As baterias de íons de lítio alimentam a maioria dos dispositivos eletrônicos em todo o mundo. No entanto, você pode ter encontrado alguns eletrônicos de consumo com uma bateria de polímero de lítio.
Embora possa não ser imediatamente evidente, há uma diferença significativa entre as baterias de íon de lítio (Li-ion) e as baterias de polímero de lítio (Li-Po).
Neste item, analisamos detalhadamente esses tipos populares de bateria e uma vez que eles alimentam os dispositivos que usamos em nossas vidas cotidianas.
O que são baterias de íon de lítio (íon de lítio)?
A bateria de íons de lítio alimenta smartphones, laptops e vários outros dispositivos em todo o mundo. Estas baterias são feitas combinando quatro componentes diferentes:
- Um cátodo (o terminal positivo)
- Um ânodo (o terminal negativo)
- Um separador
- Eletrólito
O ânodo é feito principalmente de lítio (daí o nome), enquanto o cátodo é geralmente feito de grafite. Cobalto ou manganês também são frequentemente usados.
O separador evita que as cargas causem um curto-circuito e o eletrólito serve uma vez que meio que permite que os íons se movam do ânodo para o cátodo.
Assim, quando você carrega seu telefone, os íons armazenados no terminal negativo começam a vibrar até lucrar fardo suficiente para fazer a viagem do ânodo ao cátodo, superando a classe de separação. Esse movimento é o que gera a eletricidade que alimenta seu dispositivo. À medida que a bateria descarrega, os íons voltam para o cátodo.
O que são baterias de polímero de lítio (Li-Po)?
Uma bateria de polímero de lítio é um pouco mais novidade que a bateria convencional de íons de lítio, e não foi até recentemente que as baterias Li-Po foram introduzidas nos smartphones. É uma das alternativas mais promissoras às baterias de íons de lítio.
A principal razão para isso foi por justificação de seus recursos de carregamento rápido. As baterias de polímero de lítio foram originalmente usadas em telefones antigos e desajeitados e foram encontradas em laptops. Dispositivos modernos, uma vez que drones, também contêm baterias de polímero de lítio. Por ser tão maleável e ligeiro, as baterias de polímero de lítio também são encontradas em bancos de vigor.
Assim uma vez que as baterias de íons de lítio, as baterias Li-Po também possuem um ânodo e um cátodo. Mas essas baterias usam um eletrólito semelhante a gel em vez de um eletrólito líquido.
Essa é uma das razões pelas quais eles geralmente são mais duráveis, e você também não precisa se preocupar com o vazamento de eletrólito. Mas, esse material semelhante a gel tende a permanecer mais duro com o tempo, reduzindo a capacidade dos íons de se moverem livremente, reduzindo a vida útil da bateria.
As 8 principais diferenças entre as baterias Li-Ion e Li-Po
Existem várias diferenças entre as baterias de íon de lítio e de polímero de lítio.
1. Preços
Uma das principais razões por trás da ampla adoção de baterias de íon de lítio é seu grave preço. As novas tecnologias praticamente reduziram pela metade o preço das baterias de íons de lítio e, uma vez que já existem há bastante tempo, geralmente é muito mais fácil fabricar essas baterias.
Se você confrontar os preços diretamente, os custos de fabricação das baterias de polímero de lítio são um pouco mais altos. É por isso que eles não são comumente usados em eletrônicos mais baratos.
2. Densidade de Potência
A densidade de potência refere-se à quantidade de vigor que a bateria contém quando comparada com o seu peso. Portanto, uma bateria com maior densidade de potência terá um tempo de realização mais longo.
As baterias de íon de lítio podem armazenar até quatro vezes a fardo em conferência com as baterias de polímero de lítio de tamanho semelhante. Isso os torna mais desejáveis para uso em dispositivos eletrônicos compactos.
Por outro lado, as baterias de polímero de lítio geralmente precisam ser envoltas em uma cobertura dura ou macia. Isso aumenta ainda mais o volume, o que os torna inutilizáveis em dispositivos menores.
No entanto, as escalas podem eventualmente desabar à medida que novos métodos de fabricação são introduzidos.
3. Segurança
As baterias de polímero de lítio são geralmente mais seguras do que suas contrapartes de íon de lítio, principalmente por justificação de sua embalagem robusta. Uma bateria Li-Po rígida pode resistir à pressão externa, o que reduz os riscos.
Essa é uma das razões pelas quais a maioria dos dispositivos que oferecem carregamento extremamente rápido geralmente possuem baterias de polímero de lítio em seu interno. O gel de eletrólito em uma bateria Li-Po também é menos propenso a vazar do que o eletrólito Li-Ion.
4. Taxa de Descarga Passiva
Um dispositivo nutrido por uma bateria Li-Po irá descarregar incrivelmente lentamente. A taxa de descarga passiva das baterias Li-Po é consideravelmente baixa quando comparada com as baterias Li-Ion, para que você não precise se preocupar com a falta de vigor do dispositivo enquanto não estiver sendo usado. Nesse sentido, o armazenamento a longo prazo das baterias Li-Po é mais fácil do que o Li-Ion.
5. Versatilidade
Um mercê pouco espargido das baterias de polímero de lítio é que elas são bastante versáteis. Eles não são usados exclusivamente em telefones celulares, bancos de vigor ou laptops; você pode comprar baterias Li-Po para uso em drones de hobby ou veículos RC também.
Uma razão simples para isso é sua natureza personalizável. Você pode comprar baterias Li-Po em todas as formas e tamanhos (devido à sua base de gel), e vários fabricantes aproveitaram essa liberdade. Você pode obter baterias Li-Po de 1.000 mAh a 10.000 mAh ou superior! Algumas baterias Li-Po também têm um perfil incrivelmente fino, com espessura subordinado a 1 mm!
6. Vida útil
As baterias de íon de lítio geralmente duram mais do que as baterias de polímero de lítio. Uma bateria de íon de lítio média pode resistir de dois a três anos, enquanto as baterias de polímero de lítio têm uma vida útil muito mais curta. Isso porque o eletrólito à base de gel começa a endurecer nas baterias Li-Po.
7. Manutenção universal
As baterias de íon de lítio praticamente não requerem manutenção. As baterias Li-Po, por outro lado, requerem um pouco de manutenção.
Muitos dos mitos sobre o carregamento do telefone são falsos. O software do smartphone também permite obter informações mais precisas sobre a bateria. Por exemplo, você pode calibrar a bateria do seu iPhone para saber mais sobre seu desempenho universal.
Por exemplo, se você estiver armazenando baterias Li-Po, deverá carregá-las em torno da marca de 30% antes de armazená-las. Da mesma forma, baterias Li-Po maiores requerem um carregador balanceado especializado para carregamento.
A tecnologia mais recente facilitou consideravelmente a manutenção das baterias de polímero de lítio, e é por isso que agora estão sendo usadas em smartphones.
8. Portabilidade
As baterias de íon de lítio e de polímero de lítio são bastante portáteis. No entanto, o primeiro ganha porque você pode encontrá-los facilmente em designs bastante finos, e é por isso que eles são frequentemente usados em eletrônicos de consumo menores.
Li-Ion vs Li-Po: Qual é o melhor?
As baterias de íons de lítio são mais comuns devido à sua ampla adoção. No entanto, as baterias de polímero de lítio estão rapidamente se tornando populares por justificação de seus recursos de segurança aprimorados e desempenho seguro.
No entanto, muitas empresas estão agora trabalhando em tecnologias mais recentes. As baterias de estado sólido, por exemplo, superam as baterias de íons de lítio em praticamente todos os departamentos, fornecendo uma selecção mais promissora.