O Firefox 97.0 foi lançado e, evidente, vem com alguns ajustes, uma vez que é de se esperar. Na atualização, você encontrará temas de colorway aposentados, novas barras de rolagem e muito mais.
Leste guia fornecerá informações detalhadas sobre o novo navegador, incluindo o que há de novo, o que foi demudado e o que foi revisto.
Mozilla lança a atualização do Firefox 97
A Mozilla lançou a atualização do Firefox 97, que está disponível para download no site da Mozilla a partir de 8 de fevereiro de 2022.
Esta é a versão mais recente do Firefox de seu navegador web gratuito e de código desimpedido que funciona em vários dispositivos. O navegador está disponível para plataformas Linux, macOS e Windows.
O Firefox 97 é uma atualização modesta—não vem com muitas mudanças importantes, embora existam algumas dignas de nota, que visam melhorar o navegador.
O Mozilla Firefox 97 é gratuito para download em vários dispositivos, incluindo dispositivos Windows, macOS, Linux e Android. Se você for usuário do Windows ou macOS, poderá atualizar para o Firefox 97 diretamente no aplicativo ou na Microsoft Store.
E se você for um usuário Linux, você pode decrescer o navegador no site do Firefox. No entanto, se você não estiver com pressa para obter a versão mais recente, poderá esperar um pacote solene em seu mecanismo habitual de atualização de software.
O que há de novo, o que mudou e o que foi revisto no Firefox 97.0
Portanto, o que você pode esperar encontrar na atualização do Firefox 97?
Não há mais temas de colorway
A primeira mudança mais notável é que o Firefox retirou os temas de colorway, que foram adicionados no Firefox 94. Isso dificilmente é uma surpresa, já que eles deveriam porfiar por um tempo restringido de qualquer maneira.
Se você se lembra, a Mozilla deu a você a opção de escolher uma paleta de cores sazonal para o seu navegador por meio de temas de colorway, permitindo que você personalize seu navegador com um esquema de cores de sua escolha.
Os temas expirarão maquinalmente quando você instalar o Firefox 97 em seu dispositivo. Mas não se preocupe – você tem a opção de manter seu predilecto dos 18 temas simplesmente ativando-o quando o recurso morrer.
Infelizmente, você não poderá mudar para nenhum dos outros temas, mas pelo menos poderá manter um. Uma vez que selecção, você pode unicamente manter seu tema de colorway predilecto ativo ao instalar o Firefox 97 para que você possa mantê-lo maquinalmente, contanto que não o altere.
Você também pode escolher entre seis novos temas de colorway por tempo restringido na seção “Temas” do about:addons.
Novo estilo de barra de rolagem em dispositivos Windows 11
A segunda mudança notável é que o Firefox agora suporta o novo estilo de barras de rolagem no Windows 11.
O novo estilo faz com que o navegador corresponda ao resto do sistema operacional da Microsoft um pouco melhor do que antes, o que dá ao Windows 11 uma aspecto mais homogênea. Isso pode proporcionar uma experiência mais perfeita no Windows 11.
Outras alterações
Se você for um usuário do Linux, descobrirá que não tem mais suporte para sentimento PostScript, embora ainda tenha a opção de usar impressoras PostScript.
E se você for um usuário do macOS (do macOS 11 ou versão ulterior), poderá notar a capacidade de furar e interpolar para novas guias mais rapidamente em algumas situações, graças a melhorias no carregamento de fontes do sistema.
A Mozilla também lançou outros pequenos ajustes e uma série de correções para o Firefox 97, além das mencionadas neste cláusula.
Firefox 97 é uma atualização menor, não uma revisão
Uma vez que você provavelmente já deve saber, o Firefox 97 é uma atualização bastante modesta, com algumas mudanças notáveis e algumas despretensiosas.
No entanto, isso não é surpresa – a Mozilla é conhecida por atualizar seu navegador Firefox em incrementos, o que mantém a integridade do navegador.
Leia a seguir
Sobre o responsável