Ler expande a mente, mas às vezes, tirar um tomo de 600 páginas do bolso não é prático. Você não pode entrar em prosa clássica ao encaminhar um coche, por exemplo. É aí que entram os audiolivros, que oferecem o favor de uma experiência literária narrada sem exigir que você tire os olhos da estrada. Com os audiolivros, você pode consumir literatura fantástica enquanto dirige, lava a louça ou até mesmo enquanto está trabalhando.
Embora existam vários serviços de assinatura de audiolivros disponíveis, é muito mais satisfatório gerar e hospedar sua própria livraria em um Raspberry Pi.
O que é Audiobookshelf?
Audiobookshelf é um servidor de audiobook e podcast auto-hospedado. Isso significa que você mesmo pode implantá-lo em um VPS (servidor virtual privado) ou em seu próprio hardware em mansão e acessá-lo pela internet, transmitindo e baixando histórias por meio de um telefone ou aplicativo devotado.
Um Raspberry Pi é ideal para nascente projeto. Você precisará saber seu endereço IP sítio e também precisará de um endereço IP estático e um nome de domínio.
Uma vez que instalar o Audiobookshelf no Raspberry Pi
Depois de instalar um sistema operacional em seu Raspberry Pi, conecte-se a ele usando SSH (Secure Shell).
ssh username@sítio.pi.ip.address
Substituir nome de usuário e endereço.pi.ip.sítio com os detalhes do seu próprio Raspberry Pi. Agora siga os seguintes passos para instalar o Aurdiobookshelf.
- Atualize e atualize quaisquer pacotes instalados:
sudo apt update
sudo apt upgrade - Instale o proxy revirado Apache2 para que você possa acessar o Audiobookshelf de fora de sua mansão:
sudo apt install apache2
- E certbot, que você usará posteriormente para gerar chaves de segurança e certificados para manter sua conexão segura:
sudo add-apt-repository ppa:certbot/certbot
sudo apt update
sudo apt-get install python3-certbot-apache - O Docker é um meio pelo qual os desenvolvedores podem facilitar a geração, realização e atualização de pacotes de software para o usuário final:
sudo apt install docker.io
- Adicione seu usuário ao grupo docker:
sudo usermod -aG docker your_user_name
- Inicie e ative o Docker com:
sudo systemctl start docker
sudo systemctl enable docker - O Docker-compose é uma instrumento que simplifica o gerenciamento de contêineres do Docker:
sudo apt install docker-compose
- No seu diretório pessoal, crie um novo diretório chamado estante de audiolivroslogo cd nele e crie mais quatro diretórios:
cd audiobookshelf
mkdir audiobooks
mkdir podcasts
mkdir config
mkdir metadata - Retorne ao seu diretório inicial e crie um novo registo docker-compose:
cd ~
nano docker-compose.ymlE cole o seguinte nele:
version: '3.5'
services:
audiobookshelf:
container_name: audiobookshelf
image: ghcr.io/advplyr/audiobookshelf:latest
environment:
- AUDIOBOOKSHELF_UID=99
- AUDIOBOOKSHELF_GID=100
ports:
- 13378:80
volumes:
- /home/your-user-name/audiobookshelf/audiobooks:/audiobooks
- /home/your-user-name/audiobookshelf/podcasts:/podcasts
- /home/your-user-name/audiobookshelf/config:/config
- /home/your-user-name/audiobookshelf/metadata:/metadataAs únicas partes disso que você precisará modificar são os caminhos para os diretórios. Salve e saia do nano com Ctrl+O logo Ctrl + X.
- O comando:
docker-compose pull
puxará todas as imagens necessárias para o seu Pi e:
docker-compose up -d
iniciará os contêineres. O Audiobookshelf está em realização.
Configurando o Audiobookshelf da sua rede doméstica
O Audiobookshelf agora pode ser acessado em sua rede doméstica, mas não na Internet mais ampla. É uma prática recomendada realizar a forma inicial antes de se conectar à Internet e obter certificados SSL, pois os agentes mal-intencionados observam os logs de certificados para ver quando novos sites ficam online e podem assumir o controle durante esse período.
Acesse o front-end do Audiobookshelf digitando seu.pi.ip.endereço:13378 em qualquer navegador. Você será solicitado a configurar uma conta de usuário root e uma senha.
Certifique-se de escolher uma senha poderoso que não possa ser facilmente adivinhada. Você será solicitado a fazer login com as credenciais que acabou de gerar.
Neste ponto, o Audiobookshelf solicitará que você Adicione sua primeira livraria, e solicitará que você selecione livros ou podcasts, dê um nome à livraria e procure a livraria. Uma vez que o Audiobookshelf só tem chegada aos diretórios especificados em seu docker-compose.ymlo sítio para isso é /audiobooks. Selecione isso e clique em Fabricar novidade livraria.
O Audiobookshelf não tem nenhum audiolivro porque neste momento você não adicionou nenhum. No computador onde seus audiolivros estão armazenados, use o PuTTY ou o terminal para transferir sua livraria para o sítio correto no Raspberry Pi.
scp -r /path/to/your/audiobook/directory
Dependendo do tamanho da sua coleção, esse processo pode levar várias horas. Depois de concluído e você retornar ao prompt, volte para o Audiobookshelf no seu navegador e clique no botão virente Varredura botão.
O Audiobookshelf agora tentará identificar seus audiolivros usando provedores uma vez que Apple, Audible e Google para instaurar marcadores de capítulo, responsável, narrador, sinopse e se os livros fazem secção de uma série. Quando isso terminar, sua livraria será preenchida, categorizada e pesquisável.
Você poderá velejar facilmente entre as telas usando botões dispostos verticalmente ao longo da borda esquerda da tela. Morada é dividido em seções que mostram o que você está lendo no momento, o próximo livro da série, audiolivros adicionados recentemente e séries adicionadas recentemente. Na secção subalterno, há imagens de autores e narradores. Você pode clicar neles para ver uma biografia em vaso.
Outras telas incluem Livrariaque mostra capas individuais de cada livro em seu audiolivros diretório; Series; coleções; e autores. Tudo isso mostrará exatamente o que você espera que eles façam.
Para debutar a ouvir um audiolivro, clique na cobertura e pressione Toque. O Audiobookshelf lembrará sua posição para você.
Acessando a estante de livros de áudio de fora de sua mansão
Ouvir um bom audiolivro sentado em uma poltrona em frente à lareira em mansão é uma experiência deleitável, mas você provavelmente desejará acessar suas narrativas de fora de mansão. Para fazer isso, você precisará direcionar solicitações ao seu nome de domínio para a porta 13378 em seu Raspberry Pi.
- No terminal ou cliente SSH:
cd /etc/apache2/sites-available
- Crie um novo registo com nano:
sudo nano audiobookshelf.conf
- Digite o seguinte:
<VirtualHost *:80> ServerName your-domain-name.tld ProxyPreserveHost On ProxyPass / http://your.sítio.pi.ip.address:13378/ RewriteEngine on RewriteCond %{HTTP:Upgrade} websocket [NC] RewriteCond %{HTTP:Connection} upgrade [NC] RewriteRule ^/?(.*) "ws://your.sítio.pi.ip.address:13378/$1" [P,L] </VirtualHost>
Você precisará substituir seu.sítio.pi.ip.endereço com o endereço IP sítio real do seu Pi e o valor para Nome do servidor deve ser o nome de domínio que você deseja usar. Salve e saia do nano com Ctrl+O logo Ctrl + X.
- Habilite seu novo registo conf com:
sudo a2ensite audiobookshelf.conf
- Reinicie o Apache2:
sudo service apache2 restart
- Sua instância do Audiobookshelf agora pode ser acessada pela Internet por meio de uma conexão HTTP. Isso não é seguro, logo use o certbot para obter certificados e chaves do Let’s Encrypt:
sudo certbot
- Selecione seu nome de domínio em uma lista e escolha redirecionar quando perguntado.
- Você precisará reiniciar o Apache mais uma vez para que as alterações tenham efeito.
sudo service apache2 restart
Quaisquer tentativas de conexão feitas por HTTP serão involuntariamente atualizadas para HTTPS, tornando sua conexão mais segura.
Onde você pode encontrar livros para Audiobookshelf?
Audiobookshelf pode transmitir todos os formatos de áudio em tempo real, incluindo os populares formatos MP3, M4A e M4B. Você pode encontrar audiolivros sem DRM em Downpour e LibriVox. Uma pesquisa cuidadosa na web revelará mais locais e varejistas independentes.
Você implantou com sucesso sua própria livraria de audiolivros no seu Raspberry Pi!
Você tem chegada a um mundo inteiro de histórias narradas ao seu alcance. Por que não expandir seus hábitos de leitura e debutar com um novo gênero? Histórias de detetive, romances aconchegantes e thrillers explosivos estão todos lá para serem levados. Você pode até aprender um novo linguagem e ouvir seus antigos favoritos em outro linguagem.