As câmeras de segurança oferecem tranquilidade, permitindo que você monitore sua casa ou propriedade. Você pode usar as câmeras para verificar se seu filho está brincando no quarto, observar seus animais de estimação e até ver intrusos.
No entanto, se comprometidos, eles podem se tornar o olhar atento dos hackers, permitindo que eles vejam você viver sua vida privada e ouça suas conversas.
Aqui, abordaremos os sinais a serem observados se você suspeitar que sua câmera de segurança foi invadida. Também forneceremos dicas para evitar que hackers aconteçam em primeiro lugar.
6 sinais de que sua câmera de segurança foi hackeada
Apesar de todos os avanços tecnológicos, as câmeras de segurança ainda podem ser hackeadas. Saber quais sinais observar o ajudará a reagir rapidamente se houver uma violação. Então, veja como saber se sua câmera de segurança foi hackeada ou provavelmente será hackeada.
1. Sons ou vozes estranhos vindos da câmera
Muitas câmeras de segurança suportam conversa bidirecional. A Câmera de Segurança Wi-Fi Defender Guard Pro 2K é um exemplo que suporta áudio bidirecional, permitindo que você fale e ouça através da câmera.
Se você ouvir sons incomuns ou até mesmo vozes que tentam puxar conversa, saiba que algo não está certo. As chances são de que alguém tenha violado seu sistema de segurança e espionado você através da câmera hackeada.
2. Panorâmica ou Inclinação
Embora muitas câmeras sejam estáticas e possam ver uma área bastante grande, algumas oferecem um grau de rotação. Algumas câmeras modernas podem girar e se mover em diferentes direções para capturar o melhor vídeo ou imagem.
Um sinal óbvio de que seu sistema de segurança foi hackeado é que a câmera foi reposicionada. As pessoas normalmente controlam a posição da câmera a partir de um aplicativo ou computador. Se você notar que a câmera está se movendo sozinha, outra pessoa – provavelmente um hacker – está controlando-a.
3. A senha foi alterada
Ao instalar uma câmera de segurança pela primeira vez, geralmente você será solicitado a criar uma nova conta com o provedor. No entanto, quando o aplicativo da câmera de segurança de repente pede para você digitar sua senha, é provável que alguém tenha hackeado a câmera. Embora você possa receber um e-mail informando que alguém alterou sua senha, isso nem sempre acontece.
4. Maior consumo de dados
As câmeras de segurança geralmente consomem muitos dados de streaming de vídeo ao vivo para a nuvem. Se sua câmera inteligente transfere enormes quantidades de dados, especialmente quando você não está acessando, ela possivelmente está comprometida.
Algumas marcas de câmeras permitem que você acesse diagramas de uso de dados por meio das configurações da câmera e veja quando ocorre tráfego intenso. Você também pode verificar a quantidade de dados sendo transferidos acessando as configurações de alguns roteadores. E com certos roteadores, você pode monitorar o tráfego de dados e os horários durante o dia em que há picos.
Da mesma forma, você pode instalar um programa de firewall em seu computador para manter o controle sobre seu sistema de segurança e notificá-lo sempre que houver um aumento na transferência de dados.
5. Histórico de login suspeito
Algumas câmeras de segurança vêm com aplicativos que permitem monitorar o histórico de login da sua conta. Verifique se há logins adicionais, especialmente de diferentes locais ou dispositivos, pois eles podem esclarecer quem está acessando sua câmera ilegalmente.
6. Luz LED piscando
As luzes LED são um elemento visual crucial para manter as pessoas conscientes. Algumas marcas de câmeras possuem luzes LED que piscam quando alguém acessa a câmera. Se você não estiver operando sua câmera de segurança, mas as luzes LED estiverem piscando rapidamente, isso pode ser um sinal de que alguém está tentando se conectar à câmera.
Como evitar que suas câmeras de segurança sejam hackeadas
Sua câmera de segurança pode ser comprometida devido a vários motivos, mas há coisas que você pode fazer para evitar ser hackeado. Aqui estão alguns deles.
1. Atualize o firmware da sua câmera
Manter o firmware de sua câmera de segurança atualizado é uma ótima maneira de evitar que hackers explorem bugs e vulnerabilidades que já foram corrigidos em uma atualização de firmware recente.
Algumas câmeras de segurança executam atualizações automáticas, então você não precisa se lembrar de fazer isso. Outros exigem que você verifique se há atualizações e as instale.
2. Altere o nome de usuário e a senha padrão
Câmeras de segurança com nomes de usuário e senhas padrão inalterados são mais suscetíveis a hackers. Usar uma senha longa e difícil de adivinhar pode impedir que hackers tenham acesso rápido ao seu sistema de segurança.
Ao configurar sua senha, use uma combinação de letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e números. Recomendamos usar um gerenciador de senhas para gerar senhas aleatórias fortes.
3. Ative a autenticação de dois fatores
Configurar a verificação em duas etapas, se sua câmera de segurança for compatível, fornecerá uma camada adicional de proteção. Com a autenticação de dois fatores habilitada, um hacker precisará de mais do que sua senha e nome de usuário para fazer login na sua conta. Fabricantes como o Ring tornam obrigatória a autenticação de dois fatores ao fazer login em sua conta.
4. Compre câmeras com criptografia avançada
Sempre pesquise antes de comprar uma câmera de segurança e escolha marcas respeitáveis. Empresas estabelecidas tendem a cuidar de problemas de firmware e software e frequentemente lançam atualizações para corrigir bugs e vulnerabilidades conhecidos.
Marcas respeitáveis são aclamadas por fabricar alguns dos melhores sistemas de segurança externa conhecidos. Suas marcas de câmeras geralmente incluem recursos de criptografia de segurança, como criptografias WPA2-AES e SSL/TLS, tornando-as difíceis de hackear.
5. Limite o número de dispositivos usados para acessar seu sistema de segurança
Limite o acesso ao seu sistema de segurança a alguns dispositivos, idealmente um ou dois. Além disso, não use computadores públicos para visualizar sua câmera de segurança. Considere usar uma VPN para limitar os dispositivos que podem acessar seu sistema de câmeras de segurança para evitar possíveis ataques.
Você também pode dar permissão aos usuários que atendem a um critério específico. Por exemplo, permita que apenas endereços IP selecionados acessem seu sistema de segurança.
Pare os hackers de câmeras de segurança em suas trilhas
Como qualquer outro dispositivo de tecnologia, as câmeras de segurança podem ser hackeadas, levando a uma violação inesperada de privacidade. Os resultados de uma câmera hackeada podem ser desastrosos; os invasores podem acessar remotamente sua câmera de segurança, gravar imagens de vídeo e pedir resgate.
Existem vários indicadores de que sua câmera de segurança foi hackeada. Rotações anormais, luzes LED piscando e ruídos estranhos da câmera são sinais de um possível hack.
Felizmente, usar a câmera de segurança certa, ficar alerta e tomar medidas de precaução podem impedir que hackers acessem sua câmera.