A transferência de dados entre o armazenamento interno de um PC e uma unidade externa é uma das tarefas mais comuns que um usuário executa. Fotos, vídeos, arquivos importantes e backups de dados; todos eles precisam ser transferidos de e para, às vezes várias vezes.
É por isso que velocidades de transferência lentas podem ser tão frustrantes. Ninguém quer esperar dez minutos para que alguns gigabytes de dados sejam transferidos, e isso pode ser particularmente problemático se você estiver atrasado para uma reunião ou compromisso e precisar dos dados agora. Felizmente, existem algumas maneiras fáceis de melhorar as velocidades de transferência.
1. Feche alguns aplicativos em execução
Quanto mais aplicativos você tiver em execução no seu computador, mais recursos seu sistema estará usando. Se você estiver usando um computador antigo, com recursos limitados, fechar aplicativos que não são mais necessários acelerará a transferência de dados de e para dispositivos externos.
2. Defina sua unidade USB para a opção de melhor desempenho
O Windows padroniza as unidades USB para usar uma política de transferência de dados “Remoção rápida”. Isso desativa o cache de gravação, o que diminui a velocidade de transferência, mas permite que você desconecte um dispositivo com segurança sem usar o prompt “Remover hardware com segurança”.
Siga estas etapas para desativar o recurso de remoção rápida e melhorar a velocidade de transferência de dados:
- Inicie o Painel de Controle.
- Dirigir a Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas e abra Gerenciamento de Computador.
- No menu à esquerda, selecione Gerenciamento de Disco.
- Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade e selecione Propriedades.
- No Políticas guia, selecione o Melhor performance opção. Se o seu dispositivo suportar, verifique o Ative o cache de gravação no dispositivo característica.
- Clique OK para salvar as novas configurações.
Lembre-se, se você habilitar esse recurso, terá que remover o dispositivo do Windows antes de desconectá-lo. Não fazer isso pode resultar em perda de dados.
Para tornar isso mais fácil para você, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e crie um novo atalho, depois digite o seguinte como seu caminho:
%windir%\System32\control.exe hotplug.dll
Isso cria um atalho que leva você diretamente ao menu Remover hardware com segurança.
3. Altere o sistema de arquivos
O sistema de arquivos que você usa para formatar sua unidade pode afetar o desempenho. Muitos vêm de fábrica com formatação conservadora que aloca dados em pequenos pedaços, o que, por sua vez, maximiza a capacidade de armazenamento da unidade. Aumentar o tamanho desses pedaços, no entanto, pode melhorar o desempenho.
Se você usa o Windows, convém usar o formato de arquivo NTFS com um tamanho de alocação de 64 kilobytes. Esta é a configuração mais rápida para um PC Windows moderno. Se você também precisar usar a unidade com DOS, Mac OS X, Linux ou um dispositivo como sua TV, FAT32 é a escolha certa, e também pode ser configurado para um tamanho de alocação de 64 kilobytes.
A formatação via Windows é simples. Clique com o botão direito do mouse na unidade USB e clique em Formato. Um menu será aberto no qual você pode alterar o sistema de arquivos e o tamanho da unidade de alocação. Defina cada um para o que você deseja e clique em Começar para iniciar a formatação. Lembre-se, como em qualquer formato, isso excluirá todos os dados da unidade – certifique-se de que não haja nada importante nele antes de começar!
4. Desative a suspensão seletiva de USB
No Windows 10, o recurso USB Selective Suspend foi projetado para prolongar a vida útil da bateria do seu laptop. Ele funciona colocando seus dispositivos USB em um estado de baixo consumo de energia quando você não os estiver usando.
No entanto, o recurso USB Selective Suspend pode causar mau funcionamento da porta USB, como dispositivo USB desconhecido ou portas USB desconectadas aleatoriamente. Nesse caso, é melhor desativá-lo:
- Clique com o botão direito do mouse Bateria ícone na barra de tarefas e selecione Opções de energia.
- Selecionar Alterar configurações do plano > Altere as configurações avançadas de energia.
- Estender a Configurações USB cardápio.
- Por Configuração de suspensão seletiva USBselecione Desabilitado e clique Aplicar > OK para salvar as novas configurações.
5. Desative o modo legado no BIOS
Às vezes, velocidades de transferência extremamente lentas são causadas por um recurso do BIOS chamado USB Legacy Mode. Esse recurso destina-se a fornecer compatibilidade com dispositivos USB antigos que, de outra forma, podem não funcionar, mas pode restringir as velocidades de transferência.
As etapas exatas para desabilitar o Modo Legado dependerão da sua placa-mãe, mas aqui estão algumas diretrizes. Primeiro você precisará entrar no BIOS, que na maioria dos casos é feito pressionando F12 ou Del quando o computador inicializa (se você chegar à tela de carregamento do Windows, é tarde demais; reinicie e tente novamente).
Uma vez no BIOS, procure um Avançado ou Drives seção e, em seguida, procure a configuração Legacy USB Support. Ele será desabilitado ou habilitado; se ativado, desative-o. Em seguida, salve suas configurações e reinicie o PC.
Para obter instruções mais específicas, consulte o site de suporte da empresa que fabricou sua placa-mãe ou, se você possui um PC de marca, consulte a página de suporte da marca.
Observe que desabilitar o Modo Legado pode tornar alguns dispositivos antigos, principalmente teclados e mouses, não funcionais.
6. Atualize para USB 3.0
Embora o padrão USB aprimorado, o USB 3.0, já exista há algum tempo, muitas pessoas ainda estão usando seus dispositivos 2.0. Os dispositivos 3.0 podem ser um pouco mais caros, mas vale a pena atualizar seu dispositivo.
Contanto que seu computador suporte USB 3.0, você não deve ter nenhum problema para acelerar a transferência de dados USB no Windows.
Os usuários de desktop podem atualizar comprando uma nova placa-mãe ou, se sua placa-mãe atual ainda atender às suas necessidades, comprando e instalando uma placa PCIe USB 3.0. Os usuários de laptop podem atualizar usando ExpressCard; no entanto, muitos laptops não suportam esse recurso, portanto, talvez você não tenha escolha a não ser comprar um sistema totalmente novo.
7. Substitua uma unidade antiga por uma nova
As unidades de estado sólido tornam-se mais lentas à medida que envelhecem porque os ciclos repetidos de leitura/gravação desgastam as células de memória disponíveis, tornando algumas delas inoperantes. O controlador da unidade pode compensar isso, mas isso exige mais reflexão de sua parte, diminuindo assim a velocidade. Eventualmente, após um desgaste intenso, a unidade parará de funcionar completamente.
Isso não é realmente um problema para SSDs de consumo, mas as unidades flash são construídas com um preço baixo e geralmente não são classificadas para tantos ciclos de leitura/gravação quanto uma unidade interna. A maioria dos usuários ainda não consegue comer uma parte significativa da vida de uma unidade flash antes de ser perdida, quebrada ou sucumbir a alguma outra morte, mas o uso pesado pode desgastar a unidade.
Se a sua unidade estiver lenta e as soluções típicas não funcionarem, substituí-la pode ser a única opção.
Acelere suas transferências
Estas são apenas algumas dicas para garantir uma transferência de dados suave de e para dispositivos externos no seu computador Windows 10. Você deve combinar a atualização para USB 3.0 e ajustar as configurações do sistema para obter melhores resultados.
Dependendo dos arquivos, usar um dispositivo externo para transferir dados pode não ser a melhor ideia. Existem métodos mais eficientes que você pode usar para mover seus arquivos importantes.