Tem um laptop ou MacBook velho por aí? O Google quer que você dê uma novidade vida a ele executando uma novidade versão do Chrome OS, apelidada de Chrome OS Flex.
O sistema operacional é talhado a PCs antigos que agora são muito lentos para uso quotidiano. Em vez de jogá-los fora, você pode instalar o Chrome OS Flex e reaproveitá-los para outro uso.
O que é o Chrome OS Flex?
O Chrome OS Flex é uma versão peculiar do Chrome OS destinada a prolongar a vida útil de dispositivos mais antigos e reduzir o lixo eletrônico. Será útil para escolas e empresas, pois podem instalar o sistema operacional em PCs antigos e continuar usando-os. Ele estará disponível gratuitamente quando for lançado ao público no final de 2022.
O Chrome OS Flex ainda está no modo de entrada antecipado, mas uma postagem no blog do Google Cloud confirma que o sistema operacional teria a mesma base de código e se pareceria com a versão em realização nos Chromebooks.
Também estará no mesmo ciclo de lançamento, portanto, espere atualizações frequentes. Alguns recursos dependentes de hardware podem não estar disponíveis em PCs mais antigos, porquê “Ok Google” sempre ativo, sincronização de telefone Android e muito mais.
Ao contrário do Windows ou do macOS, o Google afirma que os dispositivos Chrome OS Flex inicializam rapidamente, não ficam lentos com o tempo, atualizam maquinalmente em segundo projecto e oferecem gerenciamento fácil para empresas. Observe que o sistema operacional é patível somente com PCs baseados em Windows e AMD, com dispositivos ARM não sendo suportados.
Embora não seja recomendado, você também poderá instalar o Chrome OS Flex em Chromebooks que chegaram ao termo da vida útil e não recebem mais atualizações do Google.
Chrome OS e Chrome OS Flex não são iguais
No entanto, existem algumas diferenças entre o Chrome OS Flex e o Chrome OS. Porquê o último é executado em Chromebooks e outros produtos certificados do Google, ele oferece recursos de segurança adicionais, porquê Secure Boot, Trusted Platform Module para armazenar chaves de criptografia com segurança e atualizações automáticas de firmware.
Ou por outra, o Chrome OS Flex não suporta aplicativos Android e perde o entrada à Google Play Store, embora o Google Assistant esteja presente.
Portas proprietárias e acessórios USB porquê leitores de sentimento do dedo, caneta e funcionalidade Thunderbolt também não são suportados. Você também não pode executar máquinas virtuais do Windows usando o Parallels Desktop.
O Chrome OS Flex perde o registro sem toque e o reinscrição forçada para facilitar o gerenciamento da frota. A falta de um chip de segurança do Google também significa que ele não possui entrada verificado e modo verificado.
Por enquanto, o sistema operacional está em temporada de entrada antecipado e está sendo incessantemente trabalhado, com a primeira versão firme prevista para estar disponível nos “próximos meses”.
Você pode testar uma versão ao vivo do Chrome OS Flex
Você pode instalar o Chrome OS Flex em seu PC ou MacBook velho criando uma unidade USB inicializável. Para empresas, o sistema operacional também oferece suporte à implantação de rede.
Você pode até testar uma versão ao vivo do sistema operacional inicializando diretamente a partir de uma unidade USB para entender porquê funciona antes de determinar se vale a pena instalar em seus PCs e MacBooks antigos.
Para testar uma versão inicial do Chrome OS Flex, você precisará inserir seus detalhes no site corporativo do Chrome para acessar o link de download e as instruções de instalação.
Chrome OS pode ajudar a trazer PCs antigos de volta à vida
O Chrome OS Flex parece uma solução perfeita para ressuscitar PCs antigos e torná-los úteis novamente. Isso também terá o mercê de reduzir o lixo eletrônico.
No entanto, se o sistema operacional cumpre sua promessa ou não, é um tanto que só saberemos quando for lançado publicamente.
Leia a seguir
Sobre o responsável