O Windows File Explorer pode fazer coisas erradas. Talvez você não possa excluir um arquivo ou pasta porque parece estar em uso em outro lugar do sistema. Quando você não consegue abrir, editar ou excluir um arquivo, ele ainda está sendo executado em segundo plano ou não foi fechado corretamente.
Mostraremos como você pode forçar o fechamento, renomear, mover ou excluir um arquivo que está em uso.
Como superar o erro “Arquivo em uso”
Se você quiser pular as soluções manuais, role para baixo até a seção onde listamos as ferramentas que podem ajudá-lo a desbloquear e excluir um arquivo em uso.
1. Feche o programa
Vamos começar com o óbvio. Você acabou de abrir o arquivo e não fechá-lo? Se o arquivo estiver fechado, mas o programa ainda estiver em execução, feche o aplicativo e tente novamente.
2. Reinicie seu computador
Embora a reinicialização seja inconveniente, requer zero habilidades ou mexer em coisas como o Gerenciador de Tarefas ou ferramentas de terceiros. A reinicialização também limpa sua RAM e possivelmente corrige outros incômodos de uma só vez. Então tente isso se você não pode se incomodar em investigar a causa.
Se você já tentou reiniciar e não ajudou, pule para a próxima opção.
3. Finalize o aplicativo por meio do Gerenciador de tarefas
A razão pela qual a reinicialização do computador ajuda é que o sistema será iniciado do zero. Isso fecha todos os processos atualmente em execução no Gerenciador de Tarefas. Em vez de reiniciar, você também pode tentar encerrar manualmente o processo ou aplicativo que mantém seu arquivo como refém. Este é o método mais promissor para corrigir o erro “arquivo aberto em outro programa”.
Clique Ctrl + Shift + ESC para abrir o Gerenciador de Tarefas. Alternativamente, você pode pressionar Ctrl + Alt + Del ou clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas. Se você estiver no Windows 11, o botão direito do mouse na barra de tarefas não funcionará.
Se você vir a versão compacta do Gerenciador de Tarefas, clique em Mais detalhes no canto inferior esquerdo e verifique se você está no Processos aba.
Agora procure o aplicativo que você usou para abrir o “arquivo em uso”. Por exemplo, se você estiver visualizando um documento, procure o Microsoft Word.
Depois de encontrar o processo, selecione-o e clique em Finalizar tarefa no canto inferior direito. Isso fechará todas as instâncias do programa.
4. Altere as configurações do processo do File Explorer
Por padrão, o File Explorer inicia todas as suas janelas em um único processo (explorer.exe). No entanto, pode ser que suas configurações forcem o File Explorer a iniciar processos separados, o que pode causar um conflito entre diferentes processos.
aperte o Tecla Windows + E para abrir o Explorador de Arquivos. No Windows 10, vá para Exibir > Opções > Alterar pasta e opções de pesquisa.
No Windows 11, clique no botão ícone de três pontos “Ver mais” ao lado de Exibir e selecione Opções.
Na janela Opções de pasta, alterne para o Visão guia e encontre o Iniciar janelas de pastas em um processo separado opção. Certifique-se de que não checado. Clique Aplicar para salvar quaisquer alterações.
Se a opção foi desmarcada em primeiro lugar, você pode tentar verificar se ela resolve seu problema.
5. Desative o painel de visualização do File Explorer
As visualizações no Explorador de Arquivos podem causar conflitos, como o erro “arquivo aberto em outro programa”.
No Windows 10, pressione o botão Tecla Windows + Emude para o Visão guia e pressione Alt + P para fechar o painel de visualização. No Windows 11, abra também o Explorador de Arquivos (Tecla Windows + E), então vá para Ver > Mostrare, se você vir uma marca de seleção ao lado de Painel de visualizaçãoclique nessa opção para fechá-la.
A captura de tela abaixo mostra um painel de visualização aberto à direita.
Depois de fechar o painel de visualização, tente a operação novamente e veja se o erro “arquivo em uso” desapareceu.
6. Force a exclusão do arquivo em uso por meio do prompt de comando
Você pode ignorar o Explorador de Arquivos e forçar a exclusão do arquivo usando o Prompt de Comando.
Primeiro, precisamos rastrear o diretório do caminho do arquivo no File Explorer. aperte o Tecla Windows + E para abrir o Explorador de Arquivos, localize o arquivo afetado e copie o caminho do arquivo.
Agora clique com o botão direito do mouse no Botão Iniciar do Windows e selecione Prompt de Comando (Admin) ou Terminal do Windows (administrador). Para navegar até o diretório de arquivos do seu arquivo em uso, digite cd [directory path you copied] e bater Digitar.
Antes de podermos forçar a exclusão do arquivo em uso, precisamos encerrar temporariamente o processo do File Explorer. Isso fará com que sua barra de tarefas, papel de parede e pastas abertas desapareçam. Mas não se preocupe, você pode reiniciar o Explorador de Arquivos novamente e recuperar tudo.
Para fechar o Explorador de Arquivos, pressione Ctrl + Shift + ESCachar explorador de janelasclique com o botão direito do mouse no processo e selecione Finalizar tarefa.
Retorne ao prompt de comando. Se você perdeu a janela, pressione Alt + Tab para pular nele.
Digite este comando para excluir o arquivo, substituindo tudo entre aspas pelo nome real do arquivo:
del "File in Use.docx"
Para reiniciar o Gerenciador de Arquivos, abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + ESC), clique Arquivo > Executar nova tarefadigitar explorer.exee clique OK. Isso deve restaurar sua área de trabalho para sua aparência normal.
Às vezes, o arquivo em uso permanece bloqueado, mesmo que não devesse. Se tentar excluí-lo através do Prompt de Comando não funcionou ou se essa tarefa for muito assustadora, use uma dessas ferramentas.
1. Explorador de Processos da Microsoft
O Process Explorer da Microsoft é um File Explorer mais poderoso. Ele não apenas lista todos os processos em execução, mas também mostra qual processo tomou seu arquivo como refém. Basta abrir a Pesquisa do Process Explorer via Localizar > Localizar identificador ou DLL (ou pressione Ctrl + Shift + F), digite o nome do arquivo e aguarde a lista de processos acessando seu arquivo.
Você não pode fechar o processo na janela de pesquisa, mas pode usar o Process Explorer ou o Gerenciador de Tarefas do Windows para fechar o aplicativo incorreto.
2. Desbloqueador
O Unlocker costumava se adicionar ao menu de contexto do Windows, o que significa que você pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo em uso e desbloqueá-lo através do menu de contexto. No entanto, agora você precisará trabalhar um pouco mais no Windows 10 para que o Unlocker funcione.
No Windows 10, inicie o Unlocker, procure o arquivo, selecione o arquivo e clique em OK. O Unlocker procurará e (se encontrado) removerá as alças de travamento. Mesmo que não encontre um identificador, você pode usar o Unlocker para excluir, renomear ou mover o arquivo.
Se o arquivo ainda estiver em uso, você pode deixar o Unlocker executar a ação na próxima reinicialização.
3. Caçador de Bloqueios
Ao contrário do Unlocker, o LockHunter se adicionará ao menu de contexto do Windows. Uma vez instalado, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo bloqueado e selecionar O que está bloqueando este arquivo.
Isso deve abrir uma janela mostrando todos os processos usando o arquivo. Agora você pode selecionar para Desbloquear, Excluir (na próxima reinicialização do sistema), ou Desbloquear e renomear o arquivo. No nosso caso, não conseguimos desbloquear o arquivo, mas excluí-lo na próxima reinicialização do sistema funcionou.
Arquivo ainda em uso? Inicialize no modo de segurança
Mostramos algumas maneiras de desbloquear um arquivo aberto em outro programa ou em uso pelo sistema. Felizmente, um deles funcionou. Se nenhum dos métodos acima funcionou, ou se você não estiver interessado em instalar o software, há uma última coisa que você pode tentar: inicializar no modo de segurança do Windows.
O arquivo que você está tentando excluir pode ser carregado automaticamente por outro aplicativo. Os desbloqueadores ainda devem funcionar se for esse o caso, mas se houver malware envolvido ou se você não quiser lidar com ferramentas de terceiros, o modo de segurança é sua próxima melhor aposta.
No Windows 10, pressione o botão Tecla Windows + Inavegar para Atualização e segurança > Recuperação. Então, sob Inicialização avançadaselecione Reinicie agora. No Windows 11, abra também o aplicativo Configurações (Tecla Windows + I), então vá para Sistema > Recuperaçãoe clique Reinicie agoraque iniciará uma inicialização avançada.
Na tela seguinte, selecione Solucionar problemas > Opções avançadas > Configurações de inicialização > Reiniciar. Quando o computador for reinicializado, você verá a tela Configurações de inicialização, de onde você pode escolher Modo de segurança.
Quando estiver no modo de segurança, navegue até o arquivo em questão e tente a sorte mais uma vez.
Trabalhando no Explorador de Arquivos
É realmente irritante quando um arquivo indesejado afirma estar ainda em uso e, em dobro, quando você não tem ideia do que o está usando. Agora você sabe como liberar um arquivo bloqueado ou forçar seu PC a excluí-lo independentemente.
Se resolver esse problema foi a gota d’água para você, você sabia que existem alternativas ao File Explorer que você pode baixar? Por exemplo, o XYplorer é um excelente substituto portátil para a própria oferta da Microsoft.
Crédito da imagem: Jane0606/Shutterstock