Se você já tentou formatar uma unidade no seu Mac, deve ter notado que o Utilitário de Disco oferece vários formatos de registro para escolher. Entre eles estão APFS, Mac OS Extended, exFAT e MS-DOS FAT.
Uma vez que existem tantas opções, você pode permanecer confuso sobre qual escolher para sua unidade. O APFS e o Mac OS Extended devem ser usados exclusivamente com Macs. Mas qual é a diferença entre ambos, e qual você deve escolher? Discutimos os dois sistemas de arquivos inferior e oferecemos uma conferência para ajudá-lo a determinar.
Sistema de arquivos da Apple (APFS)
APFS, ou Apple File System, é o sistema de arquivos mais recente da Apple para unidades de estado sólido e memória flash. Tornou-se o formato padrão com o macOS High Sierra de 2017 e oferece muitos benefícios em relação ao Mac OS Extended, o padrão anterior.
O APFS é muito mais rápido em basicamente tudo – manipulação de dados, reprodução e colagem são mais rápidos. Da mesma forma, as melhorias nos metadados significam que é muito rápido instaurar os detalhes do registro, porquê quanto espaço uma pasta está ocupando em sua unidade.
O APFS também é mais confiável, levando a menos depravação de arquivos quando comparado ao Mac OS Extended. Isso, juntamente com suas melhorias de velocidade e otimização, torna o APFS um ótimo sistema de arquivos.
A maior desvantagem de usar o APFS é que os Macs com versões mais antigas do macOS (macOS 10.12.6 Sierra e anteriores) não podem ler, gravar ou acessar unidades que o utilizam. Assim, se você estiver usando um Mac mais idoso, precisará continuar usando o Mac OS Extended ou usar uma opção porquê o ExFAT.
Da mesma forma, se você deseja formatar uma unidade do Time Machine para APFS, está sem sorte – o macOS só pode usar o Mac OS Extended para unidades do Time Machine por enquanto. Assim, se você tentar usar uma unidade formatada em APFS para fazer backup do seu Mac usando o Time Machine, o macOS solicitará que você a formate para Mac OS Extended antes de prosseguir.
Mac OS Estendido (HFS+)
O Mac OS Extended (também publicado porquê HFS+) era o sistema de arquivos padrão anterior para unidades Mac, originalmente lançado em 1998. No macOS High Sierra e versões posteriores do macOS, o Mac OS Extended (Journaled) é usado somente porquê o sistema de arquivos padrão em acionamentos mecânicos e híbridos.
Embora o APFS seja muito mais rápido e confiável, ainda existem alguns motivos pelos quais você pode querer usar o Mac OS Extended. O principal favor do Mac OS Extended é a compatibilidade reversa. Um dos principais problemas do APFS é que os Macs que executam versões mais antigas do macOS não conseguem acessá-lo.
Por exemplo, se você tiver uma unidade externa formatada com APFS e conectá-la a um Mac executando o macOS El Capitan, seu Mac não poderá acessar e ler os dados armazenados na unidade. É por isso que é recomendado formatar as unidades que você pretende usar com versões mais antigas do macOS para Mac OS Extended (Journaled).
Outro favor de usar o Mac OS Extended é que ele é otimizado para discos rígidos mecânicos (HDDs), enquanto o APFS foi criado especificamente para funcionar muito com unidades de estado sólido (SSDs). Isso não significa que você não pode formatar um HDD para APFS – é somente que muitos dos aprimoramentos de velocidade e desempenho que o APFS traz dependem do uso de um SSD de subida velocidade ou unidade de memória flash portátil.
Da mesma forma, o Time Machine e o Fusion Drive funcionam somente com o Mac OS Extended e não com o APFS (ainda). Você deve considerar o Mac OS Extended se quiser usar sua unidade para qualquer uma dessas finalidades.
Formatos de registro estendidos do Mac OS
Se você determinar usar o Mac OS Extended para sua unidade, poderá notar que existem quatro tipos diferentes de formatos de registro disponíveis no Utilitário de Disco. Estes diferem ligeiramente em sua função, conforme descrito inferior:
- Mac OS Estendido (Quotidiano): esta é a versão padrão e mais básica do Mac OS Extended. Escolha esta opção se você não precisar de um formato criptografado ou com evidência entre maiúsculas e minúsculas.
- Mac OS estendido (registrado em quotidiano, criptografado): usa o formato Mac, mas requer uma senha e criptografa a partição.
- Mac OS Extended (diferencia maiúsculas de minúsculas, registrado no quotidiano): usa o formato Mac, mas diferencia maiúsculas de minúsculas para nomes de pastas. Por exemplo, Atribuições e ATRIBUIÇÕES são duas pastas diferentes.
- Mac OS Extended (diferencia maiúsculas de minúsculas, registrado em quotidiano, criptografado): oriente formato usa o formato Mac, diferencia maiúsculas de minúsculas para nomes de pastas, requer uma senha e criptografa a partição.
Outros formatos de registro (exFAT e MS-DOS FAT)
Há dois outros formatos de registro disponíveis no Utilitário de Disco: ExFAT e MS-DOS FAT (FAT32). Embora o APFS e o Mac OS Extended sejam específicos para macOS, você deve considerar a formatação de sua unidade para ExFAT se estiver pensando em usar sua unidade no Windows ou Linux, muito porquê no macOS.
O ExFAT é um sistema de arquivos idoso da Microsoft, talhado a substituir o sistema de arquivos FAT32 ainda mais idoso usado com unidades do sistema Windows antes do Windows XP. O ExFAT remove o limite de tamanho de registro de 3 GB e o limite de tamanho de partição de 2 TB das unidades FAT32, o que pode ser muito restritivo para muitos. Assim, é considerado uma opção melhor para armazenamento flash multiplataforma.
É provável para o Windows ler unidades APFS e Mac OS Extended, mas você precisa de um software extrínseco para fazer isso. Da mesma forma, o macOS pode ler unidades NTFS do Windows mais recentes, mas não gravar nelas. É por isso que você não encontrará a opção de formatar uma unidade para NTFS em um Mac, mas a encontrará em um PC com Windows.
APFS vs Mac OS Extended: Qual você deve escolher?
Não há um vencedor simples na guerra APFS versus Mac OS Extended—ambos os formatos de registro têm suas vantagens e desvantagens, conforme discutimos supra. Embora o APFS seja um formato de registro mais rápido e confiável que o Mac OS Extended, oriente último é harmonizável com Macs mais antigos, Time Machine, unidades Fusion e muito mais.
Em última estudo, tudo se resume ao que você precisa para usar sua unidade. Se você deseja reformatar a unidade interna (SSD) do seu Mac, pode ser melhor escolher o APFS, principalmente se a versão do macOS for harmonizável. No entanto, se você for reformatar uma unidade externa, poderá optar pelo Mac OS Extended se souber que também o usará com Macs mais antigos ou se quiser usá-lo com o Time Machine.
Não há opção certa!
Uma vez que você deve ter adivinhado, não existe uma única opção certa quando se trata de formatos de registro. Tudo se resume às suas necessidades específicas e para o que você usará a unidade. Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de formatar sua unidade, pois se torna mais tedioso fazê-lo mais tarde com dados dentro da unidade.
Leia a seguir
Sobre o responsável