Quando você descobre que um processo chamado “interrupções do sistema” está causando alto uso da CPU, provavelmente está lidando com um problema de hardware ou driver.
Neste post, explicamos o que são interrupções do sistema e como você pode encontrar e corrigir a causa subjacente do alto uso da CPU.
O que é “interrupções do sistema”?
As interrupções do sistema aparecem como um processo do Windows em seu Gerenciador de Tarefas, mas não é realmente um processo. Em vez disso, é um tipo de representante que relata o uso da CPU de todas as interrupções que ocorrem em um nível inferior do sistema.
As interrupções podem ser originadas de software ou hardware, incluindo o próprio processador. A Wikipédia explica:
Uma interrupção alerta o processador para uma condição de alta prioridade que requer a interrupção do código atual que o processador está executando. O processador responde suspendendo suas atividades atuais, salvando seu estado e executando uma função chamada manipulador de interrupção para lidar com o evento.
Quando a tarefa do manipulador de interrupção é concluída, o processador retoma o estado em que foi interrompido.
As interrupções são uma forma de comunicação de software e hardware com a CPU. Por exemplo, quando você começa a digitar em seu teclado, o respectivo hardware e software enviam interrupções para a CPU para acionar o processamento de sua entrada.
As interrupções também podem informar à CPU que ocorreu um erro, e isso pode causar um pico no uso da CPU das interrupções do sistema. Em um sistema íntegro, as interrupções do sistema ficarão entre 0,1% e 2% do uso da CPU, dependendo da frequência da CPU, do software em execução e do hardware conectado.
Mesmo picos de 3% a 7% podem ser considerados dentro da faixa normal, dependendo da configuração do seu sistema.
Como corrigir interrupções do sistema que causam alto uso da CPU
Se o sistema interromper constantemente e consumir mais de 5% a 10% da sua CPU, algo está errado e você provavelmente está lidando com um problema de hardware. Nós vamos ajudá-lo a chegar ao fundo disso.
A primeira correção que você deve sempre tentar é reiniciar o computador. Se você tiver atualizações pendentes do Windows, instale-as. E se você quiser ser mais cauteloso, você também pode executar uma verificação de malware e vírus para excluir isso como um culpado. Se nenhuma dessas medidas básicas ajudar, comece aqui:
1. Desconecte ou desative todos os dispositivos externos
O hardware USB é um culpado comum. Você pode desconectar seus dispositivos USB externos ou—enquanto estiver no Gerenciador de Dispositivos (veja abaixo)—desabilitar USB Root Hubs, ou seja, bloqueando hardware externo de interromper a CPU.
No Gerenciador de Dispositivos (acesso do Windows + X menu), encontre a entrada Controladores de barramento serial universal e desative qualquer Hub raiz USB entrada que você pode encontrar.
Se você estiver usando um teclado externo ou um mouse USB, eles podem parar de funcionar. Certifique-se de ter um método alternativo para reativar o dispositivo.
Para computadores de mesa: Verifique se você tem algum não utilizado Cabos SATA conectados à sua placa-mãe e remova-os.
2. Verifique os drivers de hardware
Para verificar rapidamente se você está lidando com um problema de driver, você pode executar o DPC Latency Checker. Deferred Procedure Call (DPC) é um processo relacionado a interrupções do sistema. Quando o manipulador de interrupção precisa adiar uma tarefa de prioridade mais baixa para mais tarde, ele chama o DPC.
O DPC Latency Checker foi projetado para analisar se o seu sistema pode lidar adequadamente com streaming de áudio ou vídeo em tempo real, verificando a latência dos drivers de dispositivo do modo kernel. É uma maneira rápida de revelar problemas e a ferramenta não requer instalação.
Se você vir barras vermelhas, ou seja, desistências devido à alta latência, algo está errado.
Você pode tentar encontrar o culpado ou – se o problema ocorreu recentemente – reverter as atualizações de driver recentes (Windows 10) ou atualizar seus drivers com versões padrão. Os drivers que causaram problemas no passado foram AMD SATA, dispositivos de áudio HD e drivers Bluetooth ausentes.
Como alternativa, você pode instalar e executar o LatencyMon, um monitor de latência, para localizar os arquivos de driver com a maior contagem de DPC. aperte o Botão Iniciar/Reproduzirem seguida, mude para o Motoristas guia e classifique os arquivos de driver por Contagem de DPC. Observe que a contagem se acumula ao longo do tempo, portanto, deixe-a funcionar por algum tempo.
Drivers com uma alta contagem de DPC podem causar um alto número de interrupções.
3. Desativar dispositivos internos
Em vez de atualizar drivers aleatoriamente, comece desabilitando drivers de dispositivos individuais para encontrar o culpado. Se você já identificou potenciais infratores, desative-os primeiro.
Vou ao Menu Iniciarprocure e abra o Gerenciador de Dispositivos (também encontrado no Painel de Controle), expanda os periféricos listados abaixo, clique com o botão direito do mouse em um dispositivo e selecione Desativar.
Faça isso para um dispositivo por vezverifique o uso da CPU das interrupções do sistema ou execute novamente o DPC Latency Checker, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e selecione Permitir antes de passar para o próximo dispositivo.
Estes dispositivos são os culpados mais prováveis:
-
Adaptadores de rede
-
Modems internos
-
Dispositivos de som internos
-
Quaisquer placas complementares, como uma placa sintonizadora de TV, adaptadores ISDN ou DSL ou modems
Se nenhum deles for o culpado, você pode prosseguir com a desativação (e reativação) de outros drivers não essenciais.
Nunca desative nenhum driver necessário para executar seu sistemaincluindo qualquer coisa listada em Computador, Processadorese Dispositivo do sistema.
Além disso, não tente desabilitar os adaptadores de vídeo, a unidade de disco que executa o sistema, os controladores IDE, o teclado ou o mouse (a menos que você tenha um dispositivo de entrada alternativo, como um touchpad) ou o monitor.
4. Excluir Hardware com Falha
Se um driver corrompido pode causar interrupções no sistema, o hardware com falha também pode. Nesse caso, atualizar seus drivers não resolverá o problema. Mas se a desativação de todo o dispositivo o corrigiu, você deve seguir nosso guia para testar seu PC quanto a falhas de hardware.
Observação: As interrupções do sistema também podem ser causadas por uma fonte de alimentação defeituosa ou carregador de laptop. Tente substituir ou desconectar isso também.
5. Desative os efeitos sonoros
Se você estiver no Windows 7, esta pode ser a solução que você está procurando.
Clique com o botão direito do mouse ícone de alto-falante na bandeja do sistema, selecione Dispositivos de reproduçãoclique duas vezes no seu Dispositivo padrão (alto-falante) abrir Propriedadesdirija-se ao Melhorias aba, e Desative todos os efeitos sonoros. Confirme com OK e verifique como as interrupções do sistema estão se saindo agora.
6. Atualize seu BIOS
O BIOS é o primeiro software que seu sistema executa quando você liga o computador. Ele ajuda o seu sistema operacional a inicializar. Primeiro, identifique sua versão do BIOS e verifique o site do fabricante para obter atualizações e instruções de instalação.
Para descobrir sua versão do BIOS, pressione Tecla Windows + Rmodelo cmdacertar Digitare execute os dois comandos a seguir, um após o outro:
systeminfo | findstr /I /c:bios
wmic bios get manufacturer, smbiosbiosversion
Observe que o EU dentro /EU é um capital inão um L minúsculo.
As interrupções do sistema podem ser complicadas
As interrupções do sistema podem ter muitas causas. Você reiniciou seu computador conforme as instruções acima? Esperamos que você tenha conseguido corrigir o problema. Se você ainda estiver sofrendo com o alto uso da CPU, verifique também outros processos que podem causar o problema.