Vix Blog
No Result
View All Result
Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.
  • Economia
  • Educação
  • Segurança
  • Mundo
  • Negócios
  • Notícias
  • Tecnologia
  • DMCA
NEWSLETTER
  • Economia
  • Educação
  • Segurança
  • Mundo
  • Negócios
  • Notícias
  • Tecnologia
  • DMCA
No Result
View All Result
Vix Blog
No Result
View All Result

Como verificar se o seu computador tem malware

Carolina by Carolina
25 de julho de 2022
Reading Time: 11 mins read
0
Como verificar se o seu computador tem malware

RELATED POSTS

The 7 Best Motion Sensor Trash Cans

How to Customize Windows 10: The Complete Guide

Porquê se tornar um jornalista de animação

Se você descobrir que é vítima de um ataque de malware, terá dificuldades. Com malware instalado com sucesso em seu computador, os hackers o usarão para acessar seus dados confidenciais, pedir dinheiro ou danificar seu dispositivo.

Antes de tirar conclusões precipitadas ao notar falhas ocasionais em seu computador, lembre-se de que há uma chance de que ele não esteja infectado por malware. A atividade incomum pode ser o resultado de um programa usando muitos de seus recursos ou um bug temporário que a próxima atualização do sistema pode corrigir.

MAKEUSEO VÍDEO DO DIA

Aqui, discutiremos alguns sinais indicadores de que seu PC tem um vírus de computador.

1. Seu navegador começa a se comportar mal

Anúncios pop-up banidos

Os pop-ups foram o flagelo de meados dos anos 2000. Os porcos de tela incrivelmente irritantes eram frequentemente associados ao Internet Explorer e se tornaram sinônimo de malware à espreita em seu computador. Claro, hoje em dia, um pop-up pode ser apenas um anúncio particularmente irritante.

No entanto, se você estiver recebendo pop-ups mesmo quando o navegador não estiver aberto, pode ser um sinal de que nem tudo está bem. Muitos desses pop-ups maliciosos serão para software antivírus falso ou alertas de que sua máquina está infectada.


Os pop-ups não são o único indicador de malware oculto. Se você encontrar barras de ferramentas inesperadas bagunçando seu navegador, isso geralmente é uma evidência de que algo está errado. A maioria dos navegadores permite que você pesquise na barra de endereço e, geralmente, o padrão é o Google. Portanto, se seu provedor de pesquisa mudou repentinamente ou seus resultados de pesquisa do Google parecem incomuns, você pode ter certeza de que tem um intruso indesejado.

2. Seu antivírus está desativado

Se alguém quisesse invadir sua casa, uma das melhores maneiras de entrar sem ser detectado seria desativar o sistema de segurança da sua casa. O mesmo vale para um vírus de computador.

Algumas formas de malware podem desabilitar o serviço do seu software antivírus, dando a ele acesso irrestrito ao seu dispositivo. Se o serviço estiver desabilitado ou seu software antivírus preferido não puder ser atualizado, é hora de usar uma ferramenta de remoção de malware.

3. Seu PC ficou lento para um rastreamento

Homem usando um laptop

Há muitas razões pelas quais o desempenho do seu PC pode cair com o tempo. Você deve eliminar todos os principais suspeitos – incluindo os que consomem memória como o Chrome – e verificar se todo o seu hardware está em boas condições de funcionamento.

Se você achar que tudo está funcionando conforme o esperado, mas seu dispositivo ainda está lento, é um bom indicador de uma infecção por malware. O malware pode executar aplicativos e serviços em segundo plano que obstruem o computador e podem ter um efeito extremamente prejudicial no desempenho do computador.

4. Seus arquivos estão desaparecendo

Nos últimos anos, uma das tendências mais devastadoras tem sido a ascensão do ransomware. Esta infecção criptografa todos os seus arquivos, deixando-os fora de alcance. A única maneira de desbloqueá-los é pagar o resgate, geralmente em Bitcoin, mas sem garantia de que você os recuperará. O tempo entre a infecção e a criptografia geralmente é curto, portanto, a melhor defesa é fazer backup de seus arquivos regularmente.


O melhor conselho se você for infectado por ransomware é não pagar o resgate. Outras formas de malware também podem fazer com que seus arquivos fiquem errôneos. Muitas vezes, isso pode ser mais difícil de detectar, pois você provavelmente só percebe quando precisa abrir o arquivo. Dito isto, se grandes pedaços de dados estiverem faltando, você deve começar a verificar se há vírus de computador.

5. Você tem problemas para se conectar à Internet

Jogo de dinossauros Chromes

Se você sofre de conectividade de rede ruim, os erros de conexão com a Internet provavelmente são uma ocorrência regular para você. No entanto, se eles começarem de repente ou em conjunto com qualquer outro comportamento incomum, pode ser um sintoma de uma infecção viral.

Você pode achar estranho que o vírus queira bloquear sua conexão com a internet, mas alguns malwares alteram suas configurações de rede para adicionar um proxy e impedir que você baixe ferramentas para remover a infecção.

A melhor maneira de lidar com esse tipo de ataque é baixar uma ferramenta de remoção de malware como o Malwarebytes em outro computador e transferi-lo para a máquina infectada via USB.

6. Os programas estão travando o tempo todo

tela azul da morte

Os programas podem falhar por uma série de razões que muitas vezes não têm nada a ver com malware. Felizmente, existem muitas maneiras de forçar o fechamento do aplicativo ofensivo e voltar a aproveitar seu dia.

Se as etapas regulares de solução de problemas não causarem impacto, há uma alta probabilidade de que o malware tenha algo a ver com isso. Se você estiver enfrentando a tela azul da morte (BSOD) com frequência alarmante, anote o código de erro.

Muitas vezes, o BSOD pode ser causado por problemas de hardware, mas se a investigação for vazia, há uma boa chance de que um vírus de computador possa ser o culpado.

7. Novos programas aparecem inesperadamente

Enquanto folheia seus programas instalados, você descobre alguns que você realmente não se lembra de ter instalado. Há uma chance de que eles tenham vindo de instaladores duvidosos, mas legítimos.

No entanto, se eles aparecerem de repente e você tiver certeza de que não os instalou por engano, isso pode indicar uma infecção. Seu antivírus normalmente os identifica como Programas Potencialmente Indesejados (PUPs) e o alertará sobre eles.

Portanto, se você não viu uma notificação do seu software de segurança, considere executar uma verificação manual. E se você não encontrar nada, faça uma pesquisa na Internet para ver se mais alguém relatou esse aplicativo como um PUP.

8. Você não pode acessar os utilitários do Windows

Quando algo dá errado em nosso computador Windows, a primeira coisa que procuramos é Ctrl+Alt+Del— só que desta vez, você descobre que nada acontece. Você tenta clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas para abrir o Gerenciador de Tarefas e ainda não obtém nada. Talvez abri-lo no menu Iniciar ajude? Também não há sorte.

Você tenta abrir o Painel de Controle e até mesmo o Prompt de Comando sem sucesso. É quase como se algo estivesse impedindo você de abrir esses utilitários do Windows – e é bem provável que sim.

9. Seu disco rígido está fora de controle

close-up de pratos de unidade de disco rígido e cabeça

Na semana passada, você tinha 30% de espaço livre em seu disco rígido. Agora, você tem menos de 5 por cento. Você não baixou nenhum arquivo grande ou instalou nenhum software novo, então de onde vêm esses dados?

A resposta mais provável é que o malware está baixando arquivos e armazenando-os em seu disco rígido. Outro indicador é a atividade excessiva do disco rígido.

Os alarmes devem soar se você não estiver executando nenhum programa ou acessando arquivos e seu disco rígido estiver mostrando muita atividade e ficando um pouco quente.

10. Suas contas sociais estão enviando spam

Sinais de spam

Se você recebeu uma mensagem acusatória de um amigo perguntando por que você recomendaria pílulas para perda de peso, você deve estar em alerta máximo. Mensagens estranhas como essas indicam a presença de malware, desde que você não tenha enviado essas mensagens como uma forma de conselho equivocado.

Os vírus são projetados para se espalhar, e uma maneira incrivelmente eficaz é bombardear seus amigos e contatos. A maioria das pessoas agora está acostumada a ignorar mensagens sobre pílulas mágicas e heranças surpresa. No entanto, os vírus estão amadurecendo.

O phishing é mais comum do que esses exemplos evidentes de spam, em que o destinatário é induzido a abrir um link ou anexo malicioso. Este é um meio muito eficaz de espalhar o vírus de computador, pois as pessoas geralmente confiam mais nas mensagens e e-mails de pessoas que conhecem.

Mais sinais de infestação de malware

Tudo o que descrevemos até agora foi um sintoma visível de uma infecção. No entanto, nem todos os malwares, especialmente variantes sofisticadas, se disfarçam intencionalmente. Isso torna a detecção quase impossível. Como diz o ditado: “ausência de evidência não é evidência de ausência”.

Infelizmente, todos os nossos dispositivos digitais se comportam mal de tempos em tempos. Isso significa que falhas aleatórias de aplicativos ou comportamentos inesperados podem não estar relacionados a um surto de malware. No entanto, se você ainda estiver vazio após seguir as etapas de solução de problemas, esses sintomas podem ser um sinal de que você pode ter sido infectado:

  • Mau funcionamento e mau comportamento do navegador.
  • Problemas com seu antivírus ou software de segurança.
  • Desaceleração súbita ou inesperada do dispositivo.
  • Arquivos ausentes.
  • Problemas de conectividade com a Internet.
  • Falhas frequentes e inexplicáveis ​​do programa.
  • Programas potencialmente indesejados (PUPs).
  • Incapacidade de acessar utilitários comuns do Windows.
  • Atividade inexplicável do disco rígido.
  • Spam originado de seu e-mail ou contas sociais.

Vírus e outras formas de malware são quase inevitáveis ​​nos dias de hoje. Embora o Windows tenha sido tradicionalmente a plataforma de escolha para malware, os usuários de Mac devem ficar atentos: você também está em risco. O melhor que você pode fazer é estar preparado e tomar precauções sensatas.

Sempre execute uma verificação antivírus, mesmo em seu smartphone. Mantenha backups regulares para que, se a infecção for muito difícil de remover, você possa recomeçar com o mínimo de impacto. Baixar aplicativos de sites de software gratuito pode ser um jogo perigoso, portanto, certifique-se de ficar em sites respeitáveis. A internet está cheia de conteúdo incrível, mas vale a pena saber o que está por trás do link antes de clicar.

Mantenha seu computador protegido contra malware

Espero que você não tenha sido vítima de um ataque de malware. No entanto, isso não significa que você pode pular a execução de verificações regulares em seu computador ou fazer backup de seus arquivos importantes.

Além disso, baixar aplicativos gratuitos de sites duvidosos pode deixar seu computador vulnerável a ataques de malware. A internet tem muito conteúdo útil, mas vale a pena saber o que está por trás do link antes de clicar.

Carolina

Carolina

Next Post
Como configurar a autenticação do Passport em um aplicativo Node e Postgres

Como configurar a autenticação do Passport em um aplicativo Node e Postgres

Emular o Amiga em um Raspberry Pi

Emular o Amiga em um Raspberry Pi

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Categorias

  • Entretenimento
  • Mundo
  • Notícias
  • Segurança

Posts recentes

  • O que é transporte de pedal único? Ele estende seu alcance EV?
  • As 5 melhores chaves de segurança de hardware para proteção online
  • The 7 Best Motion Sensor Trash Cans

Categorias

  • Entretenimento
  • Mundo
  • Notícias
  • Segurança

Links Importantes

  • Quem Somos
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • DMCA
Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.

© 2021 VixBlog - Notícias e dicas para o seu dia dia.

No Result
View All Result
  • Economia
  • Educação
  • Segurança
  • Mundo
  • Negócios
  • Notícias
  • Tecnologia
  • DMCA

© 2021 VixBlog - Notícias e dicas para o seu dia dia.