Se você é um passageiro frequente e se encontra em lugares diferentes muitas vezes no ano, deve saber porquê proteger seus dados. Quando você estiver longe de sua rede doméstica, acessando pontos de Wi-Fi desconhecidos e indo a novos lugares, você deve ser extremamente zeloso.
Isso porque estar em um lugar incógnito pode torná-lo vulnerável a ladrões de dados e hackers. Logo, para ajudar a se proteger, cá estão algumas coisas que você deve considerar antes de trespassar de férias.
1. Seja cordato ao usar Wi-Fi público
Seja cordato ao usar o Wi-Fi público gratuito que não é protegido por senha. Quando você se conecta a essa rede, seu dispositivo envia informações por essa rede sem criptografia.
Isso significa que qualquer pessoa com conhecimento pode ler e rastrear facilmente as informações que vão entre o seu PC e o roteador sem fio. Por isso, recomendamos que você use uma rede segura ou invista em roaming de dados. Se você realmente deseja permanecer conectado, deve alugar um ponto de entrada Wi-Fi. Eles geralmente estão disponíveis em aeroportos internacionais para viajantes.
Mas se você precisar se conectar a uma conexão Wi-Fi não segura, use uma VPN. Portanto, mesmo que alguém leia as informações que você transmite, elas ainda sairão sem sentido porque as VPNs incluem criptografia.
2. Proteja sua tecnologia
Ter seus dispositivos roubados é uma ameaço significativa à sua segurança cibernética. Seu computador, tablet, smartphone e até mesmo seu smartwatch normalmente contêm informações confidenciais. Você pode ter salvo suas informações pessoais e bancárias, hotéis e trajecto de viagem e muito mais.
É melhor manter seus dispositivos em seu corpo ou em seu quarto de hotel em segurança o tempo todo. Você também deve ser esperto ao viajar em pontos turísticos, pois os criminosos são conhecidos por testilhar os turistas. Antes de ir a qualquer lugar, faça sua pesquisa para saber quais golpes você deve evitar. E não retire seus dispositivos em espaços públicos inseguros, a menos que seja absolutamente necessário.
Se você não precisa levar seu tablet ou laptop quando viaja, é melhor deixá-lo em lar. Se você tiver um smartphone extra, reformate-o para sofrear o mínimo provável de informações pessoais e use-o quando viajar. Outrossim, invista em boas bolsas antifurto para proteger seus gadgets.
3. Esqueça a conexão automática
Se o seu dispositivo se conectar a uma rede Wi-Fi, ele tenderá a se reconectar involuntariamente a essa mesma rede no porvir, se estiver nas proximidades. No entanto, você deve desativar esse recurso para conexões Wi-Fi públicas. Você quer estar sempre no controle da rede que está usando. Dessa forma, ao usar seus dispositivos, você tem certeza de que suas informações estão seguras.
Isso é mormente verdadeiro se você adquiriu um sim pré-pago lugar para uso temporário. Uma vez que você não pode usar o cartão SIM quando voltar para lar, não há premência de poupar no uso de dados. Outrossim, as conexões de dados são inerentemente mais seguras do que as redes não seguras.
4. Instale a proteção antivírus para todos os seus dispositivos
Todos devem sempre ter um antivírus instalado em todos os seus dispositivos. Isso inclui seu computador, tablet e smartphone. Sim, Android e iOS também precisam de suítes de segurança. No entanto, se você é um passageiro frequente, é mais importante que você tenha essa proteção.
Isso porque, se você viaja muito, é obrigado a se conectar a redes diferentes. E embora a maioria dos sistemas Wi-Fi tenha sua própria proteção, você pode se deparar com uma conexão não segura que pode comprometer seu sistema.
Um antivírus ou pacote de segurança em seus dispositivos serve porquê sua última risco de resguardo. Portanto, mesmo se você se conectar inadvertidamente a uma rede infectada, ainda poderá proteger seus dispositivos contra o malware.
5. Sempre atualize para a versão mais recente do sistema operacional
Essa é outra coisa que todos os usuários devem fazer com frequência, mas é mais crucial para os viajantes. Especialistas em segurança e cibercriminosos estão sempre jogando um jogo de gato e rato high-tech. O primeiro está ativamente procurando e tapando brechas nos sistemas de segurança antes que o último o explore.
No entanto, a razão suasório pela qual os viajantes são mais vulneráveis é que alguns hackers visam somente áreas geográficas específicas. Alguns fazem isso para evitar o escrutínio da comunidade de segurança mais ampla ou porque têm um objectivo geopolítico lugar.
Um exemplo disso foi o bug ILOVEYOU que se espalhou pelo mundo em 2000. Embora tenha eventualmente infectado computadores globalmente, inicialmente estava restringido a somente atingir vítimas na região metropolitana de Manila. O mesmo vale para o ransomware Magniber, que foi projetado originalmente para infectar computadores na Coreia do Sul.
Ter um sistema atualizado garante que seu dispositivo seja protegido involuntariamente quando os especialistas em segurança detectarem e solucionarem vulnerabilidades.
6. Faça backup de seus dados
Enquanto você tenta proteger seus dispositivos o sumo provável, ainda pode ter ocasiões em que você pode perdê-los. Embora o dispêndio de perder um smartphone ou laptop possa ser cimeira, na maioria das vezes, os dados contidos neles são mais críticos.
E embora tentar restaurar dados quando você está em lar já possa ser um processo complicado, é dez vezes mais difícil quando você está em uma terreno estrangeira.
É por isso que você deve fazer backup de seus dados antes de viajar. Seu trabalho e outros arquivos essenciais devem sempre ser armazenados em um sistema de armazenamento conectado à rede ou em um serviço em nuvem. Dessa forma, você sempre terá uma reprodução salva.
Se você tiver documentos importantes em seu telefone, porquê passagens de avião, reservas de hotel e muito mais, tenha uma reprodução impressa com você também. Se você permanecer sem bateria ou perder seu telefone, ainda poderá embarcar no avião ou fazer o check-in no hotel.
7. Evite computadores públicos
Muitos hotéis oferecem computadores públicos que você pode usar. Embora possam parecer convenientes, use-os somente em caso de emergência. E depois de usá-los, altere as senhas de suas contas usando outro dispositivo porquê seu smartphone.
Você não sabe quem acessou esses computadores, qual proteção eles têm, se estão infectados com malware ou se têm dispositivos de rastreamento físicos conectados a eles, porquê keyloggers.
Suas credenciais podem ser roubadas dessa maneira, permitindo que os cibercriminosos acessem suas contas mesmo quando você já estiver em lar.
Proteja seus dados onde quer que você esteja
Embora essas dicas sejam úteis para os viajantes, você também pode aplicá-las quando estiver em lar. As ameaças cibernéticas sempre estarão lá. No entanto, você deve ter um zelo extra se estiver viajando, porque um ataque quando estiver longe de sua lar e seu sistema de suporte pode ser realmente estressante.
No entanto, contanto que você seja inteligente sobre suas ações online, você pode minimizar seu risco, permitindo que você aproveite sua viagem sem se preocupar.
Leia a seguir
Sobre o responsável