As mensagens de texto evoluíram ao lado dos smartphones. Passamos de mensagens SMS com emoticons para experiências de texto mais ricas, graças ao compartilhamento de arquivos e mídia, emojis, adesivos e GIFs, criptografia de ponta a ponta, recibos de leitura, indicadores de digitação e muito mais.
No entanto, mesmo com smartphones contemporâneos, ainda não conseguimos aproveitar totalmente os benefícios das mensagens modernas ao enviar mensagens de texto entre dispositivos Android e iPhone. O Google disse que isso ocorre porque a Apple não suporta RCS, o padrão moderno de mensagens de texto.
Portanto agora, o Google tem uma novidade tática na manga, e está determinado a fazer a Apple entender a mensagem e fazer a troca.
Bolhas Verdes vs. Bolhas Azuis: Qual é o Problema?
Quando os usuários do iPhone enviam uma mensagem de texto para outro usuário do iPhone, ela aparece no aplicativo Mensagens em uma bolha azul. No entanto, quando os usuários do Android enviam mensagens de texto para um usuário do iPhone, ele aparece em uma bolha verdejante. A Apple usa as bolhas verdes para notificar o usuário do iPhone de que certos recursos do iMessage não funcionarão mais porque há um dispositivo Android no bate-papo.
Mas o problema não é a cor das bolhas – mesmo que o Google não ache que texto branco sobre fundo verdejante simples seja um bom design – é a qualidade datada dos serviços de SMS e MMS que eles usam.
A Apple envia mensagens de iPhone para iPhone por meio de sua rede proprietária iMessage, que possui vários recursos modernos, uma vez que reações de toque, mídia de subida solução, indicadores de digitação, recibos de leitura e muito mais. As iMessages também são enviadas pela internet, para que possam ser enviadas gratuitamente e não necessitem de dados de celular.
Mas, com mensagens de Android para iPhone ou iPhone para Android, a Apple envia e recebe textos uma vez que SMS e MMS, que o site #GetTheMessage do Google labareda de “tecnologias desatualizadas”. E temos que concordar.
Os problemas com textos SMS
O protocolo SMS/MMS não consegue renderizar mídia de subida qualidade, o que significa que os destinatários obtêm fotos borradas ou pixeladas. Os textos SMS/MMS entre iPhones e dispositivos Android nem sempre podem ser enviados por Wi-Fi, o que significa que os usuários ficam pendurados se não tiverem serviço de celular. Não há recibos de leitura e indicadores de digitação nas mensagens de texto SMS, e o limite de 160 caracteres também não ajuda.
Para inicializar, SMS e MMS não suportam criptografia de ponta a ponta, o que não é reconfortante nesta era de ataques man-in-the-middle desenfreados. Portanto, sim, a experiência de mensagens entre plataformas não é muito deleitável no universal.
O Google propõe uma solução: a Apple deveria adotar o RCS.
O que é RCS e uma vez que funciona?
RCS (ou Rich Communication Services) é um protocolo de mensagens de texto esmerado que atualiza a experiência de mensagens de texto. Com o suporte RCS, os usuários poderão enviar mensagens por Wi-Fi e acessar recursos interativos, uma vez que indicadores de digitação, reações emoji, recibos de leitura e a capacidade de enviar e receber fotos e vídeos de subida solução de até 105 MB.
No entanto, existem alguns requisitos para que o RCS funcione conforme projetado. Primeiro, os provedores de serviços devem oferecer suporte ao protocolo, e você também precisa de um dispositivo harmonizável e um aplicativo de mensagens. Em segundo lugar, e mais importante, o provedor, o dispositivo e o aplicativo de mensagens dos destinatários também precisam oferecer suporte ao protocolo RCS; caso contrário, as mensagens revertem para o padrão SMS/MMS, que é o que está acontecendo com a Apple e o Google atualmente. Entramos em mais detalhes sobre uma vez que a tecnologia funciona em nosso guia de mensagens RCS.
Campanha #GetTheMessage do Google
Essa novidade tentativa é dissemelhante da última vez que o Google tentou fazer com que a Apple mudasse para o RCS. Desta vez, a empresa está convocando o público para ajudar, reunindo o público nas mídias sociais para “intimidar” a Apple à submissão.
É um grande (e crescente) movimento de mídia social, começando com o Google incentivando os usuários a espalhar a mensagem com a hashtag #GetTheMessage. Mas, desde logo, ganhou vida própria, pois a campanha está ajudando mais usuários a aprender sobre as maneiras pelas quais o RCS pode melhorar sua experiência de mensagens de texto.
O Google está até usando o marketing de influenciadores para passar o ponto, com celebridades uma vez que Keke Palmer espalhando a vocábulo via Instagram.
As farpas anteriores do Google na Apple não foram tão empolgantes quanto esta. No início do ano, Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior do Google para plataformas móveis, acusou a Apple de manter propositadamente o protocolo SMS/MMS desatualizado porque o “bullying da bolha verdejante” significava mais vendas para a empresa.
E as alegações de Lockheimer não são infundadas. Em 2021, descobrimos por que a Apple não quer compartilhar o iMessage em documentos judiciais que citam Phil Schiller, da Apple, dizendo: “Movimentar o iMessage para o Android nos prejudicará mais do que nos ajudará”.
Agora só resta uma pergunta a fazer…
Uma vez que a Apple vai responder?
A Apple não respondeu oficialmente aos golpes do Google, e não há indicação de que irá ceder à pressão crescente. Veja muito, a Apple tem pouco a lucrar adotando o RCS, principalmente porque o protocolo iMessage atende à estratégia de aprisionamento da Apple para manter os usuários no ecossistema.
E todos sabemos que a Apple não compromete seu ecossistema, a menos que uma poder externa intervenha.