Uma bateria de telefone descarregada é mais do que frustrante, especialmente quando estamos fora de casa e precisamos de nossos smartphones. Às vezes, parece que você está carregando seu telefone por horas apenas para que ele morra na metade do tempo. Mas por que, exatamente, a bateria do seu telefone está drenando tão rápido? O que você pode não saber é que várias coisas podem consumir sua bateria sem que você perceba, e assumir o controle delas pode manter sua bateria cheia por mais tempo. Então, aqui estão as sete causas mais comuns de uma bateria de telefone de drenagem rápida.
1. Alto brilho da tela
Começaremos com uma das causas mais óbvias para uma bateria de telefone que esgota rapidamente: o brilho da tela.
Pode parecer conveniente ter o brilho no máximo, especialmente quando você está do lado de fora, mas isso tem um grande efeito na bateria. Além disso, ter seu telefone no brilho máximo enquanto usa o modo de luz drena ainda mais a bateria. Portanto, sempre que possível, mantenha o brilho da tela no mínimo para economizar um pouco mais de vida útil da bateria.
Você também pode ajustar as configurações de brilho do telefone para que ele se ajuste às diferenças de luz externas. Isso permitirá que ele escureça em ambientes com pouca luz e ilumine em ambientes expostos a muita luz. Para fazer isso, você precisará primeiro ir para as configurações do seu telefone e depois para o Exibição ou Tela e brilho seção (dependendo se você estiver usando um telefone Android ou iOS).
Aqui, você poderá definir o brilho do seu telefone para ajustável, economizando bastante bateria a longo prazo.
Mas uma tela mais escura nem sempre é conveniente, especialmente se você tiver problemas de visão. Então, o que mais você pode fazer em vez de diminuir o brilho da tela?
Uma alternativa é alternar a exibição dos aplicativos usados com frequência para o modo escuro, bem como a exibição geral do telefone. Isso não escurece drasticamente a tela do telefone, mas altera o menu branco padrão do telefone e os fundos do aplicativo para preto. Você ficaria surpreso com a quantidade de bateria que isso pode economizar sem comprometer o brilho.
Você pode alternar o modo de exibição geral do seu telefone seguindo as mesmas etapas mostradas nas capturas de tela acima.
2. Aplicativos em segundo plano
Os aplicativos em segundo plano funcionam essencialmente mesmo quando você não os está usando diretamente. Os exemplos incluem VPN, antivírus, saúde e aplicativos de calendário. Esses aplicativos monitoram ou controlam certos aspectos do seu telefone sem que você intervenha, o que, embora conveniente, consome significativamente a bateria.
Além disso, você provavelmente não precisa de um bom número desses aplicativos para funcionar em segundo plano. Então, como você pode desativar aplicativos em segundo plano?
Como mostrado acima, vá em suas configurações e clique em Cuidados com o dispositivo (Android) ou Bateria (Iphone). Em seguida, você deverá ver a opção de otimização da bateria, que, se ativada, fechará todos os aplicativos em segundo plano desnecessários. Isso pode acabar economizando uma boa parte da vida útil da bateria, por isso vale a pena considerar.
3. Modo Picture-in-Picture
Se você usa o YouTube Premium, Twitch ou um aplicativo semelhante em seu telefone, pode ter usado o modo picture-in-picture antes. Isso envolve assistir a qualquer vídeo ou transmissão em uma pequena caixa de visualização na tela enquanto usa outros aplicativos. Embora isso seja conveniente, usar vários aplicativos simultaneamente como esse pode esgotar a bateria do telefone.
Para desativar o modo picture-in-picture em aplicativos escolhidos, vá para as configurações do seu telefone e vá para o Aplicativos seção em um Android ou Imagem na Imagem em um iPhone dentro do Em geral seção.
Em seguida, clique no aplicativo escolhido na lista fornecida. Agora você pode visualizar as permissões e configurações gerais do aplicativo em questão. Aqui, você poderá selecionar o Imagem na Imagem opção (se aplicável ao aplicativo) e ative ou desative-a usando o botão de alternância.
4. Ficar conectado 24 horas por dia, 7 dias por semana
Pode parecer um acéfalo manter seu Wi-Fi ou dados ativados a qualquer hora para que você possa se manter conectado dia e noite. Mas isso pode esgotar significativamente a bateria do telefone, pois você recebe constantemente notificações, atualizações em segundo plano e muito mais quando não precisa necessariamente delas.
Durante as horas de sono é um ótimo momento para desligar o Wi-Fi. Claro, você pode simplesmente mudar seu telefone para o Modo Avião. Mas, se você estiver preocupado em perder uma chamada urgente, poderá desligar o Wi-Fi e os dados na lista suspensa do telefone para que ainda possa aceitar chamadas telefônicas. Tenha em mente que mudar seu telefone para Não perturbe O modo não desliga seu Wi-Fi ou dados.
5. Uma bateria de telefone antiga
Às vezes, não é um aplicativo ou uma configuração que afeta a vida útil da bateria do telefone, mas a própria bateria. Como em tudo, os telefones envelhecem e, com o passar dos anos, sua bateria não será tão boa quanto antes. Após cerca de dois ou três anos (dependendo do modelo do telefone), sua bateria não poderá mais atingir sua capacidade máxima original, o que pode fazer com que a bateria descarregue rapidamente.
Às vezes, seu telefone irá notificá-lo quando detectar uma diminuição na qualidade da bateria, mas às vezes não. O sinal mais comum de uma bateria degradada sem qualquer notificação é a menor duração da bateria em geral. Então, o que pode ser feito sobre isso?
A primeira e mais óbvia opção é a substituição da bateria. Isso geralmente é muito mais barato do que uma substituição total do smartphone e pode resolver seu problema de esgotamento rápido da bateria de maneira rápida e fácil. Os preços da bateria variam dependendo do telefone específico que você possui.
A outra opção, é claro, é substituir completamente o seu telefone. Você pode estar no ponto em que não é apenas a bateria que perdeu sua vantagem e, portanto, optar por uma substituição pode ser a opção mais conveniente e financeiramente sábia. Os reparos do telefone podem ser muito caros hoje em dia, portanto, se você estiver lidando com várias peças defeituosas e seu telefone estiver envelhecendo, talvez seja hora de uma atualização.
6. Aplicativos de rastreamento de localização
Há um grande número de aplicativos que podem rastrear sua localização. Google Maps, Bumble, Deliveroo, aplicativos de varejo, tudo. E, embora você possa pensar que esses aplicativos rastreiam apenas sua localização quando você os usa diretamente, esse nem sempre é o caso. Esse monitoramento constante de localização requer energia e pode prejudicar a vida útil da bateria do seu telefone.
Então, como isso pode ser evitado?
A maneira mais fácil de desativar o rastreamento de localização é desligar completamente a localização do seu telefone. Você pode fazer isso no menu suspenso do seu telefone. Você também pode manter pressionado o ícone de localização na lista suspensa do seu telefone para acessar suas configurações completas de localização, conforme mostrado abaixo.
No entanto, se você quiser que determinados aplicativos (talvez um aplicativo de segurança ou navegação) continuem rastreando sua localização, você pode desativar o rastreamento de localização individualmente por meio da seção “Permissões” das configurações de cada aplicativo. Fazer isso pode demorar um pouco, mas lhe dará controle total sobre quais aplicativos têm e não têm acesso à sua localização em tempo real.
7. Um Excedente de Notificações
Quando você instala um novo aplicativo em seu telefone, é provável que suas configurações de notificação sejam ativadas automaticamente. Mas você não precisa necessariamente receber notificações de todos os aplicativos que possui, e isso pode ter um efeito prejudicial na duração da bateria do seu telefone. Assim, você pode desativar as notificações de determinados aplicativos para ajudar a mitigar a perda de bateria.
Para fazer isso, vá para as configurações do seu telefone e abra o Notificações seção. Aqui, você poderá visualizar as configurações de notificação de todos os aplicativos instalados em seu telefone.
Agora você pode alterar as configurações de notificação de qualquer aplicativo, ativando e desativando-as rapidamente por meio da alternância ou tocando no próprio aplicativo para alterar configurações mais específicas. Por exemplo, você pode querer receber notificações de mensagens do Instagram, mas não de curtidas ou seguidores.
Dicas e truques adicionais
Além das sugestões listadas acima, existem algumas maneiras extras de ajudar a bateria do seu telefone.
Em primeiro lugar, tente usar o carregador original do seu telefone ao carregá-lo, pois isso terá uma chance maior de permitir que a bateria atinja a capacidade ideal. Isso também pode ajudar na velocidade de carregamento.
Também é uma boa ideia verificar quais aplicativos estão consumindo a maior parte da vida útil da bateria, o que pode ser feito nas configurações do telefone na seção Bateria. Você ficaria surpreso com quais aplicativos estão afetando muito a vida útil da bateria do seu telefone, e limitar suas permissões ou uso pode ser extremamente benéfico.
Diga adeus a uma bateria descarregada com esses métodos de economia de energia
É sempre uma dor ter seu telefone morrer inesperadamente, mas com as sugestões acima, você poderá otimizar a bateria do seu telefone e impedir que ele se esgote tão rapidamente. Quem sabe, talvez você nem precise mais carregar esse carregador portátil! Isso é certamente uma vitória para nós.