O Erro DistributedCOM 10016 é um problema comum do Windows encontrado em quase todas as versões do Windows desde o Windows XP. O erro não trava seu sistema imediatamente e você não sofrerá uma tela azul repentina da morte. Na verdade, o erro DCOM 10016 é benigno.
No entanto, isso não significa que você não pode corrigi-lo. Então, veja como corrigir o erro DistributedCOM 10016 no seu sistema Windows 10.
O que é DistributedCOM?
Primeiro, vamos ver o que é DistributedCOM e por que está mostrando um erro?
o Modelo de Objeto Componente Distribuído (DCOM) é um aspecto integral da comunicação em rede em computadores Windows. É uma tecnologia proprietária da Microsoft que entra em ação toda vez que um aplicativo se conecta à Internet. Um COM tradicional só pode acessar informações na mesma máquina, enquanto o DCOM pode acessar dados em servidores remotos.
Por exemplo, muitos sites e serviços usam scripts que acessam um servidor remoto. Quando seu sistema faz uma solicitação usando um script ou de outra forma, o DCOM encaminha a solicitação para o objeto de script específico. Dada a frequência com que os aplicativos modernos usam uma conexão de rede e nosso uso geral de computadores, você pode ver com que frequência o DCOM é usado.
Um erro DCOM geralmente ocorre quando um aplicativo ou serviço tenta usar o DCOM, mas não tem as permissões adequadas. Na maioria das vezes, os erros DCOM não afetarão seu sistema, além de entupir seu Visualizador de Eventos. Dado que a maioria dos usuários do Windows 10 não verifica o Visualizador de Eventos regularmente, os erros DCOM não são motivo de preocupação. Ainda assim, um sistema livre de erros é melhor do que a alternativa.
Com isso em mente, aqui está um método fácil para corrigir o erro DCOM 10016 e uma correção um pouco mais prolixa.
O primeiro porto de escala é o Registro do Windows. Um simples ajuste de registro às vezes pode corrigir o erro DCOM 10016 imediatamente.
Antes de editar o registro, recomendamos fazer um backup do Windows.
Digite ‘registro’ em seu Menu Iniciar barra de pesquisa e selecione a melhor correspondência. Dirigir a Arquivo > Exportarcolocou o Intervalo de exportação para Tudoe, em seguida, Salve o Registro do Windows em um local acessível. A correção a seguir não danificará seu computador, mas é melhor fazer um backup para restaurar se ocorrer um erro inesperado.
Agora, vamos tentar a correção.
- Digite ‘registro’ na barra de pesquisa do Menu Iniciar e selecione a Melhor Correspondência.
- Navegar para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Ole. Você pode copiar e colar o endereço na barra de endereços do Editor do Registro.
- Exclua as quatro chaves de registro a seguir:
DefaultAccessPermission
DefaultLaunchPermission
MachineAccessRestriction
MachineLaunchRestriction
- Feche o Editor do Registro do Windows e reinicie o sistema.
É isso. Faça isso e seu sistema deve permanecer livre de DCOM Error 10016 a partir de agora.
Se isso não funcionar, há uma solução alternativa substancialmente mais longa que você pode seguir. No entanto, se você tiver vários aplicativos individuais fornecendo erros de DCOM, o processo a seguir levará algum tempo, pois você precisará repetir a maioria para cada erro.
A mensagem de erro DCOM Error 10016 no Visualizador de eventos contém informações sobre o aplicativo ou processo específico que cria o problema.
Insira ‘visualizador de eventos’ em seu Menu Iniciar barra de pesquisa e selecione a melhor correspondência.
Dirigir a Logs do Windows > Sistema e localize o erro DCOM 10016 mais recente. Clique duas vezes na mensagem de erro para expandi-la.
o Em geral A guia explica o motivo do erro DCOM 10016, listando o CLSID (Class ID) e o APPID (Application ID). As cadeias de caracteres CLSID e APPID parecem aleatórias. No entanto, você pode usá-los para identificar qual aplicativo ou serviço é a rota do erro 10016.
Localize CLSID e APPID no Editor do Registro
Veja como você localiza o serviço no Editor do Registro.
Primeiro, destaque o CLSID no Visualizador de Eventos e pressione CTRL + C para copiá-lo. Em seguida, abra o Editor do Registro. Pesquise no registro o seguinte:
HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{Paste Your CLSID Here}
Para nós, isso parece HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{2593F8B9-4EAF-457C-B68A-50F6B8EA6B54}.
Lembre-se, você pode copiar e colar o endereço na barra de endereços do Editor do Registro. Depois que a pesquisa CLSID for concluída, você poderá fazer referência cruzada do APPID da mensagem de erro com o AppID listado no CLSID.
No nosso caso, o DCOM Error 10016 decorre do Runtime Broker, que é uma das causas mais comuns desse erro.
Edite as permissões de CLSID
Na lista à esquerda de entradas de registro, clique com o botão direito do mouse no CLSID relacionado ao erro e selecione Permissão > Avançado. A partir daqui, você pode editar as Permissões do serviço. (Alterar as permissões de arquivo também pode corrigir vários outros problemas do Windows 10.)
Realçar Administradores e selecione Editar. Mude o Permissões básicas incluir Controlo totalentão bata OK > Aplicar > OK.
Agora, reinicie seu sistema.
Quando a reinicialização for concluída, insira Serviços de componentes na barra de pesquisa do Menu Iniciar e selecione a Melhor Correspondência. Dirigir a Computadores > Meu Computador > Configuração DCOM.
Você verá uma longa lista de serviço que usa DCOM de alguma maneira. Localize o serviço usando o nome e APPID, clique com o botão direito e selecione Propriedades > Segurança.
Debaixo Permissões de inicialização e ativaçãoselecione Editar > Adicionar > Adicionar um serviço local > Aplicar. Agora, marque o Ativação local caixa, clique em OK e reinicie o sistema novamente.
Uau! Pronto, o processo está completo.
Observação: Infelizmente, se você tiver várias causas de erro 10016, precisará concluir esse processo para cada combinação CSLID/APPID.
Espero que isso tenha aliviado seu erro Distributed COM 10016. Devemos enfatizar que é altamente improvável que um erro DCOM 10016 afete o desempenho do sistema. Antigamente, quando a Microsoft introduziu pela primeira vez “Distributed” ao Component Object Model, havia vulnerabilidades. No entanto, essas vulnerabilidades foram corrigidas e o DCOM está seguro agora.
Obviamente, o erro DCOM 10016 está longe de ser o único erro que o Windows 10 gera. Mas não se preocupe, pois há muitas maneiras de corrigi-los também. Na verdade, há uma série de aplicativos de terceiros dedicados que se especializam em solucionar problemas de bugs aleatórios do Windows 10.