O Adobe Illustrator é a escolha padrão para quem precisa de software de design gráfico de subida qualidade. Mas o protótipo de assinatura da Adobe é muito custoso e você não pode usar o Illustrator online – ele só funciona no Windows e no Mac. Se você é um hobbysta com orçamento restringido, usa Linux ou um Chromebook ou deseja uma opção mais traste, o que pode fazer?
Felizmente, existem muitas alternativas gratuitas do Adobe Illustrator baseadas em navegador que você pode testar. Não só você não precisa remunerar por eles, mas eles funcionarão em qualquer dispositivo que execute qualquer sistema operacional. Isso os torna provavelmente o mais próximo que você chegará do Adobe Illustrator online.
Gravit Designer é uma utensílio de design vetorial rápida, poderosa e de ótima semblante com versões gratuitas e pro. Além de trabalhar em todos os principais navegadores, você pode encolher uma versão para desktop para Mac, Windows, Linux e Chrome OS. Em todos os casos, você obtém integração totalidade de sincronização na nuvem.
O programa tem todos os conceitos básicos que você esperaria do Illustrator, incluindo uma versão da utensílio Caneta e uma utensílio de gravura à mão livre que suaviza suas linhas à medida que avança. É fácil produzir formas personalizadas graças à abordagem do Gravit na utensílio Pathfinder. Há também uma grande variedade de atalhos de teclado, incluindo muitos que são os mesmos do software da Adobe.
Além de tudo isso, você obtém enormes bibliotecas de formas pré-projetadas, ilustrações, ícones, linhas e muito mais para usar em seus designs. Se precisar de mais, você pode atualizar para o Gravit Designer Pro para uma assinatura anual e obter suporte CMYK e uso offline, entre outras coisas. Esta é a melhor escolha online ao Adobe Illustrator.
Com suporte para todos os principais navegadores, muito porquê uma extensão para download para o navegador Chrome, o Vectr é uma utensílio simples para produzir designs vetoriais rápidos. Não é tão rico em recursos quanto o Gravit, mas isso significa que há uma curva de estágio mais curta. E tem pontos fortes para tipos específicos de uso.
O Vectr é principalmente bom para produzir capas de mídia social. Existem tamanhos de documentos predefinidos e é fácil importar fotos e somar seu próprio texto por cima. Também há integração perfeita na nuvem. Cada imagem tem seu próprio URL que você pode compartilhar com qualquer pessoa ou pode exportar seu trabalho finalizado nos formatos SVG, PNG e JPEG.
Boxy SVG é um editor SVG que funciona em navegadores baseados em Chromium porquê Chrome ou Opera. Ele também possui uma versão para desktop para Windows, Mac e Chrome OS.
O Boxy funciona nativamente com arquivos SVG, para que você nunca precise exportar suas imagens quando estiver pronto para usá-las e pode abri-las facilmente em outros aplicativos de edição de imagens. Isso também significa que você pode gerar código HTML para suas imagens, que você pode grudar diretamente em uma página da web. Se preferir, você pode produzir arquivos de imagem normais nos formatos JPEG, PNG, WebP e GIF.
Logo, quais recursos você obtém? Todos os fundamentos estão cá. Existem muitas ferramentas de gravura de formas, além de uma caneta e várias ferramentas de curva. Você também obtém muitas opções de tipo, incluindo integração com o Google Fonts. Outrossim, o suporte para máscaras de recorte oferece o poder de produzir trabalhos mais complexos.
Achamos a interface do Boxy um pouco complicada de dominar no primórdio, mas é uma escolha online rápida e muito capaz do Illustrator, portanto vale a pena perseverar.
O Canva é uma utensílio de design baseada em navegador muito popular e fácil de usar. Oferece mais de 250.000 modelos gratuitos para todos os tipos de usuários e propósitos. Você pode usá-lo para produzir logotipos, capas de e-books, pôsteres, anúncios e muito mais.
Você não tem muito controle. Não existem ferramentas de gravura, portanto não é provável produzir um tanto do zero. Em vez disso, basta escolher o protótipo e personalizá-lo a paladar. E esse é o ponto. O Canva é sobre simplificação. Você pode produzir alguns designs bonitos, complexos e com semblante muito profissional sem nenhuma habilidade de design.
A versão gratuita oferece generosos 5 GB de armazenamento em nuvem. Você pode fazer o upgrade para 1 TB com um projecto pago, que oferece muito mais recursos e ferramentas para realmente expandir seu trabalho.
O Figma é uma ótima escolha ao Canva. Talhado a usuários profissionais ou sérios que já sabem porquê usar o Illustrator, o aplicativo tem uma reputação crescente. Ele vem com um projecto de assinatura no estilo Adobe, mas tem uma oferta gratuita que permite produzir três projetos e trabalhar em uma equipe com dois membros.
O Figma foi desenvolvido principalmente para design de interface e oferece suporte totalidade a arquivos criados no Sketch, outra utensílio de design profissional popular. Ele também possui aplicativos móveis para iOS e Android que você pode usar para visualizar seus designs em tempo real.
A curva de estágio é íngreme com sua utensílio de ilustração online, mas há pouco que você não possa fazer com o Figma. Há suporte para o Google Fonts e suas próprias fontes off-line importadas. É fácil produzir formas ou projetar formas personalizadas por meio de uma utensílio semelhante ao Pathfinder, e há suporte completo para máscara. Você também pode salvá-los porquê Componentes para reutilizar em seus outros projetos.
Quando terminar, você pode exportar seu trabalho porquê arquivos PNG, JPEG ou SVG ou simplesmente imitar seus estilos porquê código CSS.
O Inkscape há muito se estabeleceu porquê uma das melhores alternativas gratuitas do Illustrator. Embora sempre tenha sido um programa de desktop, você também pode usá-lo no navegador por meio do serviço RollApp. O efeito é um pouco estranho, já que você obtém toda a interface do usuário da dimensão de trabalho amontoada em uma janela do navegador. No entanto, depois de interpolar o navegador para o modo de tela enxurrada, ele funciona muito melhor.
O Inkscape é um software poderoso. Há uma curva de estágio, tanto em termos de dominar suas ferramentas quanto em usar um conjunto totalmente dissemelhante de atalhos de teclado.
Também é um pouco lento. Usar o Inkscape com RollApp é ideal quando você precisa editar em movimento, mas na maioria dos casos, é melhor instalar o software de desktop.
O Janvas possui um conjunto sólido de recursos, incluindo suporte para máscaras e muitas opções de ferramentas de caneta e texto.
Adequado ao iniciante, graças a uma livraria de modelos que abrange tudo, desde ícones e elementos de interface do usuário até modelos de missiva e livro de fotos. Uma série extra de gradientes, padrões e texturas pré-criados e filtros ajudam a tornar recursos de design comuns acessíveis com um único clique. Você pode salvar seu trabalho nos formatos SVG, JPEG ou PNG.
Janvas tem suas peculiaridades. Ele tem uma interface pesada que leva qualquer tempo para dominar. É configurável, mas você precisará testar para encontrar um layout adequado ao seu fluxo de trabalho. A maior desvantagem é que ele não suporta atalhos de teclado. Tudo isso significa que o Janvas é uma escolha sólida para projetos menores e mais rápidos, se não para trabalhos mais complexos.
Se você tiver um registro SVG existente que deseja ajustar, o Vecteezy é uma boa escolha. É melhor para editar arquivos ou produzir ícones e logotipos muito simples, em vez de produzir trabalhos maiores do zero.
Isso se deve à simplicidade do aplicativo. Você obtém caneta e ferramentas de digitação e não muito mais. Em vez disso, existem montes de formas pré-desenhadas e ilustrações pré-desenhadas que você pode importar para o seu trabalho. Os modelos também são prometidos para o porvir. Salvar arquivos é trivial: basta optar por exportar porquê SVG ou PNG e sua imagem final será baixada instantaneamente.
Adobe Illustrator não é a única opção!
Nenhum desses aplicativos baseados em navegador pode corresponder ao conjunto completo de recursos que o Adobe Illustrator tem a oferecer.
Mas eles são mais do que bons o suficiente para produzir coisas porquê pôsteres, ilustrações, logotipos e afins. Você pode até usá-los para aprender os princípios do design gráfico, já que todas as ferramentas — as várias ferramentas de gravura, texto, cor e forma — funcionam da mesma maneira.