
Você pode verificar a popularidade de uma hashtag pesquisando-a na barra de pesquisa do LinkedIn para ver quantas pessoas a seguem. Quanto mais seguidores a hashtag tiver, mais pessoas poderão visualizar seu teor, maiores serão suas chances de conseguir bons clientes.
Por exemplo, você pode segmentar o público perceptível usando hashtags porquê #escrita de teor, #marketing de teore #freelancewriting. Para saber mais sobre quantas hashtags você deve usar ou se deve usar hashtags mais amplas ou de nicho, confira levante item sedutor sobre hashtags do LinkedIn.
3. Participe de grupos do LinkedIn
Grupos no LinkedIn funcionam de forma semelhante aos do Facebook. Você pode pedir a seus colegas para convidá-lo para participar de grupos relevantes. Ao encontrar um novo grupo, você também pode solicitar para participar.
Depois de se juntar, tente o seu melhor para ser mais visível para os clientes em potencial. Construa sua reputação compartilhando teor envolvente e relevante, participando de conversas, aceitando comentários construtivos educadamente, respeitando os outros no grupo e, o mais importante, não violando nenhuma regra do grupo.
Não se esqueça de compartilhar o que está aprendendo com a comunidade do seu grupo. Ao provar seu compromisso em aprimorar seu conjunto de habilidades, você tem uma boa chance de fazer novas conexões e prometer alguns clientes muito pagos.
4. Faça bom uso da seção em destaque
O LinkedIn oferece uma seção na qual os usuários podem compartilhar suas amostras de trabalho. É chamada de seção em destaque e é o primeiro lugar onde os clientes podem ver seu trabalho. Portanto, certifique-se de colocar suas melhores amostras lá.
Mesmo que você não esteja restringido em quantos documentos você pode carregar lá, certifique-se de não superlotá-lo. Em vez disso, inclua uma modelo de cada um dos diferentes tipos de serviços que você está oferecendo para que os clientes possam encontrá-los e velejar por eles facilmente.
Ou por outra, verifique se a visibilidade do seu perfil está definida porquê pública. Se a seção em destaque estiver limitada somente às suas conexões, os clientes que não estiverem conectados a você não poderão acessá-la, reduzindo assim suas chances de entrar em contato com um cliente em potencial.
5. Use extensões do Chrome para buscar clientes e cargos
As extensões do Chrome também podem ajudá-lo no processo de procura de clientes. O JobSeer, por exemplo, pode ajudá-lo a identificar as deficiências do seu perfil ou filtrar anúncios de trabalho com base em suas habilidades.
A extensão JobSeer funciona solicitando informações relevantes de você e quando você clica Procurar trabalho, ele filtrará os trabalhos mais adequados para você. Quando você se candidata a uma vaga de freelancer usando o Jobseer, recebe uma pontuação calculada de forma inteligente, mostrando o quão muito você se encaixa nessa posição.
Isso permite que você se concentre em oportunidades mais adequadas em vez de perder tempo se candidatando a empregos para os quais não está qualificado. Portanto, use essas extensões para filtrar a posição de redação freelance certa e conquistá-la com sua experiência.
6. Obtenha recomendações de seus clientes
Sua credibilidade aumenta aos olhos de novos clientes quando você recebe recomendações do LinkedIn de seus clientes existentes. O feedback deles fala muito sobre a qualidade de seus serviços e quão confiável e profissional você é.
Portanto, peça aos seus clientes que analisem honestamente seus serviços no LinkedIn com quem você trabalhou. Certifique-se de ser gentil com eles e não os force se eles não estiverem dispostos a fazê-lo. Ou por outra, crie o hábito de pedir recomendações aos seus clientes no final de cada projeto, caso ainda não o tenha feito.
Ou por outra, plataformas porquê o Upwork permitem que os freelancers compartilhem o feedback que recebem dos clientes diretamente no LinkedIn. Portanto, se você estiver usando essas plataformas, não se esqueça de compartilhar comentários em seu perfil do LinkedIn. Mais garantias para você torna você mais credível, e credibilidade é o que a maioria dos clientes está procurando.
7. Peça referências
Além de obter recomendações de seus clientes, pedir indicações de freelancers em posições de renome em sua rede é também importante. Usando o LinkedIn Peça uma referência recurso, você pode procurar empregos em sua rede e entrar em contato com pessoas que já trabalham nessa empresa.
Dessa forma, você aumenta suas chances de invadir essa posição, se sua experiência corresponder aos requisitos da vaga e a indicação vier de alguém que ocupa uma posição de renome. Enquanto você pede referências, não seja persistente e seja paciente.
Obtenha mais clientes no LinkedIn porquê freelancer
Esperamos que as dicas incluídas nesta lista facilitem o processo de procura de clientes. Ao fazer isso, você não deve falsificar recomendações trocando-as com outras pessoas, incluindo serviços nos quais você não é bom, fazendo uso indevido da plataforma ou subornando suas referências. Você pode conseguir um trabalho freelance fazendo tudo isso, mas não vai persistir.
Ainda não tem depoimentos de clientes? Você tem mais chances de conseguir um óptimo trabalho no porvir com um bom prova, logo por que não conseguir um?
Leia a seguir
Sobre o responsável