Se você estiver usando um serviço VPN ou planejando obter um, há alguns recursos que você precisa entender para aproveitá-lo ao supremo. Alguns desses recursos são unicamente truques de marketing e os provedores de VPN geralmente os renomeiam para torná-los mais vendáveis. Mas há outros recursos que formam o núcleo de uma VPN e é importante prometer que funcionem muito.
A maioria dos serviços VPN vem com recursos importantes ativados por padrão, para que você não precise tocá-los e configurá-los por conta própria. No entanto, existem alguns recursos que você pode ajustar para torná-los mais úteis para seu caso de uso específico.
Logo, quais são esses recursos de VPN e porquê eles funcionam?
1. Criptografia
Uma das principais funções de uma VPN é bloquear tentativas de usuários não autorizados de interceptar, ler ou modificar o texto do seu tráfico de internet. Ele consegue isso convertendo seus dados reais em um formato ilegível e codificado por meio de um processo chamado criptografia.
Os dados são protegidos usando uma chave de criptografia definida unicamente por usuários autorizados. Para descriptografar os dados, você precisará de uma chave de descriptografia semelhante.
Uma VPN criptografa seus dados quando eles entram pelo túnel e os transformam de volta no formato original na outra extremidade.
Existem três tipos de técnicas de criptografia que a maioria das VPNs usa. Estes são:
eu. Criptografia Simétrica
A criptografia simétrica é uma forma antiga de zero que usa um algoritmo para transformar dados. A “chave” é um fator no algoritmo que altera todo o resultado da criptografia. Tanto o remetente quanto o destinatário usam a mesma chave para criptografar ou descriptografar dados.
Esses algoritmos agrupam dados em uma série de grades e, em seguida, deslocam, trocam e embaralham o texto das grades usando a chave. Essa técnica é chamada de zero de conjunto e forma a base dos sistemas de criptografia de chave usados com frequência, incluindo AES e Blowfish.
O Advanced Encryption System ou AES é uma zero de conjunto encomendada pelo governo dos EUA e usada pela maioria dos serviços VPN em todo o mundo. Ele divide os fluxos de dados em uma matriz de 128 bits, o que equivale a 16 bytes.
A chave pode ter 128, 192 ou 256 bits de comprimento, enquanto os blocos são grades de 4×4 bytes. Se você não estiver familiarizado com unidades de dados, deve aprender a enobrecer os bits e os bytes.
O comprimento da chave determina o número de rodadas de criptografia ou as passagens de transformação. Por exemplo, o AES-256 realiza 14 rodadas de criptografia, tornando-o extremamente seguro.
Os usuários que desconfiam da segurança oferecida pelo AES usam o Blowfish. Ele usa um algoritmo de código cândido e é por isso que também está incluído no sistema OpenVPN de código cândido.
No entanto, em um nível técnico, o Blowfish é mais fraco que o AES, pois usa um conjunto de 64 bits – metade do tamanho da grade AES. É por isso que a maioria dos serviços VPN prefere AES ao Blowfish.
ii. Criptografia de chave pública
Uma vácuo óbvia com o sistema de criptografia simétrica é que tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter a mesma chave. Você terá que enviar a chave para o servidor VPN para iniciar a informação. Se os interceptores de alguma forma adquirirem a chave, eles poderão descriptografar todos os dados criptografados com ela. A Criptografia de Chave Pública oferece uma solução para o risco de segurança na transmissão de chaves.
Os sistemas de criptografia de chave pública usam duas chaves, uma das quais torna-se pública. Os dados criptografados com a chave pública só podem ser descriptografados com a chave de descriptografia correspondente e vice-versa.
iii. Hash
Hashing é o terceiro método de criptografia usado por VPNs. Ele usa um algoritmo de hash seguro (SHA) para preservar a integridade dos dados e confirmar que eles vieram da natividade original.
O SHA faz segmento da livraria OpenSSL usada pela maioria das VPNs. Em algoritmos de hashing, o processo de hashing é usado para restaurar o certificado e confirmar que os dados do certificado foram enviados pela domínio certificadora em vez de qualquer interceptador.
2. Túneis divididos
O túnel dividido é um recurso VPN popular que permite escolher quais aplicativos proteger com a VPN e quais aplicativos podem funcionar normalmente. É um recurso útil que ajuda a manter segmento do tráfico da Internet privado e roteia o restante pela rede lugar.
O tunelamento dividido pode ser uma utensílio útil para poupar largura de margem, pois envia unicamente uma segmento do tráfico da Internet pelo túnel. Portanto, se você tiver dados confidenciais para transferir, poderá protegê-los sem testar o inevitável delonga em outras atividades online causadas pela VPN.
3. Limites de dados e largura de margem
Limites de dados e largura de margem são limites que determinam a quantidade de dados que você pode transferir ou a largura de margem que pode usar por vez. Os serviços VPN usam limites de dados e largura de margem para controlar a quantidade e a taxa de fluxo de dados pela rede.
É importante que os provedores de serviços VPN mantenham limites para evitar congestionamentos e interrupções na rede. No entanto, provedores de serviços premium com infraestruturas extensas, porquê ExpressVPN, NordVPN, PIA e Surfshark, não impõem limites de dados e largura de margem ao uso.
4. Política de não registro
A política de no-logs ou zero-logs é a promessa de uma VPN de nunca manter um registro das atividades online de um usuário. A política de não registro é um importante ponto de venda para VPNs, pois é uma das principais razões pelas quais as pessoas usam VPNs em primeiro lugar.
Poucas VPNs oferecem um serviço completo de zero logs e mesmo aquelas com reivindicações estritas de não logs tendem a armazenar alguns logs. Se você não tiver certeza de qual VPN escolher para um serviço verdadeiramente sem registros, procure aqueles que usam servidores somente RAM. Esses servidores salvam dados temporários que são apagados quando o hardware é desligado.
5. Conexões de Dispositivos Simultâneas
As conexões de dispositivo simultâneas referem-se ao número de dispositivos que podem se conectar a uma VPN ao mesmo tempo. A maioria das VPNs limita as conexões simultâneas e unicamente algumas delas podem acomodar conexões ilimitadas por vez.
Uma coisa a lembrar com conexões de vários dispositivos é que você pode instalar a VPN em quantos dispositivos quiser, mas não pode executá-los em todos os dispositivos ao mesmo tempo.
6. Interruptor de desligamento
Um kill switch VPN é um recurso que desconecta seu dispositivo da Internet se sua conexão VPN desabar inesperadamente. É um recurso VPN vital que impede que você envie dados para fora do túnel VPN seguro.
7. Proteção contra vazamentos
O principal objetivo de usar uma VPN é ocultar seu endereço IP real de olhares indiscretos. Mas, às vezes, seu endereço IP original pode ser revelado, expondo sua localização, histórico de navegação e atividade na Internet online. Esse incidente é chamado de vazamento de IP ou vazamento de VPN e supera o objetivo de usar uma VPN.
Muitas das principais VPNs têm proteção contra vazamento de IP/DNS integrada que é habilitada por padrão. Eles também oferecem ferramentas para verificar seu IP real e o endereço atribuído a você pela VPN. Com uma conexão VPN ativa, os dois endereços IP não devem corresponder.
8. Embaralhamento de IP
O embaralhamento de IP é um recurso de privacidade da VPN que randomiza seu endereço IP. Uma VPN faz isso reconectando você a um servidor VPN dissemelhante posteriormente um determinado pausa. A maioria das VPNs permite que os usuários configurem a frequência de embaralhamento em qualquer lugar de 10 minutos a uma vez por hora ou por dia.
Obtenha anonimato premium com uma VPN
Com o aumento das ameaças à segurança, as VPNs se tornaram ferramentas indispensáveis para obter proteção. Ao escolher uma VPN, sua principal prioridade deve ser um serviço com uma política rígida de não registro e recursos de segurança, porquê um kill switch de VPN e proteção contra vazamentos.
Ao entender a linguagem VPN e porquê os vários recursos funcionam, você poderá escolher um serviço VPN que atenda às suas necessidades.