Se você está investindo em um smartphone principal, é provável que também esteja procurando um carregador sem fio. Enfim, o carregamento sem fio está rapidamente se tornando a norma, pois é profíquo.
Mas, apesar de sua conveniência, algumas pessoas ainda têm pânico de adotar a tecnologia. Uma rápida olhada na internet revela que as pessoas estão preocupadas com o carregamento sem fio danificando a bateria do telefone.
Logo, o carregamento sem fio é seguro para a bateria do seu telefone? Vamos olhar.
Porquê funciona o carregamento sem fio?
O carregamento sem fio nos smartphones atuais usa indução eletromagnética para transferir vigor elétrica do carregador para o smartphone. A indução eletromagnética é um fenômeno pelo qual um campo magnético em rápida mudança produz vigor elétrica em um rodeio fechado que interage com esse campo magnético.
Vamos pegar o exemplo do carregamento sem fio de um smartphone. Para que o carregamento sem fio funcione, você precisa de um telefone que suporte o carregamento sem fio e um carregador sem fio harmonizável. Nesse caso, tanto o carregador quanto o telefone terão bobinas de cobre. Quando você coloca um smartphone harmonizável em um carregador sem fio, um campo magnético que muda rapidamente interage com a bobina de cobre presente dentro do smartphone, induzindo uma fluente elétrica. A fluente elétrica produzida é portanto usada para carregar a bateria.
Esta forma de carregamento sem fio onde duas bobinas de cobre são colocadas em proximidade direta é chamada de indutivo eletromagnético firmemente acoplado carregando. Mas, uma vez que o nome sugere, para que esse tipo de carregamento sem fio funcione, as bobinas de cobre devem se alinhar. Em outras palavras, se você não colocar seu smartphone no pad corretamente, ele não carregará. Outras formas de tecnologias de carregamento sem fio visam resolver esse problema.
Carregamento de sonância fracamente acoplado pode entregar uma fardo a alguns centímetros de intervalo, enquanto Carregamento fundamentado em radiofrequência pode carregar gadgets sem fio a distâncias superiores a alguns metros. Com o carregamento por RF, você poderá carregar seu telefone sem chegar perto de um carregador em um horizonte próximo.
O carregamento sem fio é ruim para o seu smartphone?
O carregamento sem fio não é ruim para o seu smartphone. É somente um mito. As pessoas que acreditam que o carregamento sem fio danifica a bateria de um smartphone apontam que o carregamento sem fio gera mais calor do que o carregamento com fio.
Embora isso seja verdade até claro ponto, o calor produzido pelo carregamento sem fio é gerenciável pelo seu smartphone. E certamente o faz.
Saída de calor do carregamento sem fio
O carregamento sem fio produz mais calor do que o carregamento convencional com fio devido ao seu funcionamento. Um efeito paralelo da indução eletromagnética é a geração excessiva de calor. Por exemplo, os fogões de indução usam o calor gerado pela indução eletromagnética para aquecer as panelas.
Portanto, se não for gerenciado corretamente, o calor gerado pelo carregamento sem fio pode danificar seu smartphone. Felizmente, padrões de carregamento sem fio uma vez que o Qi têm diretrizes rígidas para mourejar com esse problema.
Primeiro, qualquer carregador sem fio com certificação Qi qualificado deve regular a velocidade de carregamento para gerenciar o calor. Por exemplo, se um carregador sem fio com certificação Qi detectar que está sendo gerado calor excessivo, ele reduzirá a velocidade de carregamento. Menor produção de vigor equivale a menor calor, para que seu telefone permaneça seguro.
Em segundo lugar, durante o carregamento, com ou sem fio, a própria bateria não aquece. No caso de carregamento sem fio, somente a bobina de cobre dentro do telefone aquece. Portanto, desde que o calor esteja contido e não exceda os limites seguros, ele não representa uma ameaço direta à bateria do seu smartphone.
Em suma, embora o carregamento sem fio produza um pouco mais de calor do que o carregamento com fio, ele não representa uma ameaço à bateria do seu telefone.
Efeito do carregamento sem fio nos ciclos de fardo da bateria
O carregamento sem fio não afeta os ciclos de fardo da bateria mais do que o carregamento com fio regular, pois os ciclos de fardo da bateria não têm zero a ver com a forma de carregamento que você está usando. Só tem a ver com a frequência de carregamento.
Se você carregar seu telefone várias vezes ao dia, independentemente da tecnologia de carregamento usada, notará uma redução significativa nos ciclos de fardo da bateria restantes.
Simplificando, o carregamento sem fio não prejudicará a bateria do seu telefone. Exclusivamente não corra colocando seu smartphone no teclado de carregamento sempre que a bateria desabar alguns pontos percentuais.
O carregamento sem fio é menos eficiente do que o carregamento com fio?
O carregamento sem fio é menos eficiente do que o carregamento com fio, mas o consumo universal de vigor. Testes realizados por Eric Ravenscraft da OneZero descobriram que o carregamento sem fio usa em média 47% mais vigor do que o carregamento com fio.
O consumo de vigor adicionado não será registrado em suas contas de vigor para um único carregador sem fio. Mas, de harmonia com o iFixit, se todos os usuários de smartphones no mundo mudassem para o carregamento sem fio, seria necessária a construção de quase 73 usinas de carvão de pequeno porte em todo o mundo. Edificar tantas usinas a carvão teria um impacto ambiental significativo.
Em outras palavras, você pode carregar seu telefone sem fio sem ver nenhum aumento em suas contas de eletricidade. Mas uma mudança mundial para o carregamento sem fio seria menos do que ideal.
Manter um smartphone totalmente repleto diminui a saúde da bateria?
Manter o telefone totalmente repleto aumenta o estresse da bateria, resultando em degradação mais rápida. De harmonia com a BatteryUniversity, uma fardo parcial aumenta a vida útil das baterias de íons de lítio que estão de dentro para fora dos smartphones.
Os especialistas sugerem manter a bateria do seu telefone carregada entre 20% e 80%. Idealmente, você nunca deve carregar ou descarregar totalmente o smartphone, pois isso sobrecarrega a bateria, diminuindo a vida útil da bateria.
O carregamento rápido diminui a saúde da bateria?
O carregamento rápido não diminui a saúde da bateria tanto quanto algumas pessoas podem fazer você confiar. Obviamente, há um efeito negativo inerente do carregamento rápido nas baterias devido à quantidade excessiva de calor que produz.
No entanto, os fabricantes de smartphones incluem proteções com a tecnologia de carregamento rápido para torná-lo seguro, para que não danifique a bateria. Uma dessas proteções é a taxa de carregamento dinâmico.
Por exemplo, quase todas as técnicas de carregamento rápido usam a velocidade máxima de carregamento para carregar a bateria em 50% no menor tempo provável. A velocidade de carregamento cai significativamente para carregar o resto. Isso é feito para evitar que a saída excessiva de calor danifique a bateria.
As 5 melhores maneiras de preservar a saúde da bateria do seu smartphone
As baterias modernas de smartphones são normalmente classificadas para 500 ciclos de fardo. Na maioria dos casos, você precisará substituir a bateria em seguida alguns anos de uso. Você pode, no entanto, implementar alguns hábitos simples para que a bateria dure um pouco mais.
- Mantenha a bateria do seu telefone entre 20% e 80%.
- Não deixe a bateria desabar para zero com frequência.
- Tente minimizar a exposição do seu smartphone a condições meteorológicas extremas.
- Invista em blocos de carregamento, cabos e tijolos de boa qualidade.
- Tente minimizar o uso de carregamento rápido.
Faça tudo isso e a bateria do seu smartphone certamente durará um pouco.
Leia a seguir
Sobre o responsável