Blockchains e bancos de dados têm muito em generalidade; para iniciar, ambos são usados para armazenar dados, e é por isso que você costuma ver os dois termos aparecerem onde quer que haja uma discussão sobre a tecnologia blockchain. Você poderia até expressar que blockchains são um tipo de banco de dados sem estar completamente incorrecto.
No entanto, blockchains e bancos de dados são estrutural e funcionalmente diferentes um do outro. Portanto, o que é um banco de dados? O que é uma blockchain? E qual é a diferença?
O que é um banco de dados?
Um banco de dados é uma coleção de informações organizadas que são armazenadas e acessadas eletronicamente. Os bancos de dados são gerenciados por meio de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), que é o software por meio do qual os usuários finais interagem com o banco de dados. O banco de dados, o DBMS e quaisquer outros aplicativos associados são chamados de “sistemas de banco de dados”.
Os bancos de dados são classificados de contrato com seu design, ou seja, uma vez que eles classificam, organizam e armazenam dados. O design do banco de dados leva em consideração várias técnicas e considerações práticas, incluindo modelagem de dados, armazenamento e representação de dados eficientes, segurança, privacidade e questões de computação distribuída, uma vez que tolerância a falhas.
Existem vários tipos de modelos de dados, incluindo os modelos hierárquicos, de rede, de objetos e de documentos, sendo o mais popular o padrão relacional, que organiza os dados em tabelas compostas por linhas e tabelas chamadas “relações”.
No entanto, trazido pelo surgimento da internet, a dez de 2000 viu um aumento na demanda por grandes bancos de dados distribuídos com subida tolerância de partição, o que era um problema para bancos de dados relacionais. Em resposta, outros modelos de dados que poderiam mourejar melhor com a escalabilidade se tornaram populares, uma vez que NoSQL e NewSQL.
Embora existam vários tipos de bancos de dados, há uma coisa que todos eles têm em generalidade. Um gestor os executa centralmente por meio do DBMS, seja distribuído ou não, e o gestor tem a capacidade não unicamente de ler, mas também de redigir.
Os bancos de dados têm muitos casos de uso práticos, inclusive nas indústrias de finanças, telecomunicações e transporte, e são usados para armazenar sistemas de livraria, reservas de voos, sistemas de gerenciamento de teor e muito mais.
O que é uma Blockchain?
Um blockchain é, simplesmente, um livro-razão distribuído, que alguns poderiam expressar que é um tipo de banco de dados distribuído. E eles não estariam completamente errados. Com ambos sendo o resultado da computação distribuída, blockchains e bancos de dados distribuídos compartilham muitas de suas tecnologias subjacentes.
Blockchains são distribuídos porque, uma vez que bancos de dados distribuídos, eles não estão localizados em um único lugar, mas em diferentes nós que são unidos por meio de uma rede ponto a ponto, virtualmente transformando-o em um único ecossistema. Mas isso é até onde vão suas semelhanças.
Ao contrário dos bancos de dados distribuídos, os blockchains não são gerenciados centralmente. Em vez disso, as blockchains funcionam uma vez que redes peer-to-peer descentralizadas, com nós verificando e concordando com o estado atual da blockchain por meio de um mecanismo de consenso.
Blockchains armazenam dados na forma de “blocos”, com cada conjunto contendo um hash criptográfico do conjunto anterior, um chancela de data/hora e dados de transação. Finalmente, uma vez que o consenso é apanhado, novos blocos são adicionados ao blockchain, vinculando-os com segurança por meio de criptografia.
Embora os registros em um blockchain possam, em teoria, ser alterados, os blockchains são considerados por alguns uma vez que seguros por design e são um bom exemplo de um sistema de computação distribuído com subida tolerância à partição.
A tecnologia Blockchain ainda está sendo desenvolvida e muitos novos casos de uso estão sendo encontrados todos os dias. Seus casos de uso são uma vez que um livro do dedo para criptomoedas, a liquidação de contratos inteligentes, a tokenização de itens virtuais e o gerenciamento da prisão de suprimentos.
Qual é a diferença entre um banco de dados e um Blockchain?
Embora bancos de dados e blockchains sirvam uma vez que armazenamento de dados, eles são estrutural e funcionalmente diferentes um do outro, desde a maneira uma vez que armazenam e organizam os dados até a maneira uma vez que são gerenciados.
Blockchains registram dados na forma de blocos ao contrário de outras estruturas de dados tradicionalmente usadas por bancos de dados e, por serem descentralizadas, dispensam a premência de um gestor. Por todas essas razões, as blockchains são melhor descritas não uma vez que um banco de dados, mas sim uma vez que um armazenamento de dados.