O iPad Pro é sem incerteza o tablet mais poderoso que você pode comprar – e também o mais custoso. Está muito adiante de quase todos os tablets Android em termos de hardware e até software. No entanto, o principal tablet da Apple ainda está longe de ser perfeito e pode precisar de algumas melhorias.
A Apple atualiza seus iPads anualmente, mas não vimos um novo iPad Pro desde que os modelos M1 foram lançados em 2021, o que significa que essa traço deve ser atualizada. Inferior, listaremos alguns dos principais recursos que adoraríamos ver no próximo iPad Pro.
7. Uma tela OLED
Em 2021, a Apple lançou um novo display Liquid Retina XDR para o iPad Pro de 12,9 polegadas, que zero mais é do que uma termo chique para um display mini-LED. Embora gostemos de seus níveis de fulgor máximos, ainda não é tão bom quanto a tela OLED do seu iPhone, que pode fornecer pretos verdadeiros e uma taxa de contraste infinita. Aliás, nascente protótipo específico do iPad Pro sofre de floração visível em condições de pouca luz.
Portanto, gostaríamos que a Apple usasse uma tela OLED para o próximo iPad Pro. A empresa poderia tomar notas da Samsung – veja o Galaxy Tab S8 Ultra com uma tela Super AMOLED de 14,6 polegadas, por exemplo. Isso poderia melhorar drasticamente a qualidade da imagem no iPad Pro e, considerando que o protótipo de 11 polegadas nunca recebeu o tratamento mini-LED, um tela OLED seria uma grande atualização.
6. Uma câmera de identificação de rosto de paisagem
Embora o iPad da Apple tenha evoluído muito uma vez que tablet na última dez, a câmera ainda fica no topo – uma vez que um iPhone – tornando-se uma das maiores falhas do tablet. Considerando que a maioria dos usuários prefere a orientação paisagem ao invés do retrato, isso é uma chatice. A câmera montada na segmento superior não é um problema ao desbloquear seu iPad com Face ID – a menos que seu polegar esteja cobrindo a câmera – mas é alguma coisa que você precisará superar durante as videochamadas.
Durante uma chamada de vídeo com um iPad no modo paisagem, você notará que sua câmera está gravando em um ângulo desfavorável, fazendo parecer que você está desviando o olhar. Embora a Apple tenha tentado resolver esse problema com o Center Stage nos modelos M1 iPad Pro e iPad Air, uma câmera frontal montada na lateral funcionaria muito melhor e faria muito mais sentido.
5. Uma versão maior de 14 polegadas
O iPad Pro de 12,9 polegadas é grande o suficiente para quase todo mundo, mas isso não significa que não haja público para um iPad ainda maior. Muitos artistas adorariam ter uma tela maior para traçar, e uma tela de 14 polegadas seria perfeita para eles. Muitos criadores também gostariam de mais espaço na tela para edição de fotos e vídeos.
Aliás, um iPad Pro maior o colocaria no mesmo nível dos MacBooks em termos de tamanho de tela. E se a Samsung pode ter sucesso com seu Galaxy Tab S8 Ultra de 14,6 polegadas, o que impede a Apple de lançar um iPad Pro Max?
4. Tecnologia MagSafe
Estamos satisfeitos com a porta USB-C para carregar no iPad Pro, mas a Apple pode expandir as opções de carregamento introduzindo o MagSafe – uma vez que o iPhone, não o MacBook. Embora isso seja um grande duelo, considerando que o suporte ao carregamento sem fio requer um vidro traseiro – tornando o iPad Pro vulnerável a quedas – achamos que a Apple pode adotar uma abordagem dissemelhante.
Em vez de usar um vidro traseiro, a empresa poderia usar um logotipo de vidro da Apple, permitindo que ele suportasse o MagSafe sem afetar a espaço do iPad. Obviamente, o carregamento sem fio é muito mais lento, mas isso permitiria que os usuários profissionais conectassem seus acessórios e periféricos USB-C enquanto carregavam ativamente seus iPads. Uma maneira elegante de trazer carregamento sem fio para tablets, patente?
3. Carregamento sem fio revirado
Quão permitido seria carregar seu iPhone ou AirPods sem fio somente com seu iPad? Muito, certamente é provável, considerando que o iPad Pro possui uma bateria enorme. Ele já pode cevar acessórios do iPad, uma vez que o Magic Keyboard e o Apple Pencil. Portanto, não é irreal relatar com a Apple para aditar suporte ao carregamento sem fio revirado para que você possa carregar seus outros dispositivos Apple.
Com suporte de carregamento sem fio revirado, os usuários do iPad não precisariam carregar seus cabos Lightning para carregar seus iPhones e AirPods, mormente durante a viagem. Em última estudo, esse recurso valeria a pena para usuários dispostos a sacrificar alguma velocidade de carregamento por conveniência.
2. Melhor vida útil da bateria
O iPad Pro tem boa duração de bateria para um tablet, com a Apple reivindicando até 10 horas de navegação na web por Wi-Fi e até 9 horas de navegação por 5G. Isso é tapume de três horas a mais do que o Samsung Galaxy Tab S8 Ultra pode oferecer, apesar do Galaxy Tab ter uma bateria maior em um pacote maior.
No entanto, se você observar a duração da bateria dos modelos anteriores do iPad Pro, incluindo o iPad Pro original lançado em 2017, notará que a Apple ainda não melhorou nesse paisagem. Apesar dos processadores ficarem mais eficientes a cada ano e dos vários avanços nas telas, o desempenho da bateria do iPad Pro ainda não melhorou.
Se a Apple quiser que o iPad Pro substitua um laptop, ele deve oferecer desempenho de bateria comparável ao de um MacBook. No entanto, esse não é o caso atualmente, pois o M1 MacBook Air oferece até 15 horas de navegação na web. Portanto, gostaríamos de ver a Apple intensificar e oferecer pelo menos uma duração de bateria de 12 horas no próximo iPad Pro.
1. Suporte para aplicativos profissionais uma vez que o Final Cut Pro
A falta de aplicativos profissionais no iPadOS é um dos principais motivos pelos quais muitos criadores hesitam em mudar para um fluxo de trabalho somente para iPad. Ao contrário do macOS, você não tem chegada a um conjunto completo de edição de vídeo uma vez que o Final Cut Pro ou a uma estação de trabalho de áudio do dedo uma vez que o Logic Pro. Evidente, você tem alternativas uma vez que LumaFusion, mas elas estão longe de ser perfeitas, e a maioria das pessoas não gostaria de mourejar com novos softwares.
Do jeito que está, o hardware do iPad Pro está muito adiante de seu software, e achamos que a maioria dos aplicativos não está aproveitando o verdadeiro potencial dessa máquina poderosa. Portanto, queremos que a Apple resolva esse problema trazendo seus aplicativos Pro para o iPadOS com o lançamento do próximo iPad Pro.
O iPad mais poderoso pode permanecer ainda melhor
O iPad Pro pode ser o tablet mais poderoso e capaz que você pode comprar, mas ainda há muito espaço para melhorar. Aliás, o que você vai fazer com todo esse poder se o software o estiver retendo?
A Apple precisa fazer mais refinamentos não somente no hardware, mas também no software para justificar a atualização para os usuários existentes do iPad Pro. Aliás, se a Apple lançar um iPad ainda maior, os clientes terão mais dificuldade em escolher o tamanho patente da tela.