Você costuma fazer uma pesquisa de pesquisa vertical em situações da vida real, como olhar para o menu de um restaurante. Você verá o preço correspondente em outra coluna para os itens do menu. A função VLOOKUP Sheets funciona de forma semelhante, pois recupera dados de uma coluna e mostra os dados correspondentes na célula correspondente.
Se isso é um pouco confuso, não se preocupe. Este artigo explica detalhadamente a função PROCV, incluindo sua sintaxe e como aplicá-la às suas planilhas. Continue lendo para dominar esta parte do Planilhas Google.
O que é PROCV no Planilhas Google?
PROCV é uma versão da fórmula PROCV. O “V” significa vertical. Essa fórmula pode realizar uma pesquisa na primeira coluna em um conjunto de dados especificados. Mas, os parâmetros de pesquisa devem estar na primeira coluna.
Usamos a função VLOOKUP para tabelas verticais quando o parâmetro de pesquisa está na primeira coluna e você deseja examinar os dados em um número específico de colunas.
Como o PROCV é diferente do PROCH?
PROCH no Planilhas Google encontra dados em uma tabela horizontal. No entanto, VLOOKUP localiza dados em uma tabela vertical. A maioria de nós tem dados em nossas planilhas de forma vertical, e é por isso que VLOOKUP é muito mais útil do que HLOOKUP. Fora isso, os parâmetros usados nas fórmulas são os mesmos, então se você está ciente de como funciona o HLOOKUP, então você sabe como usar o VLOOKUP. O vice-versa também é verdade.
Em uma nota relacionada, se você estiver familiarizado com XLOOKUP no Excel, usar HLOOKUP e VLOOKUP no Google Sheets deve ser fácil.
Coisas a saber sobre a fórmula PROCV
Aqui estão algumas coisas que você precisa estar ciente antes de usar a fórmula PROCV em sua planilha:
- A fórmula PROCV não olha para a esquerda. Ele pesquisa apenas na primeira coluna do intervalo. Se você deseja realizar uma pesquisa à esquerda, use as fórmulas INDEX e MATCH. Você pode adicionar parâmetros AND/OR à pesquisa com este combo.
- A fórmula VLOOKUP não diferencia maiúsculas de minúsculas no Planilhas Google, o que significa que não fará distinção entre caracteres maiúsculos e minúsculos.
- Se a fórmula VLOOKUP retornar resultados errados, certifique-se de que o parâmetro is-sorted esteja definido como FALSO. Isso deve corrigir a saída.
- Quando o parâmetro is-sorted é definido como VERDADElembre-se de que a primeira coluna do intervalo deve estar em ordem crescente.
- O PROCV pode pesquisar para encontrar uma correspondência parcial usando os operadores representados por pontos de interrogação (?) ou asteriscos
.
Sintaxe para PROCV
=VLOOKUP(key, range, index, is-sorted)
A função VLOOKUP tem quatro parâmetros, três dos quais são necessários, enquanto um é opcional. Segue a sintaxe da função:
- Isto é o que cada um dos parâmetros usados na fórmula PROCV faz: chave:
- o valor que a função usa para pesquisar a outra coluna variar:
- especifica os intervalos de células a serem examinados para localizar os dados. índice:
- especifica qual coluna pesquisar. A primeira coluna é representada como 1. O valor deve estar entre 1 e o número total de colunas. é-ordenado:
um argumento opcional para especificar se o intervalo é classificado ou não. Se deixado em branco, o valor é TRUE por padrão. Ou você pode digitar FALSE se os dados que você possui não estiverem classificados.
Exemplos de PROCV no Planilhas Google
O VLOOKUP pode ser um pouco confuso de executar devido a algumas de suas nuances. Aqui estão alguns exemplos da fórmula em ação para entender melhor a função.
Executando um PROCV simples
A maneira mais simples de usar a função PROCV é referenciando uma célula no primeiro parâmetro e o intervalo no segundo para encontrar uma célula que corresponda à referência fornecida pelo usuário.
No exemplo abaixo, vamos fingir que precisamos encontrar os dados de vendas para o Funcionário 7. Embora seja fácil ver a resposta em uma planilha tão pequena, você pode imaginar que com milhares de linhas de dados, realizar um simples VLOOKUP economizaria um tonelada de tempo.
- Como usar o VLOOKUP no Google Sheets para uma pesquisa simples
- Clique em uma célula vazia apropriada. Digite a primeira parte da função, que é
- =PROCV( Insira o primeiro argumento. Neste exemplo, a célula, comFuncionário nº 7 éA8
- .
- Digite uma vírgula Insira o próximo argumento, para definir o intervalo de células. No exemplo acima, o intervalo de células éA1:C11
- .
- Digite outra vírgula. Insira o argumento que define qual coluna pesquisar. Neste exemplo, é coluna3
- . ImprensaDigitar
.
Função aninhada em PROCV
O Planilhas Google permite que você use uma função dentro de outra fórmula. Isso é chamado de aninhamento. Neste exemplo, desejamos procurar o funcionário que fez a menor quantidade de vendas.
- Como usar o VLOOKUP no Google Sheets com uma função aninhada
- Clique em uma célula vazia apropriada. Digite a primeira parte da fórmula,
- =PROCV( Use o MIN funcionar como o primeiro argumento digitandoMIN(
- . Você não precisa adicionar um sinal de igual a uma fórmula aninhada. Insira o intervalo que deve ser verificado para encontrar o valor mínimo. No exemplo acima, éA2:A11
- .
- Digite um colchete de fechamento para a fórmula MIN.
- Digite uma vírgula. Insira o intervalo de células para a fórmula. Neste exemplo, o intervalo éA1:C11
- .
- Digite outra vírgula. Adicione o número de índice da coluna para pesquisar. No exemplo acima, é3
- . Para o último argumento, digite FALSO
- pois os dados que temos não são classificados.
- Digite um colchete de fechamento para a fórmula. Imprensa Digitar
para realizar a pesquisa.
Continue pesquisando com a função PROCV no Planilhas Google
A função PROCV é extremamente útil, mas às vezes não consegue realizar a pesquisa exata que você está procurando. Existem muitas outras funções de pesquisa no Planilhas Google e ainda mais em toda a gama de Google Apps. Continue aprendendo mais e você se tornará um profissional do Google Apps em pouco tempo.