A tipografia é uma das partes mais bonitas e frustrantes do design gráfico. Os tipos de letra podem causar um grande impacto quando usados corretamente, especialmente se você estiver tentando comercializar um produto. E o contrário, infelizmente, também é verdade.
Com inúmeras fontes disponíveis hoje, pode ser difícil encontrar aquelas que você gosta, porque você passará horas analisando todas elas. Com isso em mente, aqui estão as melhores fontes do Photoshop disponíveis para facilitar a escolha.
Escolhendo a família de fontes certa
Antes de começarmos, se você é novo na tipografia, recomendamos que você confira nossa explicação dos termos tipográficos mais importantes. Mais especificamente, você precisa saber a diferença entre um tipo de letra e uma fonte. Isso ajudará você a entender sobre o que estamos falando no restante do artigo.
As melhores fontes incorporadas do Photoshop
Ao procurar a família de fontes certa para usar – e há muitas opções disponíveis – como você decide qual é a certa para você? O Adobe Photoshop vem com vários tipos de letra integrados úteis para qualquer ocasião, e tentamos encontrar os melhores para você.
1. Times New Roman
Começamos com Times New Roman. Você está procurando um tipo de letra que seja fácil de ler ou não muito chamativo? Então Times New Roman é uma das suas melhores apostas. É um dos tipos de letra mais amplamente disponíveis, e o Photoshop nos ajudou bastante ao incluí-lo no programa.
Originalmente criado na década de 1920, o Times New Roman é comumente usado para o corpo do texto em jornais, revistas e livros. É favorecido por sua legibilidade e seu acesso universal em programas digitais.
2. Baskerville
Outro tipo de letra “clássico” que vem com o Photoshop é o Baskerville: uma alternativa elegante e um pouco “mais leve” ao Times New Roman, com a mesma aparência fácil de ler e uso conservador do espaço. Não ocupará muito espaço na página quando você o aplicar.
Embora não seja tão popular quanto o Times New Roman, o Baskerville é igualmente adequado para o corpo do texto e pode funcionar como texto para o seu cabeçalho. Parece bom em uma escala maior.
3. Máquina de escrever americana
Você está procurando uma fonte com serifa slab que funcione bem como o corpo do texto em um parágrafo? Você quer algo mais moderno e casual do que Times New Roman? American Typewriter é uma boa resposta para isso e pode dar aos seus documentos uma aparência “retrô”.
4. Script Eduardiano ITC
Agora que passamos pelo básico, e se você quiser uma fonte que se pareça com um script cursivo?
O Photoshop tem alguns desses, mas um dos melhores é o Edwardian Script ITC: um tipo de letra elegante e bem equilibrado que fica ótimo em convites de casamento, cartões de agradecimento e convites para festas.
No entanto, não recomendamos usar este para o corpo do texto porque não é tão legível quanto os outros nesta lista.
5. Montserrat
É claro que nem todas as fontes terão uma aparência “clássica”, nem você deseja que elas tenham.
Talvez você esteja procurando uma fonte compatível com a Web que fique bem em dispositivos móveis ou algo que se aproxime das tendências atuais de design. Uma das fontes mais úteis que se enquadram nessa categoria é a Montserrat, com letras amplas e em negrito que a tornam perfeita para títulos e títulos.
Uma palavra de advertência – este tipo de letra não é bom para o corpo do texto. Seu grande tamanho significa que é um assassino do espaço.
6. Século Gótico
Century Gothic é um tipo de letra sem serifa com um peso de linha limpo e de aparência mais leve em comparação com algo como Montserrat. Você pode usá-lo para títulos e títulos e, se for cuidadoso, também é bom para parágrafos curtos. Mas esteja avisado, se esses parágrafos forem muito longos, o Century Gothic os tornará difíceis de ler.
7. Helvética
É difícil escolher quais fontes são as melhores porque existem muitas delas. Parte disso também se baseia no gosto pessoal. Se você está procurando um tipo de letra simples e moderno que funcione com quase todos os designs – desde relatórios profissionais até folhetos de viagem – então é melhor usar a Helvetica.
Helvetica é uma fonte amplamente utilizada e elogiada por sua versatilidade e legibilidade. Funciona bem para cabeçalhos, títulos e corpo de texto. Como as letras são tão bem espaçadas, é difícil estragar seu design depois de aplicá-lo.
8. Fosfato
Às vezes, você quer um tipo de letra alegre para um anúncio. Uma das melhores opções incluídas no Photoshop é o Phosphate – um tipo de letra arrojado e amplo, perfeito para manchetes que chamam a atenção em pôsteres. Por causa de seu tamanho, não recomendamos usá-lo no corpo do texto, mas é ótimo para títulos.
9. Bauhaus 93
Procurando por uma fonte decorativa que seja um pouco mais borbulhante, mais amigável e mais peculiar que o Fosfato? Bauhaus 93 fará o truque. Como seu vizinho mais pesado, essa fonte é grande e em negrito, e é melhor usada para manchetes em pôsteres e folhetos.
10. Braggadocio
Um dos melhores designs sem serifa do Photoshop é o Braggadocio – um tipo de letra arrojado e hiperestilizado que imediatamente exige atenção. É bom para títulos com design retrô, mas use-o com moderação. Demais, e isso tornará seu texto difícil de ler.
11. Myriad Pro
Por último na lista de fontes integradas que o Photoshop oferece, temos o Myriad Pro, uma fonte sem serifa de aparência elegante que realmente não sai de moda. Você certamente pode emparelhar essa fonte com outros estilos sem serifa, como Century Gothic, que discutimos anteriormente.
A família de fontes Myriad tem 40 estilos diferentes, então você provavelmente encontrará um que corresponda ao seu gosto, seja a versão em negrito, itálico, estendida ou condensada.
As melhores fontes Adobe para Photoshop
Se você não encontrou o que precisa com o kit integrado do Photoshop, o Adobe Fonts pode ser sua resposta. Existem milhares de fontes para escolher e carregá-las no Photoshop leva apenas um clique. Além do Adobe Fonts, também temos uma lista de sites que ajudarão você a encontrar fontes gratuitas com base na aparência.
Para ativar uma fonte no Photoshop, vá para Adobe Fonts e use a barra de pesquisa na parte superior para encontrar fontes específicas ou role para baixo e clique Procurar fontes. Uma vez aqui, procure a fonte que deseja usar e clique em Ativar fonte. Agora, você pode usar essa fonte no Photoshop ou em qualquer outro aplicativo compatível da Creative Cloud!
Existem vários pesos de fonte disponíveis para carregar, e você também verá Ativar X Fonts no canto superior direito. Essa opção permite carregar todos os pesos de fonte com um clique, em vez de alternar seleções individuais.
12. Osvaldo
Começando com fontes sem serifa, temos Oswald. O tipo de letra impressionante de Oswald brilha como cabeçalho ou texto herói, mas também pode ser uma opção sólida para uma cópia menor com a qual você deseja atrair a atenção do leitor (como uma lista de recursos, talvez).
Oswald fica bem em uma série de outras cores, o que torna o texto do anúncio atraente.
13. Areia movediça
A fonte Quicksand do Google é suave e convidativa. Use-o em parágrafos longos ou curtos para preencher sua página com conteúdo atraente, ou coloque-o em negrito e coloque-o no topo da página como um cabeçalho. É uma fonte versátil que não fica mal em qualquer lugar que você a coloque.
14. Robô
Roboto vem ganhando força na web, e é fácil entender o porquê. Roboto é como o Casual Friday no trabalho; é profissional, mas descontraído ao mesmo tempo. Uma versão moderna de uma fonte clássica, é fácil de ler e encadeia bem as frases.
15. Amático
Se você está procurando algo mais estilizado, o Amatic é uma ótima opção para cabeçalhos que contam uma história. O uso do Amatic mudará imediatamente o clima de sua composição – dará às coisas uma sensação “caseira”. Isso é ótimo para o texto do cabeçalho que se conecta ao seu público em tópicos sobre os quais sua empresa se sente fortemente.
16. Correio
Courier é uma ótima opção na hora de incluir elementos tecnológicos em sua peça. Alguns programadores preferem trabalhar usando Courier (ou uma variação dele), então use essa fonte se quiser adicionar um bloco de código à sua peça. Ele também pode ser usado como texto de parágrafo se o estilo exigir, mas há opções muito melhores para cabeçalhos e texto grande.
17. Merriweather
Você provavelmente já viu essa fonte em ação antes. Elegante, versátil e adequado, o Merriweather pode ir a qualquer lugar. Use-o como texto de cabeçalho para retratar claramente uma mensagem para o leitor ou use-o para chamar a atenção para uma citação grande que divide o texto. Você pode até usá-lo para preencher uma página com conteúdo sem parecer sobrecarregado ou confuso.
18. Cooper Black
Cooper Black é o cabeçalho e o texto do título por completo. Esta fonte exclama “Ei, olhe! Leia-me!”. Apenas tenha em mente que ele não é adequado para texto de formato longo.
Em quantidades calculadas, Cooper Black é o chamariz que você procura. Use-o com moderação como texto H3 para quebrar parágrafos longos com eficiência.
19. O mais rápido possível
O design elegante do Asap funciona melhor quando usado em parágrafos ou mensagens curtas. As palavras fluem bem de uma para outra para criar um visual homogêneo sem entediar o leitor.
20. Coquete
O Coquette é elegante e suave e, embora funcione bem como texto de cabeçalho e texto de descrição curto, os numerais são uma espécie de jóia escondida. Use Coquette para preços de restaurantes ou números de telefone da empresa para adicionar um toque único à atmosfera do seu design.
Esta é uma fonte exclusiva que pode entrar em conflito com outros tipos de fontes fortes em seu design.
21. Rooney Sans
Rooney Sans cria um texto de logotipo incrível. É atraente, fácil de ler, elegante e atrevido; ele faz o trabalho e, em seguida, alguns. Um pouco vai um longo caminho, e usar muito fará com que as coisas pareçam turbulentas.
Este também é um tipo de letra incrível para aqueles que projetam suas próprias camisetas, pois palavras grandes serão claramente legíveis à distância.
22. ITC Benguiat
Em seguida na lista, temos uma fonte que pode ser familiar para você se você assistiu Stranger Things no Netflix. Então, se você está procurando uma estética semelhante, este é um ótimo tipo de letra para usar.
A fonte exata que usamos para a imagem acima é a Benguiat Pro ITC Book Condensed, mas também está disponível na largura padrão, se você preferir. Esta família tem um total de 12 estilos diferentes para escolher e, como qualquer outra Adobe Font, você pode obtê-lo com sua assinatura da Creative Cloud.
23. Diavlo
Para a fonte final nesta lista, temos a família de fontes Diavlo, se você quiser um estilo moderno que também pareça atemporal. Você tem cinco estilos de fonte diferentes para escolher, mas o que usamos aqui é o Diavlo Book.
Você também pode conferir o Diavlo Light se quiser um visual mais elegante ou o Diavlo Bold para chamar a atenção do leitor. Mais uma vez, se você pagar pela Creative Cloud, poderá ativá-la no site do Adobe Fonts com um único clique.
Encontre as fontes do Photoshop que funcionam para você
Agora que você recebeu uma introdução aos tipos de letra que vêm com o Photoshop e o Adobe Fonts, você deve experimentá-los para ver qual se encaixa com seus gostos pessoais.
Como mencionado anteriormente, o design pode ser subjetivo, e pode haver algumas fontes que não fazem parte desta lista e que você acha que são mais adequadas para seus documentos. Recomendamos que você passe por todos eles e veja o que funciona melhor para você.
Se você explorar o pacote completo de tipografia desta lista e ainda não estiver satisfeito com as opções disponíveis, sempre poderá usar um site de tipo de letra diferente para pesquisar e baixar famílias de fontes gratuitas e adicioná-las ao Photoshop.