O sistema operacional Debian padrão, uma das distribuições mais estáveis do mercado, e sua ramificação popular Ubuntu são ótimas opções gerais para uma distribuição Linux, mas se você tiver necessidades mais especializadas, poderá querer uma alternativa ao Debian Linux.
Aqui está uma lista das melhores distribuições baseadas no Debian que oferecem recursos robustos e um ambiente estável para usuários do Linux.
O Ubuntu é, de certa forma, a distribuição Linux de desktop baseada no Debian mais popular e por boas razões. Ele oferece uma interface gráfica de usuário amigável e possui o mais amplo suporte de driver. Muitos usuários do Linux, tanto novatos quanto especialistas, adoram porque simplesmente funciona. Também é amplamente utilizado em servidores, principalmente por provedores de nuvem como a Amazon.
O Ubuntu é baseado no Debian Unstable, efetivamente tirando um instantâneo dele e polindo-o para uso geral. As versões de Long-Term Support (LTS) têm atualizações garantidas por cinco anos a partir de seu lançamento inicial, garantindo a estabilidade do sistema.
Pop!_OS é uma versão modificada do Ubuntu projetada pela System76 para sua linha de PCs pré-instalados com Linux. Você não precisa ter uma máquina System76 para usá-lo, no entanto. Você pode baixar e instalar o Pop!_OS como faria com qualquer outra distribuição Linux baseada em Debian.
O System76 posiciona este sistema operacional como ideal para STEM e trabalho criativo. A área de trabalho apresenta vários atalhos e gestos para facilitar a abertura e a alternância entre as janelas. Você pode ladrilhar janelas e empilhá-las umas sobre as outras com facilidade.
O Pop!_OS também fornece “kits de ferramentas” para ciência de dados, produção de mídia, engenharia e bioinformática que agrupam ferramentas de software populares como Blender, R e Jupyter, entre outras.
A distribuição oferece recursos especiais para os proprietários do System76. Você pode baixar atualizações de firmware para sua máquina usando uma ferramenta especial fornecida apenas para usuários do System76.
Quando você pensa em uma distribuição Linux de desktop baseada no Debian, provavelmente pensa no Ubuntu. O Q4OS pretende ser um desktop mais enxuto e uma alternativa adequada ao Ubuntu.
Onde o Ubuntu é baseado no Debian Unstable, o Q4OS rastreia a versão estável. A área de trabalho padrão é o KDE Plasma, mas os desenvolvedores oferecem a opção de alternar as áreas de trabalho, incluindo a área de trabalho Trinity, usando a ferramenta “lookswitcher” da distribuição. É até possível rodar Plasma e Trinity lado a lado no Q4OS.
Embora possa parecer paradoxal se referir ao KDE como um ambiente de desktop “minimalista”, isso pode dizer mais sobre computadores modernos do que sobre o desktop.
Parece que à medida que as distribuições Linux são lançadas, algumas pessoas pensam que têm coisas demais nelas e lançam distribuições Linux “mínimas”. SparkyLinux é mais uma tentativa de criar uma distribuição de desktop “minimalista”.
Como o Q4OS, o SparkyLinux visa uma experiência de desktop leve por meio do ambiente LXQt por padrão, embora as imagens também estejam disponíveis com Xfce e KDE. É baseado no Debian e não no Ubuntu.
Você também pode instalar outras variações de desktop personalizadas: o GameOver focado em jogos, Multimídia para áudio, vídeo e desenvolvimento da Web e Rescue para corrigir um sistema não inicializável. Uma versão MinimalCLI também está disponível sem um servidor X.
O SparkyLinux oferece a opção de instalar uma versão “estável” ou a versão “rolante” de ponta, dependendo se você precisa de estabilidade ou do software mais recente.
Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Debian por meio do Ubuntu que tenta apresentar uma interface familiar aos usuários do Windows. A ideia é facilitar a transição para o Linux para pessoas acostumadas ao Windows e ao macOS.
Muitas pessoas também gostam de instalar o Linux em computadores mais antigos, e o Zorin OS fornece uma versão “Lite” apenas para esse fim. O site deles ainda dá uma olhada no Windows 11 e seu requisito para um módulo TPM 2.0 que muitos computadores, mesmo os fabricados nos últimos anos, não possuem.
Você pode mudar a aparência da interface para corresponder ao estilo do sistema operacional ao qual está acostumado, seja Windows ou macOS. Você pode até instalar aplicativos do Windows diretamente no Zorin OS. Ele também vem com drivers NVIDIA e ATI para jogos e tem a capacidade de se integrar a smartphones da mesma forma que o Windows e o macOS.
Devuan é um fork do Debian que resultou depois que este último fez a mudança em seu sistema init do antigo sistema inspirado no Unix System V para o systemd, uma mudança que foi controversa na comunidade Linux por várias razões, desde o suposto inchaço do software ao comportamento do desenvolvedor , o potencial para uma monocultura sistêmica e o domínio do projeto pela Red Hat (onde se originou).
Vários desenvolvedores Debian deixaram o projeto e iniciaram o Devuan para promover o que eles chamam de “liberdade de inicialização”, lançando uma variante do Debian que não usa systemd. Por padrão, o Devuan usa o sistema sysvinit, mas você pode escolher entre outros.
Muitas empresas executam Linux em seus servidores porque é seguro, mas a segurança não é boa a menos que realmente funcione. É por isso que muitas organizações empregam testadores de penetração para tentar invadir seus sistemas. Se você quiser aprender como fazer isso, Kali Linux é a sua distro.
O Kali Linux vem com centenas de ferramentas de teste de penetração como o Nmap. Ele oferece um kit de ferramentas de teste de penetração completo em um desktop Linux amigável. A documentação também é extensa, com “receitas” demonstrando como fazer algo com o sistema operacional.
Nós não somos advogados, mas você só deve tentar fazer testes de penetração em máquinas e redes que você possui ou tem permissão para tentar crackear.
MX Linux é uma distribuição Linux leve que tenta ser um meio termo entre distribuições minimalistas e grandes como o Ubuntu.
Por padrão, ele usa a área de trabalho do Xfce, com opções adicionais do KDE Plasma e Fluxbox.
A distribuição é uma sucessora da distribuição original do MEPIS, bem como do antiX; o nome é uma combinação de ambos os nomes de projeto. Os desenvolvedores desta distro pretendem que ela funcione bem em máquinas mais antigas e mais novas.
A divisão de trabalho usual no mundo Linux é que os desenvolvedores de ambiente de desktop criam as distribuições de desktop e Linux apenas o empacotam, mas o KDE entrou no jogo de distribuição Linux com o KDE Neon, uma versão do Ubuntu que mostra seus aplicativos de desktop e KDE como o programa de desenho Krita.
A página inicial promete a versão mais recente do desktop KDE Plasma, mas, como a principal distribuição do Ubuntu, tem uma versão de suporte de longo prazo disponível.
A Deepin se descreve como “a principal distribuição Linux da China”, visando um público global.
A distribuição tem seu próprio desktop, o Deepin Desktop Environment, juntamente com um conjunto de aplicativos próprios, incluindo um instalador de pacotes. A interface é atraente, enquanto o sistema subjacente é baseado no Debian.
Muito para explorar no mundo Debian
Mesmo no Debian e no Ubuntu, você não precisa escolher o sistema operacional padrão. Muitas pessoas têm usado a flexibilidade do Linux para modificar esses sistemas para o que eles querem, e os sistemas baseados em Debian não são exceção.
Existem inúmeras distribuições Linux para explorar, e mais pessoas irão construir na base de código Debian/Ubuntu no futuro. Tenha em mente que ter tantos sistemas operacionais disponíveis gratuitamente pode levar a distro-hopping.