Você provavelmente já ouviu alguns contos da carochinha sobre carregamento de smartphones, como carregar apenas quando a bateria está completamente vazia ou deixar o telefone carregando durante a noite.
Embora não possamos identificar como esses mitos e equívocos sobre o carregamento de telefones surgiram, todos já ouvimos falar de alguns em que provavelmente acreditamos em algum momento de nossas vidas.
Estamos aqui para desmascarar alguns mitos de carregamento de telefone, responder a perguntas que você possa ter e ajudá-lo a praticar hábitos seguros de carregamento de telefone.
1. Você não deve carregar seu telefone durante a noite
Não há riscos envolvidos em carregar seu telefone durante a noite. Seu telefone não sobrecarregará e a energia não matará sua bateria, destruirá seu carregador ou iniciará um incêndio. (Estamos assumindo aqui que você não está usando um carregador defeituoso e que seu sistema de fiação elétrica está em um estado de alto nível.)
Os smartphones modernos têm baterias de íon de lítio com dispositivos integrados para impedir que o telefone absorva energia quando a bateria estiver totalmente carregada. Isso significa que, mesmo que seu telefone esteja cheio e conectado, tecnicamente ele não está em uso. No entanto, você não deve deixar seu telefone conectado durante toda a noite, todas as noites.
Se o seu modelo não for construído para suportar uma troca de calor consistente, você pode superaquecer o telefone e causar danos reais. Para estar seguro, leia o manual e as revisões. Para alguns, o júri ainda está em dúvida se deve carregar seu telefone durante a noite ou não.
2. Você só deve carregar seu telefone quando estiver completamente morto
Não é verdade. Você pode carregar seu telefone com a frequência necessária.
Aqui está uma informação essencial: as baterias de íons de lítio têm ciclos de carregamento limitados; para um iPhone, normalmente é em torno de 500. Um ciclo é uma carga completa de 0% a 100%. Portanto, se você carregar seu telefone apenas quando estiver completamente morto, esgotará o ciclo de carregamento rapidamente. Mas se você carregar o telefone de 90% a 100%, terá usado apenas 1/10 do ciclo.
É por isso que os especialistas recomendam manter a carga entre 40% e 80% para que você possa carregar seu telefone várias vezes ao dia, aproveitando ao máximo um ciclo. Essa prática prolonga a vida útil da bateria e aumenta o desempenho.
3. Você não deve usar seu telefone enquanto ele carrega
Embora existam medos legítimos por trás desse mito, isso não é verdade. Você pode usar seu telefone enquanto ele carrega, desde que esteja usando um carregador e uma bateria aprovados pelo fabricante ou legítimos sem marca. Claro, você também deve ter certeza de que não há problemas com sua fiação elétrica.
Histórias da vida real de um telefone explodindo enquanto conectado e subsequentemente eletrocutando o usuário ou iniciando um incêndio contribuíram para esse mito. E embora essas situações infelizes tenham ocorrido, as autoridades revelaram que, na maioria dos casos, as vítimas usaram carregadores de terceiros ou defeituosos não aprovados. Fatores externos também contribuíram para a explosão.
Para reiterar, usar o telefone enquanto estiver conectado é totalmente seguro. Apenas certifique-se de que você não está perto da água e não está usando um carregador de terceiros esboçado.
4. Um carregador sem marca destruirá sua bateria
Não é verdade. Carregadores sem marca de varejistas legítimos, como Vinsic, RavPower, Powergen, Anker, KMS e Belkin, não são apenas baratos, mas perfeitamente bons de usar.
Não podemos argumentar que os carregadores sem marca são tão bons quanto os do fabricante, mas são, no mínimo, mais seguros e melhores do que imitações de marcas baratas. Portanto, se é isso que você deseja, sinta-se à vontade para comprar um carregador sem marca de um revendedor respeitável. Não destruirá sua bateria ou derreterá na tomada elétrica.
No entanto, é com as imitações da marca que você deve ter cuidado. Infelizmente, eles às vezes são comercializados e embalados como o negócio real, mesmo que mal consigam fazer o trabalho. Felizmente, existem algumas maneiras de verificar se o carregador do smartphone é seguro de usar.
5. Não há problema em deixar seu telefone ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365
Não, não está tudo bem.
A maioria de nós é culpada por deixar nossos telefones ligados o tempo todo, apenas desligando-os quando há um problema. Embora não seja o maior problema do mundo, pode afetar a vida útil e o desempenho da bateria ao longo do tempo. Você não precisa desligar o telefone todas as noites. Uma vez por semana está bom. Reiniciar o telefone de vez em quando pode ajudar a melhorar o desempenho do dispositivo.
6. Não é seguro deixar seu carregador conectado
Deixar o carregador conectado ou não é uma decisão pessoal. Embora acreditemos que não há resposta certa ou errada aqui, devemos salientar que as regras de segurança recomendam desconectar os carregadores logo após o uso para evitar um incêndio. Mas se você mora onde essas situações raramente ocorrem, não deve ter problemas em deixar o carregador conectado.
Para ajudá-lo a determinar o melhor curso de ação, considere as seguintes regras práticas. Você deve desconectar o carregador se:
- Seu carregador aquece rapidamente e/ou faz barulhos, esteja ou não em uso. Nesse caso, recomendamos que você compre um novo carregador.
- Você ou seus vizinhos têm vazamentos de água.
- Os animais circulam livremente em suas casas. Eles podem morder o cabo de alimentação ou tropeçar nele quando conectado a um dispositivo.
- Você tem flutuações e picos de energia ou não tem proteção contra raios.
7. Contanto que possa carregar seu telefone, você pode usá-lo
Se o carregador for do fabricante do telefone ou de um varejista legítimo sem marca, não vemos por que não.
Conforme discutido anteriormente, você deve sempre usar o carregador original se tiver a opção de escolher. Há muitos benefícios em usar o carregador de telefone original, mas o mais importante de todos é que eles são os mais seguros.
Um carregador de telefone original raramente explode, derrete na tomada, causa ruídos ou até destrói telefones.
Os pontos mais importantes a serem lembrados
A tecnologia moderna é tão avançada que você não precisa se preocupar com os vários mitos e equívocos sobre o carregamento de telefones. No entanto, desconectar o carregador durante a noite nunca causa nenhum dano, nem quando você sai de casa por um período.
Se há uma coisa que aprendemos, são os erros dos usuários e as más condições ambientais que têm maior probabilidade de danificar seu telefone, não o próprio carregador.