Tome um segundo para considerar a quantidade de informações confidenciais que você armazenou em seu computador neste momento. Informação bancária? Fotos de família? Documentos financeiros?
Por mais seguros que pareçam seus arquivos em seu PC, eles também são os principais alvos de intenções maliciosas. A proteção por senha de suas pastas confidenciais é uma etapa básica de segurança. Pense nisso como um cofre virtual, que criptografa todos os arquivos ou pastas adicionais que você precisa para manter a segurança.
Continue lendo para saber como criar uma pasta protegida por senha para manter seus preciosos arquivos protegidos e os espectadores sorrateiros afastados.
1. Bloqueio de pasta baseado em texto
Embora o Windows 10 não permita que os usuários protejam pastas com senha por padrão, você pode usar um script em lote para bloquear pastas usando uma senha de sua escolha. Se você não estiver familiarizado com scripts em lote, aqui está uma cartilha.
Comece navegando até a pasta que deseja bloquear. Vamos criar uma nova pasta para usar como cofre virtual chamada Seguro.
Clique duas vezes na pasta. Você criará seu arquivo de lote no diretório que armazena sua pasta bloqueada. Crie um documento de texto vazio em sua pasta clicando com o botão direito do mouse em um espaço vazio e selecionando Novo > Documento de texto.
Dentro deste documento, copie e cole o seguinte código:
@ECHO OFFif EXIST "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" goto UNLOCK
if NOT EXIST Private goto MDPrivate
:CONFIRM
echo Are you sure to lock this folder? (Y/N)
set/p "cho=>"
if %cho%==Y goto LOCK
if %cho%==y goto LOCK
if %cho%==n goto END
if %cho%==N goto END
echo Invalid choice.
goto CONFIRM
:LOCK
ren Private "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
attrib +h +s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
echo Folder locked
goto End
:UNLOCK
echo Enter password to Unlock Your Secure Folder
set/p "pass=>"
if NOT %pass%==your_password goto FAIL
attrib -h -s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
ren "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" Private
echo Folder Unlocked successfully
goto End
:FAIL
echo Invalid password
goto end
:MDPrivate
md Private
echo Private created successfully
goto End
:End
Para definir sua senha, altere o sua senha pouco na linha se NÃO “%pass%==sua_senha” tem que FALHAR para uma senha de sua escolha:
Depois de adicionar sua senha, vá para Arquivo > Salvar como dentro do seu programa Bloco de Notas. Dê o nome que quiser, Armário no nosso caso, mas certifique-se de adicionar uma extensão .bat ao seu arquivo e selecione Todos os arquivos debaixo de Salvar como tipo menu suspenso. No nosso caso, vamos nomear nosso arquivo Locker.bat (garantindo que incluímos a extensão).
Clique duas vezes no arquivo BAT para criar sua pasta Locker. Esta é a pasta que será bloqueada com sua senha. Agora você deve ter uma pasta e um arquivo chamado Armário.
Coloque todos os seus documentos confidenciais nesta pasta do Locker. Depois de colocar seus arquivos, clique duas vezes no arquivo Locker.bat novamente. Um prompt de comando será aberto perguntando se você deseja bloquear sua pasta: input S e pressione Digitar.
Puf! Sua pasta deve desaparecer. Este é um subproduto natural do seu arquivo BAT.
Para acessar novamente seus arquivos, clique duas vezes no arquivo Locker.bat. Você será solicitado a digitar sua senha ao criar o arquivo. Voilá! Se você digitar sua senha corretamente, sua pasta Locker reaparecerá novamente.
Este arquivo BAT pode ser alterado através do seu PC. Isso significa que outras pessoas familiarizadas com esse truque podem alterar sua senha. Na maioria das vezes, no entanto, esse pequeno truque bacana adicionará um buffer muito necessário aos seus documentos locais mais confidenciais!
Se você quiser saber mais sobre o que os arquivos BAT podem fazer, nós o ajudamos.
2. Bloqueio de pasta ZIP
Embora o truque acima use o programa padrão do Bloco de Notas, você pode bloquear e condensar seus documentos confidenciais usando um programa de desktop popular chamado 7-Zip.
Normalmente usado para descompactar pastas e extrair arquivos, o 7-Zip também permite que os usuários protejam suas pastas com senha. Para seguir este método, primeiro baixe o 7-Zip.
Depois que o 7-Zip for baixado e instalado, clique no menu Iniciar e digite 7zip. Selecione os Gerenciador de arquivos 7-Zip opção. Em seguida, localize o arquivo ou pasta que deseja proteger, clique nele e clique no botão Adicionar opção na parte superior da janela.
Em seguida, digite sua nova senha no Criptografia seção. Quando terminar, clique OK. Verifique a localização da sua pasta e você encontrará um arquivo ZIP com o mesmo nome da sua pasta original.
Agora que você tem seu arquivo compactado, exclua sua pasta original (pois mantê-la prejudicaria o propósito de proteger seu novo arquivo ZIP com senha).
É uma boa ideia criar outra pasta contendo seu arquivo compactado, pois descompactá-lo pode espalhar seus arquivos em um diretório. No exemplo abaixo, o Documentos sensíveis pasta irá conter nosso zipado Seguro Arquivo.
Clique com o botão direito do mouse no arquivo zip e selecione 7-Zip > Extraia aqui. Você será solicitado a digitar sua senha.
Digite sua senha e seus arquivos aparecerão em seu diretório.
É isso! Embora esse método não seja exatamente oportuno, pois você deve passar por todo o processo toda vez que precisar adicionar ou visualizar seus arquivos, ele funciona perfeitamente e usa apenas este software confiável.
A propósito, também analisamos como corrigir erros de pasta “acesso negado” se você tiver problemas para entrar em um diretório.
Download: 7-Zip (Grátis)
3. Ocultar arquivos e pastas
Agora que você bloqueou sua pasta, você também pode dar o passo adicional de ocultar sua pasta da visualização.
Clique com o botão direito do mouse em um arquivo ou pasta de sua escolha e selecione Propriedades. Verifica a Escondido opção em Atributos. Clique Aplicar e depois OK.
Seu arquivo ou pasta agora deve desaparecer. Para visualizar sua pasta novamente, clique no botão Visão guia do seu gerenciador de arquivos do Windows 10. Em seguida, selecione Opções > Alterar pasta e opções de pesquisa.
Na sequência Opções de arquivo janela, clique no botão Visão aba. Por fim, clique na opção rotulada Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas debaixo Arquivos e pastas ocultos. Clique Aplicar e depois OK.
Agora você deve conseguir visualizar seu arquivo ou pasta. Para reverter seu arquivo ou pasta para oculto, vá para a janela Opções de arquivo novamente e selecione Não mostrar arquivos, pastas ou unidades ocultas. É isso!
4. Use uma alternativa de terceiros
Embora o Windows forneça várias opções para proteger seus arquivos e pastas, você sempre pode instalar uma ferramenta de terceiros se estiver procurando por recursos avançados.
Existem algumas alternativas pagas e gratuitas online. Nosso favorito é o Folder Protector, uma ferramenta que permite proteger arquivos/pastas usando senhas individuais. Depois que a pasta de destino estiver bloqueada, você poderá usar a própria ferramenta e um arquivo executável dentro da pasta protegida para desbloqueá-la. Esta ferramenta é gratuita, mas você pode atualizar para a versão Pro se quiser acessar recursos premium.
Download: Folder Protector (Grátis, assinatura disponível)
Bloqueie suas pastas do Windows para manter seus dados seguros
Com os métodos simples acima, você pode optar por implementar um ou todos os três. Não importa qual você escolha, você tem certeza de que seus documentos confidenciais estão seguros sob uma camada adicional de proteção não habilitada por padrão em seu PC.
Às vezes, basta um bloqueio de senha para evitar roubo. Isso se aplica tanto ao mundo virtual quanto ao mundo real. E cabe a você proteger seu PC com as melhores ferramentas de segurança para o seu computador.