A tecnologia Blockchain e as criptomoedas percorreram um longo caminho desde a sua geração, conquistando um lugar na economia global. No entanto, estas tecnologias ainda precisam de superar vários desafios antes da sua adoção generalizada, nomeadamente o problema da escalabilidade, embora algumas soluções pretendidas já estejam a ser propostas. Eles vêm na forma de soluções blockchain de classe 1 e classe 2.
Mas, o que é esse problema de escalabilidade? E o que exatamente são soluções de classe 1 e classe 2 de blockchain?
O problema da escalabilidade
Dentro do mundo do blockchain e das criptomoedas, a escalabilidade refere-se à capacidade de um blockchain de aumentar o número de transações que pode processar de uma só vez, ajustando-se à demanda do usuário. Quando você fala sobre a escalabilidade de um blockchain, você está falando essencialmente sobre a velocidade da transação. O problema de escalabilidade é resultado de vários desafios presentes na realização do blockchain ideal, que deve ser descentralizado, seguro e escalável.
Esses desafios foram resumidos e conceituados uma vez que o “trilema blockchain” pelo cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin. O trilema do blockchain postula que, embora o blockchain ideal deva ser descentralizado, seguro e escalável, ele só pode ter duas das três características.
O trilema blockchain representa um dos principais desafios da tecnologia para sua ampla adoção. No entanto, isso ainda não deve ser tomado uma vez que notório, pois não há lei real que impeça que a tecnologia seja aprimorada e alcance um nível desejado de escalabilidade sem a urgência de sacrificar nem a descentralização nem a segurança.
Na verdade, existem muitas equipes de desenvolvedores trabalhando duro para resolver o trilema blockchain, com algumas técnicas e ideias que pretendem resolver o problema de escalabilidade, mesmo que parcialmente, já sendo implementadas. Essas ideias e técnicas vêm na forma de soluções de classe 1 ou classe 2, dependendo do nível de implementação em relação ao blockchain.
O que são camadas Blockchain?
No mundo criptográfico, e particularmente quando você fala de soluções de dimensionamento, as camadas de blockchain referem-se ao nível de implementação de soluções de dimensionamento; se eles são implementados diretamente no blockchain ou se funcionam sobre ele uma vez que um protocolo ou rede separado, mas dependente.
O que é Blockchain Layer 1?
A classe 1 do blockchain refere-se ao próprio banco de dados distribuído, a rede peer-to-peer que reúne todos os nós do blockchain em um único sistema e seus mecanismos de consenso subjacentes. Por exemplo, a classe 1 do Bitcoin é a rede Bitcoin, a do Ethereum é a rede Ethereum e a do Ripple é o XRP Ledger.
Soluções de dimensionamento da classe 1 do Blockchain:
- Aumentando a velocidade de geração de blocos.
- Aumentando o tamanho do conjunto.
- O protocolo de consenso muda, alterando as regras básicas que os nós devem seguir para serem admitidos na rede e os mecanismos que a rede segue para encontrar o consenso entre os nós.
- Sharding, quebra de blocos de transações em shards menores e processamento simultâneo pelo blockchain, permitindo processar várias transações de uma só vez.
O que é Blockchain Layer 2?
A classe 2 do blockchain refere-se às soluções de dimensionamento pretendidas, uma vez que protocolos ou redes, que operam sobre um blockchain, funcionando essencialmente uma vez que diferentes camadas de blockchain. Por exemplo, Lightning Network do Bitcoin ou Plasma, Polygon e assim por diante do Ethereum.
Soluções Blockchain classe 2:
- Redes aninhadas: Nesse tipo de rede, o blockchain principal, chamado de “mainchain”, define as regras para toda a rede e não deve participar de nenhuma operação, a menos que haja a urgência de resolver uma disputa. Levante sistema permite que vários níveis de blockchains sejam construídos uns sobre os outros, ligando-os através de uma conexão pai-filho. A cárcere pai atribui e distribui as tarefas entre seus filhos, que por sua vez as executam e enviam o resultado de volta para a cárcere principal, aliviando seu pai de sua trouxa de trabalho e aumentando a escalabilidade.
- Canais estaduais: eles criam um meio de notícia bidirecional entre o blockchain e os canais transacionais fora da cárcere. Ao usar canais de estado, as transações ocorrem fora do blockchain, portanto, não requerem verificação de nó. Em vez disso, os canais estaduais contam com contratos inteligentes para finalizar as transações.
Estrato 1 vs. Estrato 2: Resolvendo a escalabilidade do Blockchain
Mesmo que o trilema blockchain continue sendo um espinho para a tecnologia blockchain e criptomoedas, os desenvolvedores continuam trabalhando duro para resolver o problema de escalabilidade e estão apresentando novas soluções a cada dia. Há grande espaço para experimentação.
Se o trilema blockchain for muito limitante para uma solução de classe 1 na cárcere, os desenvolvedores provaram que as soluções de classe 2 fora da cárcere podem oferecer uma selecção eficiente.
Leia a seguir
Sobre o responsável