Você pode olhar para a safra atual das principais distribuições Linux e ver o tamanho de suas imagens ISO. É generalidade ver os tamanhos aumentarem para vários gigabytes.
E se houvesse uma distribuição Linux menor por aí que não ocupasse tanto espaço? Felizmente, existe. Labareda-se Tiny Core Linux.
O que é Tiny Core Linux?
Porquê o nome sugere, Tiny Core Linux é uma distribuição Linux que deve ter, muito, um pequeno núcleo. Destina-se a ser o mínimo para inicializar e exibir uma espaço de trabalho. Isso inclui o kernel, BusyBox, um desktop FLWM e zero mais.
A imagem ISO do TinyCore tem unicamente 21 MB. Os aplicativos externos são chamados de “extensões” e devem ser baixados separadamente por meio do gerenciador de pacotes.
A distro foi fundada por Robert Shingledecker, que já havia desenvolvido o Damn Small Linux. Você pode considerar o Tiny Core Linux um sucessor místico do DSL.
A teoria por trás do Tiny Core é que todo o sistema seja copiado para a sua RAM, tornando-o muito rápido.
Instalação do Tiny Core Linux
A instalação do Tiny Core Linux é dissemelhante de uma distribuição Linux típica. Você nem precisa instalá-lo. Você pode executá-lo porquê uma distribuição ao vivo, conhecida porquê Cloud/Internet. Você pode encolher e instalar aplicativos, mas eles desaparecerão quando você reiniciar a máquina.
No TCE/Install, os programas são salvos no disco rígido, mas mantidos porquê links simbólicos na RAM. No TCE/CopyFS, os programas são instalados mais porquê uma distribuição Linux típica.
Existem três opções para a mídia de instalação: Core, TinyCore e CorePlus. Core é o mais mínimo, com unicamente uma interface de console por padrão, semelhante a uma instalação mínima do Arch.
O TinyCore inclui um envolvente de desktop, enquanto o CorePlus inclui drivers Wi-Fi e layouts de teclado não americanos. É o download mais pesado, pesando 163 MB.
Para iniciar o Tiny Core Linux, você extrai a mídia de instalação e inicializa porquê em qualquer outra distribuição Linux. Para oriente cláusula, usaremos a imagem TinyCore.
Você pode configurar diferentes opções usando códigos de inicialização. Se você já usou o Knoppix, isso provavelmente será familiar para você. No momento da inicialização, as teclas de função mostrarão várias páginas de opções de inicialização.
Para realmente instalá-lo em seu disco rígido, você precisa encolher um aplicativo separado. Felizmente, é fácil fazer isso usando o programa “tc-install” do gerenciador de pacotes mencionado aquém.
O programa de instalação é orientado por menus e fácil de entender. Tudo o que você precisa fazer é escolher a partição do disco rígido e proferir para instalar o bootloader.
Download: Tiny Core Linux
Envolvente de trabalho
Tiny Core Linux usa o gerenciador de janelas FLWM para seu envolvente de desktop. Sua figura é um pouco mais áspera do que a maioria dos desktops modernos. O kit de ferramentas até parece um retrocesso ao final dos anos 90, mas é muito funcional.
Se você já usou outros desktops Linux, você se sentirá em moradia. As extensões são instaladas em um juntura na secção subalterno da tela. Você também pode iniciar aplicativos a partir de um menu que é acessado quando você clica com o botão recta do mouse.
Gerenciador de pacotes
As distribuições Linux modernas exigem gerenciadores de pacotes e o Tiny Core Linux não é exceção. Também é fácil instalar pacotes. Há um navegador de aplicativo gráfico que selecionará involuntariamente o espelho mais rápido na primeira inicialização.
Você pode pesquisar através de programas para encontrar o que deseja. Por padrão, qualquer extensão que você encolher estará disponível na próxima inicialização se você instalou o Tiny Core Linux ou configurou uma unidade de armazenamento.
Quando você reiniciar sua máquina, a extensão será copiada para sua RAM com o resto do sistema.
O Tiny Core Linux é para você?
Se você gosta de minimalismo do dedo e pequenas distribuições Linux, pode valer a pena conferir o Tiny Core Linux. Dependendo dos aplicativos que você instala, você pode encontrar que é menos pequeno, mormente se você instalar o Firefox ou o LibreOffice.
Se você tem um computador velho que não é mais suportado pela Microsoft e gostaria de reviver com o Linux, o Tiny Core pode ser uma boa opção, pois pode até rodar em um i486 com 48 MB de RAM.
As imagens padrão parecem contrariar as tendências de distros cada vez maiores que rivalizam com uma certa preocupação de software com sede em Redmond, Washington.
Se você quer uma distribuição menor ou unicamente quer um pouco dissemelhante, vale a pena conferir o Tiny Core Linux. Seu tamanho pequeno o torna ideal para aplicativos incorporados porquê um roteador ou um servidor mínimo.
Tiny Core Linux: uma distribuição ligeiro e exclusiva
Com tantas distribuições por aí, o Tiny Core Linux permanece único em um mundo de sistemas operacionais cada vez maiores, mesmo no mundo Linux. Se você quer um pouco dissemelhante da mesma safra de distros, o Tiny Core Linux é uma boa aposta.
O mundo das distribuições minimalistas é recreativo e fascinante. Sempre parece possuir uma novidade distro para tentar. Continue lendo para obter mais sugestões de distribuições Linux leves.
Leia a seguir
Sobre o responsável