Nunca houve um momento melhor para ser um jogador. Estúdios grandes e pequenos estão incessantemente publicando jogos surpreendentes, ultrapassando os limites do que um videogame pode ser. Mas onde é melhor jogar os jogos? Que tal no Xbox Series S/X da Microsoft?
Se você está pensando em gastar seu verba em um Xbox Series S/X, você pode querer fazer uma pausa. Embora seja, sem incerteza, uma máquina poderosa, pode não ser o console para você. Ou você pode pelo menos querer esperar um pouco.
Cá estão todas as razões pelas quais você não deve comprar um Xbox Series S/X.
1. Não há Exclusivos de Console
A Microsoft não começou a vida uma vez que uma empresa de videogames. Provavelmente, sua primeira introdução à Microsoft foi através do sistema operacional Windows, que ainda é poderoso até hoje. Se você quer jogar em um computador, você usa o Windows – o suporte a jogos para outros sistemas uma vez que Mac ou Linux é uma raridade.
Por um tempo, o suporte de jogos para PC da Microsoft foi péssimo, já que a empresa se concentrou no console Xbox. O pensamento de Games for Windows Live (um cliente de jogos e serviço DRM em um) traz o PTSD para muitos. Felizmente, a situação é dissemelhante agora. Isso porque todos os jogos da Microsoft são lançados no Xbox e no PC simultaneamente, o que é fantástico.
Mas isso levanta a questão: por que comprar um Xbox? Um PC para jogos sempre será mais poderoso que um Xbox. Você pode jogar todos os mesmos jogos e usar o Xbox Game Pass. Você ainda pode usar um controle do Xbox, se quiser. Tudo isso e a flexibilidade que um PC para jogos traz.
2. Armazenamento expansível proprietário
O Xbox Series S possui 512 GB de armazenamento interno, enquanto o Series X possui 1 TB (o armazenamento real é menor, pois alguns são reservados para o sistema). Ambos os consoles usam o mesmo SSD extremamente rápido, desenvolvido especificamente para o console da Microsoft.
No entanto, você provavelmente descobrirá que enche a unidade rapidamente, mesmo no 1TB mais robusto, já que muitos jogos modernos têm grandes áreas de armazenamento.
No PS5, é fácil expandir o armazenamento. Você pode até juntar um SSD M.2 ao seu PS5. No Xbox, é uma história dissemelhante. Você precisa usar a placa de expansão proprietária da Seagate. Embora você possa usar outro armazenamento extrínseco para jogos mais antigos, aqueles otimizados para o Xbox Series S/X devem usar o dispositivo da Seagate.
Embora a Microsoft diga que outros fabricantes terão suas próprias versões eventualmente, isso ainda não aconteceu, o que significa que você está recluso ao dispendioso SSD da Seagate.
3. Não suporta VR
Embora a veras virtual ainda seja uma forma de nicho para jogar, é uma preocupação crescente. Muitas grandes inovações e projetos empolgantes estão surgindo do mundo VR. Mas você não poderá jogá-los no Xbox Series S/X.
De tratado com o gerente do Xbox, Phil Spencer, ele acha que é melhor que a empresa se concentre no software porque ele terá uma graduação melhor a longo prazo. No pretérito, ele é chamado de VR “isolante”.
A Sony adota uma abordagem totalmente dissemelhante, com o PlayStation VR2 mostrando seu compromisso com o mundo VR. A Sony está até criando experiências exclusivas de VR de suas principais franquias, uma vez que Horizon Call of the Mountain.
4. O PS5 tem jogos melhores
Nascente é duvidoso e, em última estudo, se resume à preferência pessoal, mas muitos concordam que a Sony simplesmente tem melhores jogos exclusivos. Franquias uma vez que Spider-Man, Ratchet and Clank, The Last of Us, Uncharted e Horizon só podem ser jogadas no PlayStation.
Porquê mencionado, o Xbox não possui estritamente exclusivos, mas franquias uma vez que Gears of War e Halo não têm o mesmo fascínio de antes.
Dito isto, a balança pode facilmente desabar com o tempo à medida que os consoles da geração atual amadurecem. A Microsoft adquiriu a Activision e uma infinidade de outros desenvolvedores talentosos e, sem incerteza, construirá um sólido arsenal de jogos exclusivos.
5. O Xbox Series S tem pouca potência
O console da Microsoft vem em dois sabores: o Xbox Series S e o Xbox Series X. Você seria perdoado por pensar que não há muito entre eles, já que a Sony também possui duas versões do PS5 que são tecnicamente idênticas além da unidade de disco.
No entanto, as coisas não são as mesmas com o Xbox Series S/X. A Série S tem menos RAM e armazenamento, só pode atingir 1440p em oposição a 4K, executa o processador mais lentamente e só reproduz jogos digitais. Em suma, é um console nerfado e não a verdadeira experiência de próxima geração que você deseja.
6. Falta inovação ao controlador
O controle do Xbox é fantástico, e é por isso que a Microsoft não o mudou muito para o Xbox Series S/X. No entanto, ele obteve algumas melhorias em relação ao seu predecessor – é mais deleitável de segurar, possui gatilhos texturizados e possui um d-pad melhor.
Mas alguma inovação teria sido bem-vinda para fazê-lo realmente se evidenciar. Quando você o compara com o DualSense da Sony, que possui um touchpad, feedback tátil e microfone encravado, o Xbox Wireless Controller parece um pouco desatualizado.
7. Aguarde a próxima iteração
O Xbox One foi lançado em 2013. Três anos depois veio o Xbox One S, um console mais elegante e poderoso. Se você possuía o original, ou ficou com a tecnologia mais volumosa e desatualizada ou pagou o preço totalidade por uma atualização.
A mesma coisa acontecerá com o Xbox Series S/X. A Microsoft encontrará uma maneira de tornar o console menor; talvez em cores diferentes também. Considerando que a empresa está lutando para produzir consoles suficientes para atender à demanda devido à escassez global de chips e, portanto, você provavelmente não consegue encontrar um em estoque de qualquer maneira, pode esperar.
Você deve comprar um Xbox Series S/X?
Embora possam parecer grandes problemas para algumas pessoas, talvez sejam irrelevantes para você. Se for esse o caso, supimpa. O Xbox Series S/X é uma máquina poderosa e só vai melhorar com o tempo. Que você tenha muitas horas de jogos felizes pela frente.
Para todos os outros, é hora de considerar se o PS5, Nintendo Switch ou um PC poderoso será sua próxima moradia de jogos.
Leia a seguir
Sobre o responsável