O link nesse e-mail é legítimo? Seja enviado por um companheiro ou um estranho, é imprudente clicar em links sem saber para onde eles o levam.
Um dos problemas de segurança que mais crescem atualmente é o ransomware, que geralmente é espalhado por pessoas que clicam involuntariamente em links perigosos em e-mails, redes sociais, mensageiros e outras ferramentas de colaboração. Sites de malware e phishing também são grandes riscos.
Embora você deva estar atilado a todas as suas atividades online, não faz mal ter uma ajudinha. Cá estão várias ferramentas para verificar se um link é seguro.
O que um verificador de links deve fazer
Existem dois tipos de URL:
- Um URL de tamanho padrão, começando www, seguido pelo nome do site e terminando com .com ou qualquer outro domínio de nível superior.
- Um URL reduzido, uma vez que goo.gl/V4jVrx.
Não importa se o link que você recebeu é um URL de tamanho padrão ou encurtado. Se for perigoso de alguma forma, uma utensílio de verificação de links deve alertá-lo para isso.
Se os links levarem você a um site comprometido, o verificador de links destacará isso imediatamente. Da mesma forma, links diretos para malware, ransomware e outros riscos devem ser relatados por essas ferramentas.
Os seguintes sites de verificação de links seguros ajudarão você a desenredar a verdade sobre esses links desonestos. Verifique mais de um em um determinado momento para obter os melhores resultados.
1. Uma vez que verificar a segurança do link com o Norton Safe Web
Outra maneira de verificar se há vírus ou malware em um link é descrever com isso do gigante de segurança online Norton.
Para verificar um URL em procura de malware, basta grudar o URL no campo de verificação e clicar no botão de pesquisa. O Norton Safe Web exibirá uma classificação e comentários da comunidade sobre o site. Se você deseja somar sua própria voz, pode gerar uma conta e ingressar na comunidade de verificadores de links.
Muito uma vez que seu verificador de links fundamentado em navegador. O Norton Safe Web oferece mais duas ferramentas:
- O Norton Safe Search Extension é um aprimoramento da barra de endereços do Chrome que adiciona a funcionalidade de pesquisa rápida e segura ao seu navegador
- A extensão da página inicial do Norton traz a pesquisa segura em todos os resultados do seu mecanismo de pesquisa
Ambas as opções testarão a segurança dos links antes de clicar neles e são ideais para velejar com segurança na web.
2. Nascente link é seguro? Verifique com ScanURL
Outra utensílio de verificação de link a ser considerada, o ScanURL é um site independente que leva a sério seus envios de consulta de link por meio de uma conexão HTTPS segura. Embora o verificador de links de spam seja conciliável com anúncios, os resultados são bons. Você também pode fornecer uma explicação de onde viu o URL para ajudar outros usuários a evitá-lo.
O ScanURL pesquisa o Google Safe Browsing Diagnostic, PhishTank e Web of Trust e fornece informações sobre o registro Whois do site consultado. Os resultados retornados indicarão instantaneamente se você deve visitar o site e são acompanhados por uma recomendação ScanURL.
Evite o site se os resultados o listarem uma vez que perigoso.
Vários sites (incluindo alguns nesta lista) e ferramentas são verificados pelo ScanURL à medida que agrupa os resultados. Depois que a página de resultados do ScanURL for carregada, uma URL permanente será aplicada. Você pode reproduzir e grudar isso para compartilhar com amigos, familiares ou outros interessados para que eles se refiram. Prático!
3. PhishTank – o verificador de links de phishing
Em vez de se concentrar em malware, o PhishTank permite que você diga se um link é seguro ou se ele o enviará para um site de phishing.
Logo que você inserir uma URL suspeita de homiziar uma operação de phishing, o PhishTank verificará. Se o link já estiver “no tanque”, você obterá resultados instantâneos. Caso contrário, o site fornecerá um número de rastreamento. Infelizmente, não é tão simples verificar um link de phishing quanto verificar involuntariamente alguns links de malware…
Preocupado com sites que podem convencê-lo a vulgarizar dados pessoais? Se você tiver qualquer conhecimento de roubo de identidade, saberá que isso geralmente ocorre devido a operações de phishing. O PhishTank sempre vale uma visitante ao verificar se um link é seguro.
PhishTank é operado pelo OpenDNS. Qualquer pessoa pode contribuir com o site e verificar os links que foram enviados por outros usuários.
O Google também oferece um serviço útil de verificação de links. O serviço Transparency Report oferece um campo padrão no qual você pode inserir a URL com a qual está preocupado. Alguns segundos depois, os resultados — capturados pelos rastreadores da web do Google — dirão se o site é confiável.
Junto com o malware, o Google Transparency Report alertará você sobre riscos de phishing. Preocupado em fornecer acidentalmente suas informações pessoais? O phishing é potencialmente uma preocupação maior do que o malware, por isso faz sentido ter certeza de que o site que você está planejando visitar não está prestes a roubar sua identidade.
Oferecendo uma utensílio de varredura multifuncional baseada em navegador, o VirusTotal analisa “arquivos e URLs suspeitos para detectar tipos de malware”. Os resultados das verificações são portanto compartilhados com a comunidade de segurança online. Basta acessar o site, clicar URL, depois cole o link e pesquise.
Uma utensílio simples que lhe dará resultados instantâneos, o VirusTotal também pode verificar a segurança de links em seus aplicativos Android e Windows.
Para desenvolvedores, o VirusTotal oferece APIs públicas e privadas. Embora restringido a projetos não comerciais, eles podem ser usados para gerar seu próprio registo e utensílio de verificação de links em seu site.
Fácil de usar, a utensílio dfndr lab da PSafe ajuda você a testar a segurança de um link com um único clique.
Basta reproduzir o URL que você está consultando de um e-mail, página da Web, mensagem instantânea etc. na utensílio de pesquisa. Clique Verificar URL para ver o resultado.
Se o site for encontrado no banco de dados do dfndr lab, o site exibirá onde você pode encarregar ou não. Caso contrário, ou se o site não for encontrado, você será incentivado a ter desvelo: “Se você não estiver 100% positivo no URL ou no site, não clique nele.”
Ao contrário dos outros verificadores de links listados cá, o dfndr lab depende do aprendizagem de máquina para detectar “URLs potencialmente inseguras”. Outrossim, os links são cruzados com URLs suspeitos de outros recursos, enquanto a estudo interna é realizada se os outros testes forem inconclusivos.
7. Uma vez que saber se um link é seguro com URLVoid
Por termo, há o URLVoid, uma utensílio para ajudá-lo a “detectar sites potencialmente maliciosos”. Tal uma vez que acontece com as outras ferramentas, basta inserir o URL suspeito e esperar que o site o verifique. Você encontrará informações sobre o URL e seu histórico, quaisquer marcações pretas contra ele e onde o site está fundamentado se essas informações tiverem sido tornadas públicas.
Uma lista de serviços que o URLVoid usa para gerar seus resultados também é exibida, com nomes famosos uma vez que Avira, BitDefender e PhishTank entre eles.
Se você precisar escanear um endereço IP, o URLVoid oferece um serviço complementar, o IPVoid. Para desenvolvedores, o URLVoice também fornece APIvoid para que você possa gerar seu próprio verificador de segurança de links.
Quais verificadores de links você usa?
Reunimos os melhores verificadores de URL disponíveis, testando-os para prometer que sejam perfeitos para mantê-lo seguro online. Esses sites devem fornecer a confirmação de que você precisa ao verificar links incompletos:
- Norton Safe Web
- Escanear URL
- PhishTank
- Relatório de transparência do Google
- Totalidade de vírus
- Laboratório PSafe dfndr
- URLVoid
Esses sites irão protegê-lo de todos os tipos de ameaças de segurança baseadas em links, desde malware e ransomware até e-mails falsos e sites que tentam phishing seus dados.
Leia a seguir
Sobre o responsável