Um live CD (ou “live disc”) é uma unidade de CD, DVD ou USB com um sistema operacional a partir do qual você pode inicializar em vez do instalado no disco rígido do seu computador.
Seja para recuperação do sistema ou apenas um disco portátil para dispositivos convidados, um live CD oferece funcionalidades variadas. Você pode usar um para resolver problemas com registros de inicialização, senhas perdidas e infecções.
Com o Linux, é muito fácil criar um live CD inicializável DIY. Confira como criar seu próprio live CD inicializável do Linux, desde o software até a criação de um disco e a localização de um ISO.
Requisitos do Linux Live CD
Vamos começar com os pré-requisitos. Embora a criação de um live CD do Linux não seja muito difícil, você precisará de alguns itens primeiro. Ou seja, um arquivo ISO, mídia gravável e software para escrever o ISO.
Se você tiver um eixo de DVDs e CDs virgens, esta é uma maneira de colocá-los em uso. Mas você pode optar por usar uma unidade flash. Você pode muito bem ter muitas unidades USB por aí, e uma grande vantagem é que você pode reutilizá-las repetidamente. Além disso, esse é um ótimo uso para unidades menores, pois muitos ISOs podem caber em uma unidade de 2 GB ou menor.
Passo 1: Escolhendo um ISO
Não há escassez de software de CD ao vivo disponível para Linux. Aqui está uma lista dos principais concorrentes:
1. CD de inicialização do Hiren PE
O Boot CD PE do Hiren vem embalado com guloseimas. Ele usa o Windows 10 PE, uma versão do Windows destinada a testes e recuperação do sistema. O PE significa Ambiente de Pré-instalação. Existem muitas ferramentas dentro do Boot CD PE do Hiren para desfragmentação, particionamento, backup e muito mais. O ISO requer 2 GB de memória para ser executado e suporta inicialização UEFI.
2. CD de resgate do sistema
SystemRescueCD possui uma lista robusta de recursos. Desde remoção de rootkit e malware até backup de dados, reparo de partições e muito suporte ao sistema de arquivos, o SystemRescueCD é um disco ao vivo robusto em um pacote pequeno. É leve e versátil. Por exemplo, você pode inicializar na linha de comando, perfeita para Linux, ou em uma GUI.
3. CD de inicialização definitivo
Precisa de ajuda para solucionar problemas? Ultimate Boot CD é uma escolha estelar. Composto por ferramentas de diagnóstico, é uma escolha sólida para recuperação de dados, teste de periféricos como RAM e CPU, gerenciamento de BIOS e manutenção do sistema. A interface do usuário baseada em DOS pode lembrá-lo de procurar livros na biblioteca pública, mas ei, o Ultimate Boot CD é uma ferramenta completa em um pacote minúsculo.
4. disco de reparo de inicialização
Se você está apenas procurando reparar sua inicialização, o disco de reparo de inicialização é uma escolha sólida. Embora seja voltado para o reparo de inicialização da distribuição Linux, o disco de reparo de inicialização é compatível com sistemas Windows selecionados. Há um bom mecanismo de reparo com um clique, reinstalador do GRUB, reparo do sistema de arquivos e outros recursos incríveis.
CD de distribuição Linux dedicado
Além desse punhado de ferramentas de terceiros, muitas distribuições Linux oferecem seus próprios ISOs de CD ao vivo. Eles servem como sistemas operacionais de uso geral mais completos que podem não vir com ferramentas de recuperação e administração de sistema pré-instaladas, mas geralmente são fáceis de baixar conforme necessário.
Outra consideração para um disco de inicialização é como um computador convidado. Essas distribuições Linux geralmente incluem ferramentas como um pacote de escritório como o LibreOffice, o navegador da Web Mozilla Firefox e outros programas. Você pode simplesmente inicializar em um sistema operacional e usá-lo como apenas isso, um sistema operacional portátil.
Essencialmente, qualquer ferramenta que você escolher se resume às suas necessidades.
Passo 2: Escrevendo seu ISO
Depois de escolher seu ISO de escolha, é hora de gravá-lo na mídia para criar um disco inicializável. Se você usa uma unidade USB sobressalente ou um CD/DVD virgem, depende de você, desde que haja espaço suficiente para armazenar seu ISO. Quando se trata de criar um live CD, você precisará de um programa capaz de gravar um ISO. UNetbootin é uma excelente opção com instaladores para Windows, macOS e Linux.
Muitas distribuições Linux vêm com uma ferramenta para o trabalho embutida, chamada Disk Image Writer (que faz parte de um utilitário de sistema conhecido como GNOME Disks). Se você estiver na área de trabalho do GNOME, basta clicar com o botão direito do mouse no ISO desejado, navegar até Abrir com outro aplicativoe selecione Gravador de imagem de disco. Você pode até ver Abrir com gravador de imagem de disco como a primeira opção já.
Uma vez aberto, selecione sua mídia (unidade USB ou DVD/CD em branco). Quando você escolher o local para montar seu arquivo ISO para gravar um CD Linux ao vivo, clique em Iniciar restauração.
Aguarde enquanto o ISO é gravado no disco (geralmente apenas alguns minutos). Depois que isso terminar, você deve ter um CD ao vivo!
Se você estiver usando um programa diferente, o processo pode variar, mas as etapas gerais são as mesmas.
- Selecione uma fonte (o ISO que você deseja gravar)
- Selecione um destino (mídia gravável)
- Monte o ISO em um disco
Etapa 3: inicializando em seu novo CD ao vivo
Contanto que você tenha sua ordem de inicialização na sequência correta para inicializar primeiro a partir de unidades USB, você poderá iniciar seu live CD do Linux com facilidade. O processo para isso é bastante fácil e requer apenas a inicialização em seu BIOS para editar a ordem de inicialização.
A forma de editar a ordem de inicialização varia de acordo com o dispositivo, mas geralmente você precisa pressionar uma das teclas de função na parte superior do teclado. Às vezes, você verá a chave listada durante a inicialização, mas em muitos dispositivos, você terá que pesquisar online, ler o manual ou simplesmente adivinhar. Depois de saber a tecla de função correta, você a pressiona durante a inicialização, antes que o sistema operacional seja carregado.
O que fazer com um Live CD do Linux
Os Live CDs têm muitos usos. Você pode carregar um como uma espécie de conta de convidado portátil para quando você emprestar um computador. Eles também são incríveis quando você precisa solucionar problemas, como quando você perdeu uma senha ou está tentando recuperar dados.
Se você optou por uma distribuição de uso geral, seu live CD pode ser uma boa maneira de apresentar o Linux a outras pessoas, mesmo em seu próprio PC!