Você está pronto para comprar um novo hardware de jogo. Mas, você deve optar por um PC para jogos ou um laptop para jogos?
Há benefícios significativos em cada opção, mas também desvantagens. Portanto, qual você deve escolher?
5 principais diferenças entre um laptop para jogos e um PC para jogos
Existem cinco diferenças principais entre laptops para jogos e PCs para jogos:
- Equipamentos e recursos
- Desempenho do jogo
- Opções de atualização
- Requisitos de portabilidade e espaço
- Dispêndio
É um mistério que todo jogador enfrenta quando chega a hora de atualizar seu hardware de jogo. Um laptop para jogos é obviamente mais portátil do que um PC para jogos, mas ele oferece o mesmo desempenho? Um PC para jogos é mais atualizável do que um laptop para jogos, mas custará mais do que um laptop para jogos a longo prazo?
Com essas perguntas em mente, vamos dar uma olhada nas cinco principais diferenças entre um PC para jogos e um laptop para jogos e desenredar qual você deve comprar.
1. Equipamentos e Recursos
Laptops para jogos e PCs para jogos são realmente mais semelhantes do que você pensa quando se trata de equipamentos e recursos. Curiosamente, a maior diferença está na sua experiência pronta para uso.
Quando você compra um laptop para jogos, ele vem com tudo o que você precisa. Você entra online ou na loja de hardware para PC sítio, escolhe um laptop para jogos e ele vem com todos os recursos, incluindo uma webcam, alto-falantes integrados, cartão Wi-Fi, bateria e assim por diante.
Quando se trata de PC para jogos, você terá que escolher entre mais variáveis. Um PC para jogos é quase infinitamente personalizável (o que exploraremos mais em breve), mas você também precisa de mais hardware periférico para fazê-lo funcionar. Por exemplo, você precisará de um teclado e um mouse no mínimo. Portanto, você pode querer um microfone para falar com as pessoas e uma webcam se quiser ser visto. Portanto e o áudio? Você vai precisar de alto-falantes. A lista pode expandir rapidamente.
2. Desempenho do jogo
Em seguida, o que oferece melhor desempenho em jogos: um laptop para jogos ou um PC para jogos?
Normalmente, o PC para jogos vencerá o laptop para jogos se você confrontar hardware semelhante. Isso porque, embora você possa ler sobre o mesmo hardware na lista de produtos para um PC para jogos e um laptop para jogos, existem diferenças nos recursos entre os dois.
Por exemplo, uma GPU de laptop não é o mesmo que uma GPU de desktop discreta. A GPU do laptop provavelmente é limitada pelo controle térmico, que, gostando ou não, tem um efeito indireto no desempenho do jogo. É uma história semelhante para CPUs de laptop. Somar hardware poderoso a um espaço confinado sempre resultará em compromissos e, infelizmente, o desempenho dos jogos é prejudicado.
A melhor maneira de ver essas diferenças é no vídeo a seguir comparando uma Nvidia RTX 3080 em um desktop e uma RTX 3080 em um laptop.
A Jarrod’s Tech também comparou a RTX 3070 em um desktop e um laptop, chegando à mesma desenlace.
Você vê, um PC para jogos executando o mesmo hardware que um laptop para jogos sempre vencerá.
Agora, isso é um problema? Provavelmente não para a maioria das pessoas. Se você ainda está puxando 120FPS no Call of Duty Warzone no seu laptop para jogos, é improvável que você se importe com alguns quadros ausentes por segundo.
3. Opções de atualização
O desempenho dos jogos nos leva diretamente a outra diferença fundamental entre um laptop para jogos e um PC para jogos: opções de atualização.
Simplificando, atualizar um laptop para jogos é quase impossível na maioria dos casos. Você certamente não atualizará a CPU ou a GPU, os dois principais componentes por trás de uma experiência de laptop para jogos. Existem designs de laptop modulares, mas normalmente não são focados na construção de laptops para jogos (pelo menos ainda não).
Em alguns laptops para jogos, você terá a opção de instalar uma RAM mais rápida ou um dispositivo de armazenamento mais rápido, porquê um SSD M.2. Mas esse será o limite integral para o que você pode atualizar em um laptop para jogos. Os fabricantes de laptops para jogos gastam muito tempo simplificando seus projetos e certificando-se de que são eficientes na transferência de calor para fora do gabinete e não querem que os usuários finais façam zero que possa comprometer esse design, mesmo que você o faça com as melhores intenções .
Quando se trata de atualizar um PC para jogos, você está restringido somente pelo seu orçamento e suas decisões anteriores de construção de PC. O que queremos manifestar cá é que você pode prescrever atualizar seu hardware existente para uma CPU mais rápida. Se for esse o caso, você será restringido pelo soquete do processador na placa-mãe, que determina a geração do processador que você pode instalar. Por exemplo, quando a AMD lançar seu novo soquete AM5, ele não será comportável com CPUs AM4 mais antigas. Isso pode levar alguns a atualizar de AM4 para AM5, mas você também precisará de uma novidade placa-mãe comportável com AM5.
Sobre isso, é uma história semelhante para a RAM do seu sistema. Você pode atualizar sua memória, mas ficará restrito por qualquer tipo de memória com a qual sua placa-mãe seja comportável, seja DDR3, DDR4 ou DDR5.
Você deve ter notado um recurso de hardware aparecendo mais do que a maioria: a placa-mãe. Uma vez que a placa-mãe conecta todo o hardware do seu PC para fazer o seu PC de jogos funcionar, ela está no coração de qualquer máquina de jogos. Se você sentir que seu PC para jogos está envelhecendo, você pode trocar a placa-mãe e potencialmente salvar bits de sua máquina de jogos mais antiga para sua novidade versão.
Um PC para jogos é infinitamente mais atualizável do que um laptop para jogos e permanecerá assim até que os laptops modulares alcancem a sério.
4. Requisitos de Portabilidade e Espaço
Assim porquê houve somente um vencedor evidente na seção de atualização, há somente um vencedor evidente na seção de portabilidade. Uma das forças motrizes por trás da popularidade dos laptops para jogos é sua portabilidade. Quem quer se distanciar de seu equipamento de jogos no final de um término de semana, quando você pode pegá-lo, jogá-lo na bolsa e levá-lo com você?
Embora alguns laptops para jogos sejam mais robustos para acomodar mais hardware e melhor refrigeração, a pegada universal de um laptop para jogos é menor do que a maioria dos PCs para jogos.
Em termos de requisitos de espaço, é realmente uma confrontação interessante. Simples, um gabinete de PC para jogos ocupará mais espaço no universal, mas para a maioria das pessoas, a torre fica embaixo de uma mesa ou similar, e a única coisa à sua frente é o teclado mecânico para jogos e um mouse para jogos. Sem olvidar os monitores, evidente.
Um laptop para jogos tem um tamanho universal menor, mas você pode conectá-lo a um monitor secundário, usar um teclado USB, um mouse para jogos, alto-falantes extras e assim por diante, logo a confrontação entre um PC para jogos e um laptop para jogos em termos de o espaço não é completamente evidente.
Mas, sim, quando se trata de portabilidade, um laptop para jogos vence, sem incerteza.
5. Dispêndio e Valor
A categoria de confrontação final é dispêndio e valor. O que custa mais: um laptop para jogos ou um PC para jogos?
Normalmente, um desktop para jogos custa menos do que um laptop para jogos comparável. Há dois fatores-chave por trás disso.
Primeiro, um desktop para jogos não requer tanto desenvolvimento e otimização quanto um laptop para jogos. Um trabalhador de laptop para jogos precisa projetar e empacotar tudo em um único estojo portátil, garantindo que ele não superaqueça e ainda funcione corretamente.
Em segundo lugar, embora isso esteja relacionado à capacidade de atualização, o desempenho de um laptop ficará para trás à medida que envelhece. Também não é ajudado por um déficit de desempenho nos desktops para jogos, diminuindo ainda mais o valor a longo prazo de um laptop para jogos.
Quando se trata de dispêndio e valor, um desktop para jogos geralmente é a melhor opção.
Gaming Desktop vs Gaming Laptop: Qual você deve escolher?
O maior fator que mudará sua decisão entre um laptop para jogos e um PC para jogos será a portabilidade. Se você não está regularmente sentado na mesma mesa em sua lar, se movimenta regularmente para trabalhar, escola ou de outra forma, ou somente quer a liberdade extra que vem com um laptop para jogos, é provável que sinta que o dispêndio extra é um investimento que vale a pena.
Por outro lado, se você está jogando em lar, não precisa se movimentar e deseja o valor extra e as opções de personalização, uma superfície de trabalho para jogos é a opção certa para você.